No domingo, 16 de outubro, celebrou-se na Matriz Sagrada Família a Santa Missa do 29º Domingo do Tempo Comum. A celebração eucarística foi presidida pelo vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf. Pe. Marconi acolheu a todos os presentes. Em sua homilia, assim refletiu:
“As leituras de hoje falam para nós sobre a oração perseverante. E o que seria essa oração perseverante? É a oração que nós não devemos desistir nunca de fazê-la. Ou seja, é a gente estar sempre estar perseverando na nossa oração. E essa oração perseverante nos leva também a uma fé perseverante em Deus nosso Pai, o nosso criador. A Primeira Leitura vai mostrar Moisés fazendo uma oração a Deus para que o povo de Israel vença a guerra contra os amalecitas. E Moisés é atendido. Mas é interessante a gente observar e a gente ver o seguinte. No Antigo Testamento, os povos tinham fé em Deus, e eles quando venciam uma guerra, eles diziam: ‘Nós vencemos essa guerra porque nós oramos e Deus nos deu a graça de vencermos a guerra.’ Mas é interessante a gente observar que quando Jesus vem ao mundo, Jesus não fala que Deus está a favor de quem vence guerra. Deus não está nem a favor nem está contra a quem vence ou a quem perde guerra. Porque Deus, na realidade, não é seu desejo que as pessoas, os países, os casais, Deus não quer guerra de forma alguma. Pelo contrário. Deus quer que todos nós vivamos em paz. É o que Jesus vai nos ensinar. Todos ensinamentos nos mostram Deus que está a favor de quem luta pela paz. E que este mesmo Deus quer que nós vivamos em paz. Deus quer que nós tenhamos uma sociedade da paz. Não uma sociedade de guerra. Não uma sociedade da violência.”
https://www.youtube.com/watch?v=bLabdC8WPrM
” Na Segunda Leitura Paulo vai mostrar a Timóteo a importância da Sagrada Escritura na vida da gente. Paulo vai mostrar que a Sagrada Escritura foi inspirada pelo próprio Deus e que nós devemos usar a Sagrada Escritura em todas as ocasiões de nossa vida. Precisamos ler a Sagrada Escritura. Interpretar a Sagrada Escritura. Conhecer melhor a Sagrada Escritura. Porque a Sagrada Escritura nós temos dois testamentos. O Antigo Testamento que é uma preparação para a chegada do Messias. E nós temos o Novo Testamento que é a chegada do Messias e a história das comunidades primitivas. Ou seja, a Sagrada Escritura é este livro que nós devemos sempre ler para que ele possa sempre nos iluminar a nossa caminhada como Povo de Deus.”
.
“O Evangelho de hoje, de Lucas, é interessante a gente observar que ele coloca Jesus em uma caminhada até a cidade de Jerusalém. Jesus, nessa caminhada, vai passando pelos lugares, vai passando pelos povoados, e Jesus vai percebendo como as pessoas se comportam. Ora ele fala para os discípulos dele. Ora ele fala para os mestres da lei e fariseus. Jesus hoje ele vai falar para os discípulos. Ele vai mostrar para os discípulos, e também para nós, porque quando Jesus está falando para os discípulos dele, está falando também para nós. No início Jesus vai dizer para os discípulos a necessidade de eles rezarem sempre. Interessante essa afirmação de Jesus, porque nós muitas vezes não rezamos sempre. Nós rezamos quando temos algum problema. Algum problema pessoal. Algum problema na nossa família. Algum problema que de certo modo nos atinge. É quando a gente reza, que a gente se coloca em oração. Ou então quando a gente tem algum pedido para fazer a Deus. Aí a gente se lembra de rezar. Jesus mostra para nós que a nossa atitude não deve ser esta. Devemos rezar sempre! E é interessante que a oração não é somente um momento que a gente fala com Deus. A nossa vida deve ser uma oração. Uma ora – ação. Ou seja, precisamos colocar em prática o que a gente reza.”
No momento das preces rezou-se pela visita dos bispos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo ao Papa Francisco, que acontece durante essa semana. Também rezou-se pelo Padre Berthier, fundador da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, que no dia 16 de outubro, entrou para a eternidade.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Amanda Beatriz / PasCom Sagrada Família