Retiro das Santas Missões Populares reúne leigos das Paróquias da Diocese

ram
Retiro de Animação Missionária
abril 30, 2018
Imagem1
Em Maio 2018
maio 1, 2018

Retiro das Santas Missões Populares reúne leigos das Paróquias da Diocese

ram

Deu-se início na manhã deste domingo, 29 de abril, o retiro diocesano das Santas Missões Populares. Leigos e leigas de todas as partes de nossa diocese se reuniram na Catedral de Nossa Senhora das Dores para reavivar o chamado missionário de toda Igreja.

As Santas Missões Populares, como as demais atividades evangelizadoras da Igreja, têm como objetivo prioritário levar Jesus Cristo às pessoas, sem exceção ou distinção. Evangelizar é missão permanente da Igreja.  Pe. Gilsônio Coutinho, coordenador diocesano de Pastoral, lembrou que “esse momento é um reavivamento daquilo que a diocese já iniciou três anos atrás e que é de suma importância retomar tudo o que vivemos nessa experiência única, esse projeto maravilhoso implantado em nossa Igreja particular”.

O encontro conta com a assessoria do Pe.José Geraldo, coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) – Leste II , que incentivou os leigos e leigas a propagar nas cidades, no interior, nas igrejas, nas casas, nas pastorais, nos movimentos, nas celebrações, no lazer, no ambiente de trabalho, nos grupos bíblicos de reflexão e vivência, nos sacramentos e sacramentais, nas festas dos padroeiros, nos meios de comunicação, nas casas de formação, nas assembleias diocesanas, setoriais e paroquiais o espírito missionário, próprio daquele que fez experiência verdadeira com Jesus.

SMP destaca atuação da Juventude.

Durante o Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, o assessor, Pe. José Geraldo, coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE) – Leste II, destacou o brilhante trabalho da Juventude Missionária na Diocese de Januária.

A Diocese de Januária trabalha incansavelmente para que os nossos grupos possam vivenciar o carisma proposto pela Juventude Missionária das Pontifícias Obras Missionárias. São muitas atividades nas paróquias, tais como encontros de formação, o intercâmbio entre paróquias proporcionando aos jovens, semanas missionárias em outras realidades, os retiros com os grupos e as visitas aos mesmos. Há muito a se fazer, a estrada é longa, mas acreditamos na força da juventude que abraça a missão.

O jovem Claudio Júnior, coordenador paroquial da Juventude Missionária, da Paróquia Sagrada Família,  de Januária, em um depoimento emocionado, evidenciou o quanto se sente chamado a ser na Igreja um sinal de esperança e o quanto deseja gastar suas forças em prol da evangelização. “A juventude quer sair”, disse ele, muito animado.

O assessor, durante sua fala, chamou toda juventude diocesana à frente e pediu aos presentes orações e incentivo no que diz respeito à presença do jovem na Igreja. Lembrou que a juventude deve ser protagonista do agora da evangelização. Todos ficaram em polvorosa e saudaram a juventude com muitos aplausos.

“A Missão Continua, Não Pode Parar!” Diz Pe.José Geraldo Em Entrevista.

O retiro diocesano das Santas Missões Populares contou com a presença de leigos vindos de todas as paróquias da Diocese. Além disso, o encontro contou com a assessoria do Pe. José Geraldo, da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, coordenador da Comissão Missionária Regional (COMIRE) – Leste II, referência no que diz respeito às SMP’s. Em entrevista à PASCOM diocesana, o padre explicou as motivações do retiro e falou sobre a importância do espírito missionário na Igreja.

PASCOM: A diocese de Januária iniciou três anos atrás a experiência das SMP. Por que então retomar isso agora, já que o trabalho já foi desenvolvido?

Pe. José Geraldo: Primeiramente, porque o Documento de Aparecida nos diz que a Igreja tem que estar em estado permanente de missão. A missão continua, não pode parar! A essência da Igreja é ser missionária. É o que dá vida a ela. Segundo: Esse ano vivenciamos o Ano Nacional do laicato. Então esse momento serve como preparação, incentivo, culminando na Festa de Cristo Rei. Por último, é importante porque a Igreja precisa se reunir e o papa pede que sejamos uma Igreja em saída.

PASCOM: Como o leigo pode se encontrar nesse jeito missionário de ser Igreja?

Pe. José Geraldo: Os leigos são Igreja, se trata da base da Igreja! Pelo batismo todos estão convocados a assumirem a missão da Igreja. Todos somos chamados para a missão. Penso muito no trabalho de animação do protagonismo do leigo, para que cada leigo entenda que pode contribuir de forma sublime na Missão de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, é preciso ressaltar que a missão do leigo é na sociedade, no mundo, no trabalho, na família, na educação, na cultura, na comunicação, na política, nos espaços onde são chamados a ser sal da terra e luz do mundo.

PASCOM: Qual a palavra que o senhor deixa para os leigos e leigas da Diocese de Januária?

Pe. José Geraldo: Onde estiverem, sejam missionários e missionárias do senhor. Não se desanimem. A Igreja somos todos nós! É o povo de Deus, a família de Deus! Somos uma família missionária, sejam perseverantes, sejam firmes na missão!

“Me sinto um Pai realizado com seus filhos!” Dom José em Missa de envio.

O Retiro Diocesano das Santas Missões Populares foi encerrado com a Missa de envio Missionário. Presidida por nosso bispo diocesano, Dom José Moreira, contou com a participação fervorosa de uma multidão de fieis de todas as paróquias de nossa diocese, muitos padres também estiveram presentes.

Em sua homilia, Dom José Moreira se emocionou e comparou sua felicidade à alegria de um pai que vê seus filhos realizados. “Em quase dez anos nesta diocese, me sinto realizado ao ver o fervor das paróquias que sabem que são evangelizadoras”, disse nosso bispo enquanto admirava a Catedral repleta de missionários.

Ao final, o assessor do retiro, Pe. José Geraldo, agradeceu a confiança da diocese em seu trabalho e motivou todos os leigos e leigas a se configurarem cada dia mais à missão do Cristo: “Não permitam que nos tirem nosso ânimo missionário! Não desanimem!” conclamou o padre após um dia inteiro de retiro que contou com a participação de cerca de 700 pessoas.

Para conferir mais fotos deste Retiro de Animação Missionária, clique aqui.

Texto e fotos: PasCom Diocese de Januária