Pe. Laurindo: “Recordar que o sofrimento, as dores, fazem parte da nossa vida”.

visitairmavicentina
Irmã Vicentina visita Paróquia Sagrada Família
setembro 19, 2024

Pe. Laurindo: “Recordar que o sofrimento, as dores, fazem parte da nossa vida”.

IMG_0392

No domingo, dia 15 de setembro, toda a Diocese de Januária celebrou a Festa de Nossa Senhora das Dores e o 24º Domingo do Tempo Comum. Na Matriz Sagrada Família, o Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, assim refletiu:

“Jesus está dizendo que aquele que quer ser seu discípulo, ele tem que fazer a experiência pessoal e individual. Nós temos que passar daquela fase e dizer: ‘Olha, mamãe, vai lá e reza por mim. Ah, você está indo à igreja, vai lá e escuta a palavra por mim. Vai lá e encontra com Jesus por mim. Vai lá e recebe a Eucaristia por mim’. Isso não vale! Isso não vale, de acordo com o que Jesus está dizendo. Não pode valer porque a experiência, o testemunho de uma pessoa pode inspirar a pessoa a querer encontrar, a querer viver em comunhão com Jesus, a querer descobrir verdadeiramente quem ele é. Então, para nós, se nós queremos seguir Jesus, nós temos que fazer o encontro, ter o encontro pessoal com ele. Deixar que a graça de Deus aja em nós. Deixar que o Espírito Santo abra a nossa mente, o nosso coração, a nossa sensibilidade para a gente reconhecer as pistas ou as pegadas da ação de Deus, de modo especial em seu Filho Jesus.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

 

 “Jesus está a apresentar para os seus discípulos, a nos ensinar, qual é a natureza da missão, do caminho que eu vos ofereço. É o caminho que terá vitória, terá alegria, terá um caminho que terá alegrias? Sim, mas é um caminho também que passará pelo sofrimento, é um caminho que passará pela dor, é um caminho que passará também pela rejeição. E isso se deve pela fidelidade. Por que você sofre? Por que você é rejeitado? Rejeitado porque muitos gostariam de continuar a viver uma fé, uma fé branda, uma fé sem exigência, uma fé que produza comodidade, uma fé que dê mais poder, mais visibilidade. Não é isso que Jesus apresenta.”

 

“Neste dia que celebramos a Mãe das Dores, o sofrimento, de recordar que o sofrimento, as dores, fazem parte da nossa vida, mas é passando por este sofrimento que nós trilharemos o caminho do Senhor, faremos a sua vontade e a nossa recompensa será dada plenamente para cada um de nós: de ressuscitar. Como Jesus disse para os seus discípulos: ‘Ressuscitarei ao terceiro dia’. A nossa vida será em Cristo Jesus como destino, como consequência da vida, do testemunho da fé que professamos. Terá como consequência a glória junto de Deus, junto de Jesus.”

 

Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre o Retiro Missionário nos dias 20, 21 e 22 e também sobre a Festa de Nossa Senhora da Salette, na quinta-feira, dia 19/09.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Edilza Madureira  / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa /PasCom Sagrada Família