Pe. Marconi: “O nome João significa Deus é misericórdia”!

retiromsf
Missionários da Sagrada Família participaram de retiro
junho 23, 2024
papadestacada1
O Papa: reconduzir a uma nova vida aqueles que caem na escravidão das drogas
junho 26, 2024

Pe. Marconi: “O nome João significa Deus é misericórdia”!

nsjb2024

Na noite de São João, vinte e três de junho, às 19 horas, na Matriz Sagrada Família, os fiéis celebraram a Solenidade de Natividade de São João Batista. A Santa Missa foi presidida pelo Vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf que assim falou em sua homilia:

 

“Hoje celebramos a solenidade de nascimento de João Batista. Aquele que viria a ser o maior dos profetas do Antigo Testamento. Também é ele quem vem com a missão clara de preparar os caminhos para o Senhor. João Batista batizava as pessoas fazendo-as participar do povo de Deus e também preparando-os para a chegada do Messias.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“O profeta Isaías fala da importância do nome para as pessoas. Em todas as vocações é o próprio Deus que nos chama seja ela qual for. E para essa vocação, Deus nos chama pelo nosso nome, porque esta é a nossa identidade. Paulo vai nos mostrar a vocação a qual João Batista foi chamado, que é a vocação de anunciar o Messias, o Filho de Deus e de pedir que as pessoas se convertam à chegada desse Messias. É interessante que João Batista prepara o povo e ele tem consciência de que ele não é o Messias. Naquele contexto, havia toda uma expectativa para a chegada do Messias e as pessoas inclusive ficavam perguntando se João Batista não seria esse Messias. Se vocês lembram da passagem do Evangelho, Jesus pergunta aos discípulos quem o povo diz que eu sou, e o povo diz: ‘Alguns dizem que o Senhor és João Batista’. Na realidade as pessoas estavam esperando ansiosamente pela chegada do Messias, e o próprio João Batista vai indicar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”.

 

 

“No nascimento de João Batista há uma grande festa, porque o nascimento de uma criança é sempre motivo de muita alegria para todos. E Isabel era estéril e de idade já avançada, ou seja, não podia ter filhos. Ela aparece grávida e tem a graça de dar à luz um varão. As pessoas ficam curiosas em saber qual seria a missão de João Batista. No dia que vão circuncidar João Batista, que era no 8º dia após o nascimento, uma tradição daquela época para que o menino pertencesse ao povo de Deus, perguntam qual o nome que daria para o menino e Isabel diz que seria João. As pessoas ficaram chocadas porque na família de Isabel não tinha ninguém com esse nome. Ao perguntarem a Zacarias, ele pede uma tábua e lá diz que o nome do menino seria João, que significa Deus é misericórdia. Por isso a alegria e a identidade do nome e o motivo do Evangelho hoje chamar a atenção para o nome. Deus foi misericordioso com esse casal, Isabel e Zacarias. E logo em seguida, Zacarias começa a falar e a louvar a Deus. Ao confiar o nome do seu filho de João, Zacarias passa para uma nova fase, porque ele compreende os desígnios de Deus na vida da sua família”.

.

“Nós precisamos olhar para João Batista como sendo esse homem de fé que é o precursor do Messias, que veio para preparar os caminhos do Senhor. Que nós também em nossa vida possamos preparar os caminhos do Senhor para que Ele entre em nossa família e na nossa casa e fique, permaneça no nosso meio.”

 

No momento da bênção Pe. Marconi desejou a todos um feliz São João. “Que a Sagrada Família, São João Batista os acompanhe hoje e sempre”!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família