Aconteceu no domingo, dia 02 de fevereiro, a celebração da Festa da Apresentação do Senhor. Nesta data, quarenta dias após o Natal, a Igreja faz memória de quando José e Maria apresentaram Jesus no Templo. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração eucarística, começando do lado externo da Matriz. Padre Laurindo pediu para todos acender as velas e as abençoou. Em seguida, os fiéis se dirigiram em procissão para o interior da Matriz com as velas acesas. Foi um momento muito bonito, mostrando que Jesus é a luz para iluminar as nações. Participaram de forma especial os missionários da Pascom(Pastoral da Comunicação), da EAM (Equipe de Animação Missionária) e dos Ministérios de Música. O Ministério de Música da Comunidade Santo Antônio contribuiu para que a missa ficasse ainda mais bonita.
Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:
“Hoje a Igreja celebra a Apresentação do Senhor. E qual o sentido da Apresentação do Senhor? O próprio evangelho destaca para nós. Conforme o costume, conforme a Lei de Moisés, todo primogênito deveria ser consagrado a Deus, ser consagrado ao Senhor. Maria e José são reconhecidos como obedientes à Lei, à Palavra do Senhor. São pessoas justas, fiéis, respeitam os costumes. E assim, eles levam Jesus para se apresentar, para ser consagrado ao Senhor. Essa consagração de Jesus no Templo, destaca qual é a sua verdadeira missão. É ser luz para todos os povos. Ser luz além-fronteira. Para além das fronteiras, dos muros de Jerusalém. E aqui Jerusalém aparece, porque Jerusalém será o lugar do grande testemunho daquele que está a consagrar ao Senhor.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Nós conhecemos e reconhecemos Jesus como aquele que vem para nos iluminar. Para dar sentido e respostas às nossas buscas, às nossas dúvidas, às nossas crises, aos nossos vazios. Ele vem para purificar, para nos salvar. Que possamos, assim como Simeão, como Ana, a velha Ana, que possamos ter coragem de ir ao encontro de Jesus. Deixar que ele nos alimente com seu amor, com sua palavra, com a sua vida, como assim nós celebramos em cada eucaristia. Aquele que a Segunda Leitura vai sinalizar para nós, que se fez um de nós, se fez homem, para poder ser digno de confiança e revelar a misericórdia de Deus, o jeito de Deus ser, o jeito de Deus agir.”
Clique aqui para rever a transmissão da Santa Missa.
Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre a chamada da Catequese, que acontecerá logo após a missa das nove horas da manhã do domingo, dia 09 de fevereiro. Também avisou-se que as pessoas que possuem habilidades comunicativas (redigir textos, trabalhar com redes sociais, edição de vídeos, transmitir as missas) pode deixar seu nome na secretaria paroquial ou com algum missionário da Pascom.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família