Pe. Marconi: “Os pais precisam mesmo ter uma fé em Jesus Cristo”.

pelaurindodestacada13anos
Fiéis parabenizam Padre Laurindo pelos 13 anos de ordenação sacerdotal
agosto 15, 2023
aniversariopadremarconi26
Padre Marconi: “É o próprio Deus que nos chama para uma missão”.
agosto 17, 2023

Pe. Marconi: “Os pais precisam mesmo ter uma fé em Jesus Cristo”.

aberturasemananacionaldafamilia2023

No domingo, treze de agosto, a Igreja celebrou o 19º Domingo do Tempo Comum. Na Matriz Sagrada Família teve início a Semana da Família com o tema: “Família fonte de vocações” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. A comunidade se reuniu para a rezar o primeiro encontro às 17h30.

Logo em seguida, iniciou a Santa Missa das 19 horas, presidida pelo Padre Marconi Nunes Lira, msf, que celebrou junto com a assembleia, em ação de graças pelo Dia dos Pais e pelo aniversário de 13 anos de ordenação sacerdotal do nosso Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

Assim nos falou Pe. Marconi em sua homilia:

“Hoje celebramos o dia dedicado aos nossos queridos pais. Pais que têm uma missão importante de formar, educar seus filhos e filhas na mesma fé que eles têm em Jesus Cristo. Mas, para isso, os pais precisam mesmo ter uma fé em Jesus Cristo, que os levem a conhecer melhor a pessoa de Jesus Cristo. E, para conhecê-lo melhor, os pais precisam também se deixar evangelizar. Precisam, por exemplo, ler a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura, de modo especial, o Novo Testamento, porque aqui nós vamos encontrar os ensinamentos, os gestos concretos de Jesus Cristo, vamos conhecê-lo melhor e vamos saber quais as orientações de Jesus Cristo para os nossos queridos pais.”

.

“Sabemos que também os lares e as famílias são considerados como igrejas domésticas, portanto não são somente os pais, mas os pais, as mães, os filhos que devem estar juntos, nessa missão de fazer com que os lares de vocês se tornem uma igreja doméstica. É necessário rezar junto, orar juntos. É necessário também dialogar sobre os problemas da família. O Papa Francisco recentemente fez uma declaração, ele disse: ‘Nós não temos famílias santas.’ Nossas famílias não são famílias santas. Isso significa que temos problemas nas nossas famílias, mas é necessário que os pais possam juntos com os filhos, quando têm problemas, sentarem e dialogarem com toda franqueza e colocarem os problemas para serem resolvidos. E, sobretudo pedir a Deus, à Sagrada família, que é modelo para as nossas famílias, a força para discernimento para solucionar os problemas. Não deixe que os problemas acumulem. É preciso que eles sejam resolvidos.”

https://www.youtube.com/watch?v=wbPg8CvVjYU&t=5s

“O Evangelista Mateus quis mostrar no Evangelho que Deus, no Antigo Testamento, era Ele quem tinha poder sobre as forças do mal, que estava representado no mar. Portanto, no mar estavam as forças do mal, contrárias ao projeto de Deus. E somente Deus tinha o poder contra essas forças. Jesus então entra no mar e anda sobre as águas. O Evangelista quer nos mostrar que na pessoa de Jesus está o próprio Deus, que tem o poder sobre as forças do mal. E as forças do mal estão aonde? Estão na comunidade. E a comunidade é o barco, onde estão os discípulos. Depois que Jesus morreu os discípulos encontraram muitas dificuldades, perseguições, divisões na comunidade. Os discípulos não conseguiam êxito nos seus trabalhos porque eles não haviam percebido e nem feito a experiência do Cristo ressuscitado.”

.

“Muitas vezes nós também não conseguimos perceber a presença do Cristo ressuscitado nas nossas vidas, porque é uma presença diferente, uma presença espiritual. Mas Jesus continua conosco, nas nossas lutas. Continua, sobretudo, nos auxiliando quando o vento sopra contrário, ou seja, quando estamos em dificuldade. Assim, queridos pais e mães, filhos e filhas, quando vocês encontrarem problemas precisam buscar em Jesus ressuscitado a solução para os problemas de vocês.”

Antes da bênção final, Padre Marconi convidou todos os pais presentes para à frente, receberem a bênção especial do Dia dos Pais: “Queremos pedir a proteção de Deus, nosso Pai, para todos vocês, os nossos queridos pais”. Toda a assembleia abençoou os pais da comunidade.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família