A construção da Capela São Vicente de Paulo no bairro Novo Milênio ficou repleta de fiéis na noite de 27 de setembro. Neste dia, a Igreja em todo mundo faz memória deste importante Santo da Caridade.
Além de representantes das comunidades de nossa paróquia e da cidade de Januária, as conferências vicentinas também marcaram presença.
A Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo, msf.
Em sua homilia, Pe. Laurindo fez importantes direcionamentos. Vejamos alguns.
“Mais um ano em que estamos aqui reunidos fazendo memória de São Vicente de Paulo. A festa do padroeiro não é só um dia em que nós agradecemos. Estamos celebrando a nossa missão à luz do testemunho de São Vicente.”
“Nós temos a alegria, a caminhada de São Vicente de Paulo. Seu testemunho para nós hoje é muito pertinente. Não é um testemunho simplesmente junto aos ricos, mas um testemunho junto as pessoas pobres.”
“Jesus reuniu os doze em uma assembleia, em um encontro. E deu-lhes uma missão, com poder e autoridade. Autoridade que vem do testemunho. Autoridade que vem de tudo aquilo que Jesus transmitiu aos discípulos. Esta autoridade advém não de outra coisa a não ser da capacidade que os discípulos desenvolveram em seus corações: a capacidade de amar. Onde não há amor, não nascerá a verdadeira autoridade.”
“Se São Vicente é capaz de falar com autoridade para todos os públicos, até para as classes abastadas, os ricos, é porque ele fala com verdadeiro amor no coração, como aquele que conheceu a Jesus, como aquele que se dispôs a escutar as palavras de Jesus. No Evangelho Jesus enviou os discípulos para curar doenças, para proclamar o Reino de Deus, para anunciar a Boa Notícia.”
“Padre, sou batizado, estou aqui na Igreja, mas não me sinto preparado para anunciar a Boa Nova de Deus. Se você não se sente preparado, perfeito nós nunca estaremos. Se você ainda não conhece a Palavra porque você não tem buscado, não tem cultivado diariamente, é o momento para conhecer. Conhecer a palavra, é conhecer Jesus.”
“São Vicente de Paulo viveu com os pobres, para os pobres. Nesta missão que assumiu São Vicente temos que cultivar na nossa vida uma virtude fundamental, que ele com certeza buscou em Jesus: a virtude da humildade.”
“Peçamos a Deus a graça para escutar sua Palavra e reconhecer, a exemplo de São Vicente de Paulo, em cada irmão e irmã, especialmente nos pobres, a vontade do Senhor.”
Sobre a telhado, Pe. Laurindo disse: “Ano passado a gente se encontrava aqui com o desejo que nossa capela já tivesse coberta. Estamos na esperança de que ela seja coberta. Esperança não é esperar. Esperança é no sentido que Deus que nos deu a graça da fé, o Deus que nos deu a força, o Deus que nos dá saúde, que nos deu as condições de ter os bens materiais, possa nos possibilitar a partilha, para que este templo seja erguido como casa de oração, onde nós podemos encontrar verdadeiramente com Deus.”
Na procissão de ofertório, jovens da comunidade fizeram uma bela apresentação ao ritmo da música.
Ao fim da Santa Missa foi apresentado o Conselho Comunitário que está sob a presidência de Geraldo Marinho.
Em seguida, Geraldo Marinho agradeceu a oportunidade e o convite de Pe. Laurindo para assumir esta importante missão. Ele pediu também a colaboração de todos para participar da campanha do telhado da Capela São Vicente. Se você pode ajudar, procure algum membro do conselho comunitário ou a secretaria paroquial, para que no próximo ano, possamos celebrar os Festejos com o telhado na capela.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Gabriel Guedes / PasCom Sagrada Família