Pe. Natelson: “A gente sempre tem que optar pela via do perdão”.

14domingodotempocomum2023
Pe. Marconi: “Nós também, na nossa oração, precisamos criar essa intimidade com Deus”.
julho 10, 2023
papadestacada1
O Papa: semear a Palavra sempre, mesmo que o mundo reme contra
julho 16, 2023

Pe. Natelson: “A gente sempre tem que optar pela via do perdão”.

primeirodiadosfestejos58anos

A noite do dia 14 de julho marcou o início das celebrações dos 58 anos da Paróquia Sagrada Família. Na Matriz, às 19h, o Frater Luiz Carlos, msf animou a novena, que teve a participação dos noiteiros: Comunidades do Setor Paulo Apóstolo e as ruas Júlio de Moura, Bem Bom, Pe. Ramiro, Anísio José da Rocha, João Martins Calango, José Nunes, Tv. José Nunes, Praça Pescadores, Pe. Idelino, Praça Santa Cruz, Tv. Santa Cruz e Mata Machado. O tema refletido foi: “A Família, primeira experiência da Igreja.”

Em seguida, iniciou a Santa Missa presidida pelo Padre Natelson Coutinho, que atualmente é o pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Cônego Marinho e, também, Administrador Diocesano, enquanto nossa Diocese de Januária aguarda a nomeação de um novo bispo. Concelebraram os padres Laurindo Aguiar, msf e Herbert Rohleder, msf. Pe. Laurindo acolheu o Padre Natelson e manifestou a alegria por ele estar presente neste primeiro dia da novena. Padre Natelson retribuiu agradecendo o convite do Pe. Laurindo. Também agradeceu ao padre Herbert, que “tem uma importância crucial na história de nossa gente”.

Em sua homilia, Pe. Natelson comentou sobre as leituras do dia e também sobre a paróquia.

“Pe. Laurindo, meu irmão no sacerdócio. Pe. Herbert, pai de muitos de nós que somos sacerdotes. Quantas e quantas vezes não recebemos os sacramentos de suas mãos! Eu, por exemplo, quantas e quantas vezes vinha a esta igreja receber o pão da vida, consagrados pelas suas mãos. E como no texto da Primeira Leitura,  guarda um local especial para Jacó, o senhor tem um lugar especial muito grande no nosso coração, em virtude do grande trabalho que o senhor desenvolveu, deu a vida pelo nosso povo, e continua dando a vida pelo nosso povo. A gente louva a Deus pela sua vida. A gente louva muito  a Deus por todas as pessoas desta paróquia e pelos visitantes  e os que estão aqui presentes para celebrar conosco o  primeiro dia dos nossos festejos. Essa paróquia tem a oportunidade de mais uma vez celebrar. Isso é graça de Deus.”

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=CTNojm_Lmzc

Pe. Natelson apresentou os seminaristas. Primeiro, o seminarista diocesano Vanderson, que é também um filho da  da Paróquia Sagrada Família. Apresentou também o Frater Luiz Carlos, msf e o Frater Antonio, msf, que veio do Maranhão. Ressaltou a importância de rezar pela vida e missão dos seminaristas.  Ainda em sua homilia, refletiu:

“Jacó parte em viagem para encontrar aquele filho que pensava que não existia mais. Quando encontra, disse que está pronto para morrer, que já pode partir em paz, porque sua família está unida de novo. Aqueles irmãos que lá atrás venderam o irmão mais novo como escravo, jogaram em uma cisterna, como um escravo, levado para o Egito, lá preso, submetido a todo tipo de humilhação, mas que depois se tornou a salvação de toda a família. Depois se tornou o motivo pelo qual a família pôde restaurar a sua dignidade, ter pão. Aquele filho que os irmãos recusaram, se tornou o mais importante de todos, para salvar a vida dos próprios irmãos, para salvar o próprio pai, a própria mãe e para restaurar a própria integridade da família. Tudo isso porque o perdão foi possível. Tudo isso porque José perdoou seus irmãos. Tudo isso porque José entendeu os planos de Deus. Tudo isso porque José não quis praticar contra seus irmãos, na mesma moeda, a mesma coisa que eles fizeram. Tudo isso porque José tinha muita sintonia com Deus. A gente sempre tem que optar pela via do perdão.”

Ao fim da Santa Missa, a zeladora do Apostolado de Oração, Zonilda Alves, leu uma belíssima mensagem de agradecimento ao Padre Natelson, que manifestou imensa alegria pelas palavras. Ele ficou com a mensagem e também recebeu uma lembrança em nome da paróquia. Em seguida, uma bela homenagem das comunidades e ruas noiteiras aos nossos padroeiros: a Sagrada Família.

Pe. Laurindo convidou todos os festeiros para frente e os agradeceu por todo empenho em colaborar nos festejos deste ano. Ainda houve tempo para cantar os parabéns para o Assis, festeiro que celebrou mais um ano de vida neste dia 14 de julho. Após os avisos, Pe. Natelson concedeu a bênção final.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Gracielle Ferreira / PasCom Sagrada Família