mariasag
“Toda vida de Maria proclama a Misericórdia!”
julho 25, 2016
jmjsag
Rumo à JMJ
julho 25, 2016

Oitavo dia dos Festejos

oitavo dia

“Existem muitos que agem como Maria Madalena, que não se cansam de anunciar o Senhor com suas vidas.” afirmou Pe. Tiago no oitavo dia dos Festejos

A noite de 22 de julho marcou o oitavo dia dos Festejos dos 51 anos da Paróquia Sagrada Família, cujo tema meditado foi José Homem justo e misericordioso. Os responsáveis foram a Pastoral da Comunicação (PasCom), a Pastoral do Dízimo e a Equipe Litúrgica da Catedral.

oitavo dia1
Os noiteiros foram o IFNMG Campus Januária, a Comunidade Pau d’Óleo, as ruas A e D (Quinta das Mangueiras), Rua A (Vila São Vicente), Ruas F e D (São Vicente). O Grupo de Adoradores Communi Caritas animou a Santa Missa com belos cânticos.

Pe. Tiago Miguel da Paróquia Nossa Senhora das Dores presidiu a Santa Missa, que contou com a participação dos nossos sacerdotes Pe. Herbert, msf e Pe. Laurindo, msf. Pe. Laurindo acolheu o Pe. Tiago, saudando pela sua primeira Santa Missa na Matriz Sagrada Família.

Em sua homilia, Pe. Tiago refletiu sobre a Festa de Santa Maria Madalena e também sobre o tema do dia. Veja alguns pontos:

“Maria Madalena cresceu nessa fé e na experiência de Jesus Cristo. Na primeira parte do Evangelho, mostra Maria Madalena indo ao túmulo de Jesus. Era o primeiro dia da semana. Diz o texto que ainda estava escuro. João quer mostrar com isso não apenas a realidade do tempo, mas a realidade da fé de Maria. Ela precisava esclarecer sua fé.”

oitavo dia2

“Na segunda parte, vemos os dois anúncios de Maria. O primeiro anúncio que haviam tirado o corpo do Senhor e não sabe onde colocou. Este primeiro anúncio é uma dúvida, algo que ainda não era certeza no seu coração. Os discípulos vão averiguar o que estava acontecendo.”

“Jesus começa a dialogar com Maria. Como a dúvida estava presente no seu coração, ela não escuta a voz do Senhor. Não escuta a voz do Bom Pastor. Ela não consegue distinguir de quem é aquela voz que conversava com ela. É muitas vezes, o que acontece em nossas vidas. Nós não estamos prontos para escutar a voz de Deus. Não estamos prontos para distinguir esta voz que está a nos chamar.”

oitavo dia5
“Maria dialoga com o Senhor, a ponto de o reconhecer quando Ele a chama pelo nome. Como dissemos, é o Bom Pastor. O Bom Pastor conhece suas ovelhas pelo nome. Ele não desiste de cada um de nós. Maria faz a verdadeira experiência de Jesus Cristo quando ela propõe para todos: ‘Eu vi o Senhor!’ É este o testemunho verdadeiro que nós fazemos com Jesus Cristo. A verdadeira experiência do Cristão se faz com o anúncio, quando ele vai ao encontro do outro proclamando com sua vida, muito mais que as palavras, que de fato viu o Senhor, que de fato crê no ressuscitado.”

oitavo dia3
“Quando celebramos a festa de uma paróquia, é justamente o fato de que todos nós já somos descendentes do anúncio de todos aqueles que nos precederam. Tantos padres, religiosos e religiosas, tantos irmãos leigos que fizeram com que este anúncio chegasse a cada um de nós! Existem muitos que agem como Maria Madalena, que não se cansam de anunciar o Senhor com suas vidas.”

“Que Santa Maria Madalena, junto a São José, e toda a Sagrada Família, nos abençoe e faça com que cada um de nós seja fiel anunciador do Cristo Ressuscitado.”

Ao final da Santa Missa, os festeiros homenagearam Pe. Tiago, e o convidou a participar mais vezes em nossa paróquia.

Mais fotos dos Festejos dos 51 anos da Paróquia Sagrada Família, você encontra em nossa página do Facebook.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família