Pe. Laurindo: “Santo Antônio, um grande evangelizador da Igreja”.

papafrancisco
O Papa: a homilia deve ajudar a transferir a Palavra de Deus do livro para a vida
junho 12, 2024
papadestacada1
O Papa: Deus cuida de nós com a confiança de um Pai, e espera de nós boas obras
junho 19, 2024

Pe. Laurindo: “Santo Antônio, um grande evangelizador da Igreja”.

santoantoniodestacada2024

Na noite de 13 de junho de 2024, após nove dias em preparação para a festa de Santo Antônio, centenas de fiéis e devotos marcaram presença na Capela Santo Antônio para celebrar este querido santo do povo brasileiro. Às 18h15, uma procissão com o andor do santo saiu da residência de Rosângela até a Capela para a celebração da Santa Missa. A Santa Missa foi campal, para melhor acomodação dos fiéis. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf acolheu a todos os presentes e presidiu a celebração eucarística. Concelebrou o vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf.  Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

 

“Nós estamos celebrando mais um aniversário deste santo importante da nossa Igreja. E a vida deste santo que ilumina, que inspira, que nos ajuda a viver o nosso batismo, a viver o Evangelho de Cristo Jesus. Para nós um motivo de alegria, gratidão, fazer memória neste dia dos exemplos, do testemunho de Santo Antônio. E, ao mesmo tempo, fazer memória da nossa caminhada enquanto Igreja, enquanto comunidade. Dessa comunidade, que a exemplo de Santo Antônio, foi um grande sinal de bênção, um grande sinal da presença de Deus na vida de tantas famílias, na vida de tantas pessoas.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

Deus se faz presente neste mundo, na vida, na vocação, no trabalho de cada irmão e irmã. Lembrar da palavra santo nos remete a uma vida de santidade. Quem é santo? Santo é aquele que viveu a santidade. Foi aquele que buscou viver e fazer a vontade de Deus. Entregando a vida pela causa do reino. Entregando a vida para tornar o nome de Deus conhecido, o nome de Deus amado, o nome de Jesus conhecido, o nome de Jesus adorado. Quando falamos do nome, é porque o nome carrega a identidade, a vida. A vida com todas suas dimensões. Nós falamos da vida de Jesus, no nome de Jesus, é porque nós cremos na sua vida, no seu exemplo e no caminho que ele nos oferece. Quando nós falamos também o nome de Santo Antônio, lembramos do caminho que ele percorreu, da vida que ele colocou nas mãos do Senhor, do Deus que ele tanto amou, ele tanto nos mostrou. Mostrou para o mundo, sendo um grande evangelizador da Igreja. 

 

.

 

“Lembrar de Santo Antônio, é lembrar de que o santo ele é um homem da palavra, é um ser da palavra. Que palavra é essa? A Palavra de Deus. Pela história conhecemos, que Santo Antônio era aquele que queria assimilar toda a Sagrada Escritura. Não é por acaso que ele era um excelente evangelizador, catequista da Igreja. Porque é alguém que se colocou para estudar, para ler, compreender, viver a Palavra de Deus. Então a Palavra de Deus é a nossa arma. A nossa arma de missão, a nossa arma que nos coloca em ação, a nossa arma que nos faz sair de nós e encontrar o verdadeiro Deus. Nossa arma que nos faz dirigir aos nossos irmãos e irmãs, nos faz cultivar a fraternidade. Sem o conhecimento da Palavra, tendemos a não conhecer a Deus. Não conhecendo a Deus não saberemos o caminho, para onde ir, o que fazer, o que evitar. Então, Santo Antônio, pela sua vida de oração, pela sua vida de estudo, de meditação, de conhecimento da Palavra de Deus, ele nos ensina que o cristão deve ser o cristão que se alimenta cotidianamente da Palavra de Deus.”

 

Ao fim da celebração eucarística, Pe. Laurindo rezou a oração de Santo Antônio e abençoou os pãezinhos que foram distribuídos para a assembleia. A comunidade também agradeceu a todos os que se empenharam e não mediram esforços para que o festejo se realizasse da melhor forma. Foguetes celebraram este momento belíssimo. Todos deram vivas a Santo Antônio.

 

Os cantores Dennys e Doniethy, e a tradicional quadrilha neste dia especial,  animaram o momento de confraternização. Saborosas comidas típicas e divertimentos para crianças também contribuíram para bem celebrar Santo Antônio e ajudar na reforma da capela. Se você está interessado em contribuir com a reforma da capela Santo Antônio procure a Secretaria Paroquial ou um membro da conselho comunitário.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Samara Pereira / PasCom Sagrada Família