Pe. Laurindo: “Quando Nossa Senhora clama a conversão, é porque os homens deixaram de escutar Seu Filho.”

romariadestacada
Romaria de Nossa Senhora da Salette 2017
setembro 25, 2017
Papa: Com Deus, ninguém pode nos roubar a esperança
setembro 27, 2017

Pe. Laurindo: “Quando Nossa Senhora clama a conversão, é porque os homens deixaram de escutar Seu Filho.”

romariadestacada

Na manhã do domingo, 21 de setembro, centenas de fiéis vindos das cidades de Januária, Itacarambi e São João das Missões compareceram à Capela da Comunidade Agreste para participar da Romaria de Nossa Senhora da Salette.

romaria1
A primeira atividade foi a romaria dos ciclistas, que em 2017 aconteceu pela primeira vez. Vários ciclistas saíram em frente da Matriz Sagrada Família pedalando até a Capela de Nossa Senhora da Salette. Também logo no início da manhã, os coroinhas, acólitos e o Frater Roberto conduziram junto a comunidade local a via-sacra.

Enquanto isso na capela, chegavam as várias romarias, que eram acolhidas pelo nosso pároco Pe. Laurindo, msf junto ao Ministério de Música do Grupo de Oração Louvai ao Senhor (Riacho da Cruz).

Pe. Genivaldo, msf atendeu as confissões. Por volta de 9h30min, a Via-sacra chegou a capela, onde foi rezada a última estação.

Às 10h começou a Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Genivaldo e concelebrada pelo Pe. Laurindo.

Pe. Genivaldo, no momento do Ato Penitencial, fez uma breve memória da história de Nossa Senhora da Salette.

Pe. Laurindo, em sua homilia, relacionou as leituras com a Romaria deste ano. Veja alguns pontos:

“Cada um que aqui se faz presente veio guiado pela fé. Mesmo convidado por um amigo, estamos aqui por uma causa que nos une. Acreditamos no mesmo Deus e temos uma mesma mãe.”

“Todos os anos fazemos memória de Nossa Senhora da Salette. Nossa Senhora fez e nos faz hoje um grande convite de conversão. Mas padre, esta mensagem de Nossa Senhora da Salette é do passado? Não, é do presente. Mais do que nunca o mundo precisa de converter. Precisamos aprender a escutar, como dizia o Pe. Genivaldo no início desta celebração. Escutar o que Maria diz é escutar o que Jesus tem a nos falar. Escutar o que Jesus nos diz é escutar o que o Pai tem a nos dizer.”

romaria2

“A Palavra nos coloca em comunhão, a Palavra de Deus nos inquieta e nos provoca. Quem já fez a experiência missionária? Quando a gente vai para a Missão, percebemos que nossos problemas grandes, não são tão grandes quantos os problemas que encontramos. A saída oxigena nossa fé, oxigena nossa vida. Nos devolve a esperança.”

“Nossa Senhora está caminhando conosco para nos ajudar. Às vezes ela fica com os braços cruzados, pois espera que nós queiramos ser ajudados. Ela quer que digamos sim a Jesus.”

“Quando Nossa Senhora clama a conversão, é porque os homens deixaram de escutar Seu Filho. Vai chegar o tempo que não vamos estar aqui. Enquanto estivermos aqui, é tempo de dar testemunho da nossa fé.”

Após a comunhão, a comunidade passou os avisos das atividades realizadas no período da tarde. Pe. Laurindo cantou os parabéns para os aniversariantes, e de forma especial, para Welington e Bete que completaram mais um ano de casados.

romaria3
Antes da Bênção Final, a assembleia rezou com muita devoção a Oração à Nossa Senhora da Salette.

No período da tarde, após o almoço, Pe. Genivaldo continuou o atendimento de confissões, enquanto a comunidade realizou uma peça teatral com a emocionante história da Virgem que chora.

Para fechar com chave de ouro a Romaria deste ano, aconteceu o Terço Partilhado e a bênção dos objetos.

Que Nossa Senhora da Salette interceda por todos nós.  Que estejamos juntos novamente no próximo ano, vivendo este forte momento de fé e conversão.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Ana Caroline Araújo / Secretária Paroquial e Alisson Faria / PasCom Sagrada Família