Pe. Marconi: “Que os lares de vocês sejam Igrejas domésticas”.

papadestacada2
Papa: que o “mau cheiro” do nosso pecado não impeça de espalhar o “bom perfume” de Cristo
agosto 21, 2024
papadestacada2
Papa no Angelus: não é fácil seguir Jesus, precisamos estar próximos na oração e humildade
agosto 25, 2024

Pe. Marconi: “Que os lares de vocês sejam Igrejas domésticas”.

snf2024missa

Aconteceu no domingo, dia 18 de agosto de 2024, a Santa Missa da Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, na Matriz Sagrada Família, às 19h. Esta celebração também marcou o encerramento da Semana Nacional da Família na paróquia. Antes da missa, aconteceu uma carreata pelas ruas da cidade de Januária com a imagem da Sagrada Família.

O vigário Padre Marconi Nunes Lira, msf presidiu a celebração eucarística. A Pastoral Familiar organizou a procissão de entrada onde representantes das famílias entraram com os cartazes mencionando os temas de cada encontro. Em sua homilia, Padre Marconi assim refletiu:

 

“Estamos encerrando a Semana Nacional da Família aqui na nossa querida Paróquia Sagrada Família. Foi uma semana rica de experiências, quando saímos de nossas casas, de nossos lares, e nos encontramos com os amigos, nos encontramos com pessoas que de certa forma estavam afastadas da Igreja. Mas como a gente foi ao encontro destas pessoas, elas abriram as portas das suas casas para nos receber. Além disso, elas se alegraram, porque nós fomos ao encontro destas pessoas, dessas famílias, e levamos para elas a alegria, o testemunho de tantas pessoas, que nos encontros, puderam dar testemunho da fé que elas tem em Jesus Cristo, da fé que elas tem na Sagrada Família. E também é uma experiência de trocar experiências com outras pessoas. E, estas pessoas, que não tanto participam de nossas celebrações, essas pessoas se sentiram gratificadas com a nossa ida até elas, ou seja, isso significa o que o Papa Francisco diz assim: ‘precisamos ser uma Igreja em saída.’ Foi o que nós fizemos nessa Semana Nacional da Família.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Fomos ao encontro dessas pessoas e elas se alegraram com a nossa presença no meio delas. Porque são pessoas simples. São pessoas humildes. Aí elas se alegram com a nossa presença com elas, no meio delas. Essa semana tem um significado muito, muito importante, para a nossa Igreja, para a nossa paróquia. E, claro, eu vi as fotos que foram postadas nas redes sociais dos encontros e a gente percebia nas fotos a alegria, a gente percebia o entusiasmo com que aquelas pessoas se encontraram para a Semana Nacional da Família. A Semana Nacional da Família traz para as famílias, traz para os pais, eles terem consciência de pelo menos uma coisa: primeiro, os pais devem ser educadores dos filhos de vocês. Ou seja, não é apenas as escolas que devem educar os filhos de vocês. Os pais e mães, juntamente com as escolas, devem educar os filhos de vocês. Deve ser uma educação integral da pessoa humana. E por isso, vocês pais, não podem se isentar e pensar: ‘não, a responsabilidade é só dos professores e das professoras.’ De forma alguma. A responsabilidade também é deles. Mas não é somente deles.”

 

 

 

“A festa da Assunção de Nossa Senhora mostra que ela pelo fato de ter feito tão bem cumprido a vontade de Deus, Maria está presente em todos os momentos, ela guarda o filho dela, o salvador da humanidade, o Messias, por nove meses, em seu ventre materno. Depois cuida daquela criança, e cuida de forma carinhosa, por quê? Porque estamos no mês das vocações. E para ser mãe, a mulher precisa ser vocacionada. Por que, padre? Ora, por quê. Porque quando você tem um filho, uma filha, você passa noites sem dormir. Quem é mãe sabe muito bem disso. O bebê não deixa você dormir. E você tem que amamentar, você tem que trocar. Gente, é vocação. É uma vocação de vida. Porque somente vocês mulheres podem gerar vida a exemplo do próprio Deus. Vejam que coisa maravilhosa! Queridas mães e queridos pais, eu gostaria imensamente de pedir a bênção  da Sagrada Família para todos vocês. E que vocês possam cuidar das famílias de vocês, dos lares de vocês. Que os lares de vocês sejam Igrejas domésticas.”

 

Ao fim da Santa Missa, a missionária da Pastoral Familiar Gracilene Carneiro, junto com toda sua família, leu uma mensagem de agradecimento a todos os que se envolveram na Semana Nacional da Família. Padre Marconi, junto com toda a assembleia, animados pelo Ministério de Música Sagrada Família, cantaram uma estrofe e o refrão da Música Oração pela Família, do Padre Zezinho. Este lindo momento encerrou a Semana Nacional da Família 2024 com chave de ouro.

 

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família