Pe. Marconi: “O Evangelho de São Marcos nos mostra que nós todos devemos fazer nossa experiência com Jesus”.

IAMMARISTA
Infância e Adolescência Missionária realiza encontro com Comunidade Marista de Guadalupe
setembro 11, 2024
papadestacada2
O Papa na Missa em Singapura: nada de duradouro nasce e cresce sem amor
setembro 12, 2024

Pe. Marconi: “O Evangelho de São Marcos nos mostra que nós todos devemos fazer nossa experiência com Jesus”.

23DTC

Aconteceu na noite do dia 08 de setembro, na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa do 23º Domingo do Tempo Comum. O Ministério de Música Coríntios XIII animou a celebração eucarística, que foi presidida pelo vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf. Em sua homilia, Pe. Marconi assim refletiu:

 

“A Palavra de Deus hoje mostra para nós, a necessidade de escutarmos a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Na Primeira Leitura, o Profeta Isaías está falando para o povo judeu que está no exílio da Babilônia. O Profeta Isaías é o profeta da esperança, e, por isso mesmo, o profeta fala tem termos de esperança.  Esperança para o povo que está exilado.  O povo exilado é um povo sem vida, é um povo que não tem esperança, é um povo mudo, é um povo surdo. Porque o povo judeu está na Babilônia, e não podia estar na sinagoga ouvindo a Palavra de Deus. O povo também estava cego, porque estava longe da sua terra, longe da sua gente, o povo escravo lá na Babilônia, o povo ficava sem enxergar o que o povo enxergava quando estava na sua pátria. Portanto as palavras do Profeta Isaías são palavras que o Senhor Deus vai mudar aquela situação. Aquela situação deprimente, para uma situação nova. Para uma situação onde as vão passar a ouvir, passar a enxergar.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“A comunidade deve acolher todas as pessoas e acolher todas as pessoas da mesma forma. Nada de fazer acepção de pessoas. Tiago, inclusive, cita o exemplo, se chega alguém na comunidade com anel de ouro e roupa nova e chega alguém com com roupa surrada, vocês não devem acolher aquela pessoa que chega com anel de ouro e roupa nova e colocar em lugar de honra. Ao pobre que chega com uma roupa surrada, deixá-lo escanteado. Vocês não devem fazer isso. É interessante o finalzinho. São Tiago vai dizer, para a comunidade e também para nós, que o Reino de Deus é das pessoas pobres, que amam a Deus. Tiago está querendo dizer que os ricos, os poderosos tem como deus o seu poder, o seu dinheiro. Eles, na realidade, não colocam Deus em primeiro lugar em suas vidas.  Precisamos nos converter nas pessoas pobres e a gente precisa acolher o quanto mais as pessoas pobres e necessitadas em nossas comunidades.”

 

 

“Acontece o milagre. Os ouvidos se abriram. Sua língua se soltou. E começou a falar sem dificuldade. Ou seja, acontece o milagre quando a gente está aberto à ação do Espírito Santo, à ação de Deus em nossa vida. O comentário das pessoas: ‘Ele tem feito bem todas as coisas. Aos surdos faz ouvir e os mudos falar. Ou seja, este comentário mostra que as pessoas ficaram impressionadas com a  cura do surdo mudo.  Jesus pede com insistência que as pessoas não divulguem o milagre que ele realizou. Mas quanto mais ele pedia, mais as pessoas divulgavam o milagre que ele tinha realizado. Por que será que Jesus não queria que as pessoas divulgassem que ele havia realizado aquele milagre?  Porque o Evangelho de São Marcos nos mostra que  nós todos devemos fazer nossa experiência com Jesus para descobrirmos quem é Jesus em nossas vidas.”

 

No final da Santa Missa, avisou-se sobre o Retiro Missionário Diocesano, que acontecerá no CEDIF, entre os dias 20 a 22 de setembro. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro. Participe deste importante momento de oração.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família