Pe. Laurindo: “Queremos participar com Jesus, na comunhão dos Santos, da vida eterna.”

finadosdestacada1
Dia de Finados 2018
novembro 3, 2018
papadestacada
Papa: amor a Deus e ao próximo são inseparáveis
novembro 4, 2018

Pe. Laurindo: “Queremos participar com Jesus, na comunhão dos Santos, da vida eterna.”

finadosdestacada

Após uma abençoada chuva que caiu sobre a cidade de Januária, os fiéis participaram da Santa Missa de Finados às 16h, em frente o Cemitério de Januária.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. A Comunidade Santo Antônio foi a responsável por preparar a celebração eucarística.

Em sua homilia, Pe. Laurindo refletiu sobre a fé católica na ressurreição dos mortos. Veja alguns trechos.

“A palavra finado nos convida a refletir sobre a nossa vida, sobre a nossa existência. Ela demarca que nesta realidade terrena, nós temos uma missão a cumprir, temos uma tarefa a desempenhar. Deus não nos chamou a vida se não fosse para desempenharmos uma tarefa. Acreditamos que aqueles que morreram cumpriram com sua missão.”

“Esta celebração faz parte do nosso credo. Eu creio na ressurreição da carne. Eu creio na ressurreição deste homem que é passageiro. Eu creio que o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos permite com a nossa finitude, abraçar o infinito, abraçar a vida eterna.”

“Tem coisas que não podemos renunciar. Escutar a Palavra de Deus é uma necessidade para nosso crescimento. Quando estamos morrendo para este mundo, estamos crescendo para Deus. Os santos foram aqueles que se consumiram na entrega a Deus. A vela para iluminar, ela tem que se deixar consumir. O cristão que não se deixa consumir não é capaz de abraçar verdadeiramente a fé que recebeu de Jesus. Nós só viveremos a fé verdadeira transmitida por Jesus se nos deixar consumir pelo amor.”

“Por que estamos visitando o cemitério? Estamos visitando a ressurreição daqueles que aqui viveram, daqueles que aqui nos deram exemplo e que estabeleceram conosco um vínculo afetivo. Assim, como as mulheres que visitaram o túmulo de Jesus, nossa visita ao túmulo é para tomarmos consciência que Jesus não morreu, a morte não venceu, Jesus ressuscitou. Celebramos a esperança na Ressurreição da carne. Jesus veio para nos salvar.”

“Devemos olhar para nossa existência, não como se nós não fôssemos partir. Mas viver cada dia nos despedindo, nos preparando fazendo o que Jesus fez, doando a vida como ele doou. Queremos participar com Jesus, na comunhão dos Santos, da vida eterna.”

Os fiéis visitaram o cemitério durante todo o dia, relembrando os bons momentos que passaram junto a seus entes queridos.

Clique aqui para conferir a cobertura fotográfica.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família