Padre Marconi: “Precisamos nos voltar para bendizer a Deus”.

papafranciscodestacada
O Papa: o Espírito é um vento que não pode ser “engarrafado”, Ele cria e torna livres
junho 6, 2024
papadestacada
O Papa: com a busca por poder e dinheiro, o homem se torna escravo
junho 9, 2024

Padre Marconi: “Precisamos nos voltar para bendizer a Deus”.

nonodtc2024

No domingo, 02 de junho, ocorreu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa do 9º Domingo do Tempo Comum. A celebração eucarística foi presidida pelo vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf, e contou com a presença de diversos fiéis, juntamente com os Ministérios de Música, a Equipe de Animação Missionária e a Pascom.

.
Pe. Marconi acolheu todos os presentes. Em sua homilia, assim refletiu:

 

“Hoje, nós temos mostrando nas leituras que o ser humano é mais importante do que toda e qualquer lei. É interessante que lá no Antigo Testamento nós temos o próprio Deus interferindo na ação humana, porque lá do Antigo Testamento nós tínhamos grandes latifundiários, grandes proprietários de terra, e o povo pobre trabalhava noite e dia e não tinha nenhum dia para descansar. Aliás, não tinham nenhuma hora para descansar; na realidade, eles eram escravos. E aí, por isso mesmo, que Deus vai colocar uma lei para ser observada. Essa lei é a lei do descanso do dia do sábado. Aquele dia era consagrado ao Senhor Deus, mas também era um dia para fazer com que os pobres não fossem escravizados a ponto de não ter nenhum dia, nem uma hora para o descanso. E então, Deus vai promulgar a lei do descanso no sábado. Esse descanso era para que aquelas pessoas que trabalhavam pudessem descansar, pudessem tirar um tempo para si, que era um tempo para sua família e, sobretudo, reservar um tempo para o Senhor Deus.”

 

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“As pessoas não podiam fazer absolutamente nada no dia do sábado. O sábado estava acima do ser humano, da pessoa humana, então é nesse contexto que no evangelho de hoje, Jesus vai questionar essa questão do sábado, como está sendo colocada pelos fariseus e pelos herodianos, esses dois grupos que vão criar normas e regras em relação ao sábado. Mas é interessante que a gente observe que eles criavam as normas, as regras para as pessoas observarem, mas eles se sentiam acima dessas normas, dessas regras, e eles não as observavam; essas regras eram para o povo observar. Então Jesus está com os seus discípulos, e os discípulos sentem fome. Eles estão no trigal e lá começam a apanhar algumas espigas. No primeiro caso, os fariseus vão dizer para Jesus: ‘Olha, não estão vendo o que os teus discípulos estão fazendo em dia de sábado, o que não é permitido?’ Então Jesus vai lembrar para os fariseus o que aconteceu com Davi e seus companheiros, que no dia de sábado comeram as hóstias que eram permitidas apenas aos sacerdotes para a consumação. Era interessante porque, sendo Davi o rei, e seus seguidores, não era proibido, mas para os discípulos de Jesus era proibido. Por isso, Jesus questiona os fariseus, dizendo que eles usam duas medidas para Davi e seus companheiros.”

 

 

“Jesus vai transgredir a lei do sábado, mostrando que a pessoa humana, o ser humano, é mais importante do que a lei do sábado. A lei do sábado, ela é do Antigo Testamento, mas no tempo de Jesus também, para nós, o dia do descanso agora é o domingo, o dia do Senhor, o dia em que Jesus ressuscitou e foi glorificado pelo Pai. Esse dia é o dia do descanso para nós, mas esse descanso é para tirarmos uma folga do nosso trabalho, é para dedicarmos um tempo para a nossa família, é para aproveitarmos esse dia para louvar a Deus, para nos dirigirmos a Deus nesse dia do descanso, e para estarmos mais próximos de Deus participando, inclusive, da Eucaristia, do memorial da Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dessa forma, estaremos observando o domingo como o dia do descanso, como o dia do Senhor, como um dia reservado para podermos descansar da correria e agitação do nosso dia a dia. Muitas vezes, as pessoas não tiram nem esse dia de domingo para repousar, para descansar. É importante que o façam, porque é um dia que devemos observar, pois precisamos do descanso, precisamos nos voltar para bendizer a Deus pelas maravilhas que Ele tem operado em nossas vidas, e, sobretudo, para olhar para as pessoas mais necessitadas.”

 

 

Ao fim da missa, avisou-se que as camisas em comemoração aos 59 anos da Paróquia Sagrada Família já podem ser encomendadas na Secretaria Paroquial. Adquirir a camisa é uma forma de participar com mais entusiasmo dos festejos que ocorrerão de 12 a 21 de julho. Além disso, os bilhetes para o sorteio de prêmios já podem ser adquiridos com os festeiros. Também foi informado que na sexta-feira, dia 7 de junho, haverá um curso para pais e padrinhos de batismo na igreja Matriz, para participar, é necessário realizar a inscrição na Secretaria da paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Edilza Madureira – PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa – PasCom Sagrada Família