Pe. Marconi: “É Deus que nos concede a graça da verdadeira paz”!

papadestacada1
Aprendamos de Maria a linguagem da maternidade: cuidar dos outros
janeiro 1, 2023
papadestacada1
Na Audiência Geral, a homenagem de Francisco a Bento XVI, “mestre de catequese”
janeiro 4, 2023

Pe. Marconi: “É Deus que nos concede a graça da verdadeira paz”!

santamaededeus

 

No primeiro domingo do ano de dois mil e vinte e três toda a Igreja celebrou a Solenidade da Santa Mãe de Deus. Às dezoito horas aconteceu o Terço Meditado, preparado pela Legião de Maria. A Santa Missa das dezenove horas na Matriz da Sagrada Família foi presidida pelo Vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf, que assim nos falou em sua homilia:

“Estamos celebrando hoje a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. Aquela que faz com que o príncipe da paz, Jesus Cristo, entre na história humana. E Ele vem para que a humanidade tenha, sobretudo, mais paz. Portanto, hoje celebramos essa Solenidade da Mãe de Deus e, juntamente com ela, celebramos as nossas esperanças para que o ano que se inicia seja um ano melhor, seja um ano de mais paz para toda a humanidade, porque o próprio Deus vem e entra na nossa história através de uma família humana como a nossa.”

.

“Na primeira leitura nós temos o próprio Deus nos concedendo a bênção, a proteção para nós, nossas famílias e para a humanidade inteira. Deus não está longe, distante de nós. Pelo contrário. Ele está perto de nós querendo fazer uma história nova, a partir de nós e conosco. Essa bênção, de que fala a primeira leitura, é algo que se refere à bênção como a paz de Deus para a humanidade. Interessante como os judeus piedosos viam nessa súplica da paz justamente o poder de Deus para nos conceder a verdadeira paz. Os judeus percebiam que nós humanos somos incapazes de construir a verdadeira paz. Se não for pela bênção e pela graça de Deus essa paz que tanto almejamos não será construída. É Deus que nos concede a graça da verdadeira paz. Mas nós também precisamos estar abertos para aceitar essa paz que vem da parte de Deus e também para que possamos suplicar a Deus essa bênção em forma de paz.”

https://www.youtube.com/watch?v=Ipx-ZVR_dRs&t=216s

“Na segunda leitura, Paulo vai mostrar para nós que na plenitude dos tempos, Deus nos envia o seu filho único nascido de uma mulher, igual a nós em tudo e sujeito às leis humanas. É através desse menino, que entra na história humana como nós, que Deus vem através de Maria para salvar e redimir toda a humanidade. Paulo nos coloca, na Carta aos Colossenses, que nós todos somos agora filhos e filhas de Deus. A nossa condição é de filhos e filhas de Deus por conta de Jesus que entra na história humana e se faz um de nós em tudo, exceto no pecado, como nos diz Paulo em outra Carta.”

.

“No Evangelho temos mais uma vez a presença dos pastores que estão juntos a José, Maria e Jesus na manjedoura. Nós sabemos que os pastores eram tidos como pessoas impuras. Mas é interessante que justamente essas pessoas impuras é que vão até Belém onde está Jesus e seus pais e os pastores ficam maravilhados com o que veem e ouvem a respeito desse menino, que não tem sequer um lugar para morar. Ou seja, nós não temos nada de extraordinário no nascimento de Jesus, pelo contrário. O que temos de extraordinário no nascimento de Jesus é o fato de que Ele não tem sequer um lar, como eu disse, para nascer. Ele nasce em uma manjedoura. O importante é que os pastores, que são avisados pelo anjo de que o menino estaria em Belém, nasceria lá e que eles fossem lá para vê-lo, e eles vão e chegando lá reconhecem naquele menino o salvador da humanidade. Portanto é necessário que nós também possamos ter os olhos dos pastores para perceber no menino que nasce, numa manjedoura, que tenhamos a sensibilidade dos pastores para reconhecer na fragilidade desse menino o nosso salvador, o salvador da humanidade.”

Antes da bênção final, nas homenagens da noite à Maria, Santa Mãe de Deus, as crianças simbolizando Maria e os anjos fizeram a coroação a nossa mãe.

Pe. Marconi Lira desejou a todos uma feliz noite:

“Tenham todos um feliz ano novo abençoado por Deus, pela Sagrada Família e pelo Espírito Santo. Um ano novo fecundo em paz, no amor e na esperança de tempos melhores para todos vós e vossas famílias. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família