Pe. Marconi: “Os magos prostram-se diante do menino, e começam a adorá-lo.”

papadestacada5
Papa: a violência de Herodes sobre as crianças se repete noutras formas da história
janeiro 8, 2025
WhatsApp Image 2024-12-28 at 08.33.32
Pe. Marconi: “O povo precisa continuar firme na fé em Jesus Cristo.”
janeiro 11, 2025

Pe. Marconi: “Os magos prostram-se diante do menino, e começam a adorá-lo.”

EPIFANIADESTACADA2025

No domingo, dia 05 de janeiro de 2025, a Igreja no Brasil celebrou a Solenidade da Epifania do Senhor. A Santa Missa na Matriz às 19h, foi presidida pelo padre Marconi Nunes Lira, msf.

O presbítero incensou o altar, a imagem dos padroeiros da Paróquia e o presépio, nesta data que fazemos memória da manifestação do Senhor aos Reis Magos. Em sua homilia, Padre Marconi assim refletiu:

 

“Em Jesus, Deus se manifesta plenamente. Hoje a gente celebra a festa da Epifania. A palavra Epifania significa manifestação ou revelação. Manifestação ou revelação de Deus na humanidade ou para a humanidade. Com a festa de hoje também, a gente termina o que a gente chama de ciclo do Natal, ciclo natalino. Essa festa vem nos mostrar a presença de Deus na vida do povo. Esse Deus que se faz presente na vida do povo, de modo especial, quando o povo se organiza e o povo quer ser parceiro de Deus no seu projeto. Projeto de libertação, projeto de vida, projeto de paz para todos os povos. Esse projeto de Deus ainda continua. Porque esse projeto de Deus ainda não se realizou plenamente. Esse projeto de Deus só vai se realizar plenamente quando a gente passar para a outra vida, passar para a vida eterna. Mas nós precisamos, todos juntos, nós que professamos a fé em Jesus Cristo, precisamos nos esforçar, para juntos, a gente antecipar o Reino de Deus, que também é nosso.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Herodes chama os magos em segredo e quer saber informações mais precisas. Quando a estrela apareceu. E vai dizer para eles, o menino, o rei dos judeus, nasceu em Belém. Vão até lá, obtenham informações exatas sobre o menino, depois venham me dizer porque quero ir adorar também o menino. Na realidade, a gente percebe nas palavras do rei Herodes, quer fazer algo contra o menino. Porque o rei Herodes ficou com medo de perder o poder que ele tinha. Ele ficou com medo de perder o trono e por isso mesmo, o rei Herodes não tinha nenhuma intenção de ir adorar o rei menino. Claro que não. O rei Herodes tinha a intenção de eliminar, de matar o rei menino, para que ele não viesse a incomodá-lo. Ou seja, é interessante a gente observar que ainda hoje, nós temos vários Herodes, que querem se perpetuar no poder.”

 

Santa Missa / Solenidade da Epifania do Senhor / Domingo/ 05/01/2025 / 19h/ Rezemos.

 

“Avisados onde o menino estaria, os magos saem de Jerusalém. A estrela  havia desaparecido em Jerusalém. Por que a estrela havia desaparecido em Jerusalém? Porque o menino rei e pastor não estava em Jerusalém. Lá em Jerusalém tinha um rei opressor. Um rei que enganava e marginalizava o povo. Por isso, que a estrela desaparece. Quando eles saem de Jerusalém, a estrela reaparece e eles sentem uma grande alegria por verem novamente a estrela. A estrela os conduz até Belém. Lá, eles encontram Maria e o menino. Interessante a gente observar o seguinte. Os magos não encontram nada de extraordinário. Nada de fantástico. É a mãe com um menino. Mas é interessante que eles prostram-se diante do menino,  e começam a adorá-lo. Ou seja, eles reconhecem naquele menino frágil, naquele menino que está ali com a sua mãe, eles reconhecem nele o rei deles, o rei pastor deles. Um rei completamente diferente do Rei Herodes.”

 

 

Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre a aquisição de calendários para a formação de novos sacerdotes e religiosos da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Padre Marconi, junto com a assembleia, cantou os parabéns para os aniversariantes do dia. Finalizando, Pe. Marconi pediu a todos que fizessem uma pequena adoração ao Menino Jesus no presépio, tendo em vista que o mesmo será desmontado na segunda, dia 06 de janeiro.

 

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família