Pe. Marconi: “Nós também, na nossa oração, precisamos criar essa intimidade com Deus”.

primeiroarraiacatequesecsvp2023
Primeiro Arraiá da Catequese na Com. São Vicente de Paulo
julho 10, 2023
primeirodiadosfestejos58anos
Pe. Natelson: “A gente sempre tem que optar pela via do perdão”.
julho 15, 2023

Pe. Marconi: “Nós também, na nossa oração, precisamos criar essa intimidade com Deus”.

14domingodotempocomum2023

No dia 09 de julho, na Missa das 19h, na Matriz Sagrada Família, o ECC – Encontro de Casais com Cristo – celebrou os 53 anos deste importante serviço no Brasil. Em nossa paróquia, o ECC está gerando bons frutos faz 13 anos.

O diretor espiritual do ECC, Pe. Marconi Nunes Lira, msf presidiu a Santa Missa. Na procissão de entrada, os casais entraram com o banner do ECC. O padre Marconi fez uma bela reflexão sobre as leituras do Décimo Quarto Domingo do Tempo Comum. Veja alguns detalhes:

 

“As leituras de hoje, a gente pode iniciar dizendo que Deus está presente nas pessoas humildes. Deus está presente nas pessoas que reconhecem Jesus Cristo é o enviado de Deus, que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é o messias, o enviado do Pai. Ele é aquele que vem ao mundo para nos redimir dos nossos pecados e também, para nos salvar. A palavra Jesus significa ‘Deus salva.’. E Jesus que é o Deus Conosco, o Emanuel, ele se revela de modo especial nas pessoas mais humildes, mais simples, nas pessoas que estão na situação de vulnerabilidade, como diz o Papa Francisco. As leituras de hoje querem mostrar a presença deste Deus humilde, simples, que entra na história humana, na nossa história.”

.

“Jesus agradece ao Pai, porque revela essas coisas aos pequeninos. Ele diz ainda: ‘Porque, Pai, foi do teu agrado que assim acontecesse.’ E nessa oração a gente percebe a intimidade entre Jesus e o Pai.  Em vários momentos, Jesus entra em oração com o Pai. Na Bíblia Sagrada, Jesus várias vezes vai para o deserto. Porque o deserto na bíblia é o lugar do encontro com Deus. É o lugar onde Deus se manifesta. Jesus ia para o deserto justamente para orar, para fazer a sua oração, para falar com Deus. Nessa intimidade que ele e o Pai tinham. Nós também, na nossa oração, precisamos criar essa intimidade com Deus. E fazer algo que não temos muito costume ainda de fazer. A gente não somente rezar as orações que a gente decorou, que a gente aprendeu. Mas a gente falar com Deus.”

 

https://www.youtube.com/watch?v=GYEnuxUSIgI

 

” ‘Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrarei descanso.’ Jesus pede que nós nos acheguemos até ele, que nós nos aproximemos dele. E aí a gente vai conhecê-lo melhor. E aí  a gente vai saber que ele não é um pai que nos castiga. Não é um pai castigador. Mas é um pai misericordioso, amoroso. É um pai que nos compreende, nos acolhe, e quer o melhor nós. Quer que nós tenhamos vida, e vida em abundância, vida em plenitude.” 

 

Os casais do ECC também participaram da procissão do ofertório. Neste fim de semana a paróquia também realizou a devolução do Dízimo, um gesto concreto de gratidão a Deus pelo que temos. Ao fim da celebração eucarística avisou-se sobre os festejos dos 58 anos da Paróquia Sagrada Família que já se iniciam na próxima sexta-feira, dia 14 de julho.

Em seguida, o casal Elizabete Ponciano e Welington leram uma mensagem, destacando a importância do ECC para a Igreja Católica, e de formar particular, para a Paróquia Sagrada Família. Agradeceram também o trabalho do Pe. Marconi como diretor espiritual. Com um bolo, todos os casais e a assembleia cantaram parabéns. Pe. Marconi ainda pediu ao Ministério de Música para cantar a música do Pe. Zezinho, Oração pela Família, momento onde toda assembleia cantou pedindo as bênçãos da Sagrada Família.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família