No dia 02 de março de 2025, a Igreja celebrou o Oitavo Domingo do Tempo Comum. Na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa, às 19h, foi presidida pelo nosso vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf. Estiveram presentes os missionários da Pascom, da EAM (Equipe de Animação Misisonária) e dos Ministérios de Música. Pe. Marconi rezou pela saúde do Papa Francisco, já há duas semanas internado no hospital em Roma, e também pela saúde do nosso bispo D. Geraldo, que foi hospitalizado nesse domingo.
Em sua homilia, Padre Marconi assim refletiu:
“A Primeira Leitura de hoje e o Evangelho vão colocar a questão de como reconhecermos as pessoas verdadeiramente. A Primeira Leitura nos coloca que nós não devemos elogiar alguém, sem antes conhecermos de fato aquela pessoa ou aquelas pessoas. A leitura diz para nós que só vamos conhecer alguém, quando essa pessoa fala. É no falar das pessoas que nós acabamos conhecendo quem são as pessoas. Ou seja, a gente só conhece as pessoas, depois que elas falam. No tempo em que essa leitura foi escrita, as pessoas, de fato, o que elas falavam, realmente era verdadeiro. Mas, hoje em dia… Hoje em dia, as palavras não são como antigamente. Hoje em dia, temos muitas pessoas que nos enganam, que nos iludem. Nossos líderes políticos, por exemplo, são mestres na arte de iludir, de enganar, a gente. Por isso, a gente precisa estar bem atento em relação aos nossos dirigentes políticos.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Na Segunda Leitura de hoje é o tema da ressurreição de Jesus Cristo, a nossa ressurreição. A Carta de Paulo aos Coríntios. Quatro domingos que Paulo vem falando da ressurreição. Hoje ele conclui o tema da ressurreição, mostrando que Jesus Cristo venceu a morte com a sua gloriosa ressurreição. Portanto, ele vai dizer que a morte não tem nenhuma força mais. É a vitória da ressurreição, que agora fala mais alto.”
Clique aqui para rever a transmissão da Santa Missa.
“O Evangelho de hoje é a conclusão do Sermão da Planície. O Sermão da Planície temos quatro bem-aventuranças, nós temos quatro ais. O Sermão da Planície é dirigido aos discípulos. Os discípulos que deixaram tudo para seguir Jesus. O texto do primeiro Sermão da Planície é muito semelhante ao texto de hoje. Jesus vai começar contando uma parábola. Quem são os destinatários da parábola? O Sermão da Planície é para os discípulos. Portanto, Jesus conta a parábola para os discípulos. Jesus vai começar com perguntas. Falando em parábolas, ele vai fazer perguntas. ‘Como pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no mesmo buraco?’ Ou seja, Jesus nos mostra nessas duas primeiras questões que nós precisamos estar atentos à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é que ilumina os nossos passos, para que nós todos, queiremos, desejemos deixar-nos guiar pela Palavra de Deus e pelo próprio Jesus Cristo.”
Ao fim da Santa Missa, avisou-se que a Secretaria Paroquial estará fechada nos dias 03 e 04 de março, voltando ao atendimento normal na Quarta-feira de Cinzas. Também nos dias 03 e 04 de março não haverá a Santa Missa na Paróquia. Já no dia 05 de março, Quarta-feira de Cinzas, às 19h, acontecerá a Santa Missa na Matriz e na Comunidade São Paulo (Boa Vista). Vamos iniciar bem o tempo da Quaresma!
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família
Fotos: Iasmim Soares Lisboa / Pascom Sagrada Família