Na noite de 13 de outubro, às 19h, aconteceu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa do 28º Domingo do Tempo Comum. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração eucarística. Os casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo) participaram ativamente. Também neste dia, os paroquianos demonstraram sua gratidão a Deus pela devolução do Dízimo.
Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:
“Na vida, nós crescemos. Vamos aprendendo a viver. Vamos aprendendo a estabelecer estratégias para conseguir aquilo que almejamos, que desejamos. Mas, nem sempre utilizamos as estratégias, ou melhor dizendo, os instrumentos adequados para conseguir aquilo que desejamos. E as leituras de hoje nos ajudam, nós como cristãos, que queremos permanecer com Jesus, seguir Jesus e alcançar também a vida eterna, as leituras nos ajudam a compreender quais são as ferramentas, os instrumentos que Deus nos oferece para isso, perpassando pela sabedoria, perpassando pela Palavra de Deus e perpassando também pela fé, pelo tesouro que é o próprio Cristo e segui-lo.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Aquela pessoa responde para Jesus que desde a juventude tenho observado os mandamentos. Vem o xis da questão colocada à resposta de Jesus. Jesus vai elogiar aquela pessoa com sua boa intenção, daquilo que está buscando. E Jesus vai colocar que: ‘Só uma coisa te falta. Vai, vende tudo que tens e dá aos pobres. E terás um tesouro no céu. Depois vem, e segue-me.’ Aqui Jesus coloca para ele a verdadeira busca, a verdadeira prioridade da vida não deve ser as coisas materiais, as coisas deste mundo, mas as coisas de Deus. Aquele que tiver tão preso às coisas deste mundo, estará impossibilitado de segui-lo. E a resposta daquela pessoa é de tristeza. Quando ouviu isso ficou abatido e foi embora, cheio de tristeza porque era muito rico.”
https://www.youtube.com/watch?v=VWqQDpGtu4E
“O que Jesus está a dizer para nós? Não está a criticar necessariamente a riqueza, mas Jesus está querendo dizer para nós. Cuidado. A riqueza pode ser um obstáculo, um empecilho para o verdadeiro seguimento à minha pessoa, para o verdadeiro serviço a Deus, para o verdadeiro amor ao outro. Por mais que aquela pessoa quisesse, ela não conseguiu seguir Jesus. Quer dizer, ela estava tão presa, estava tão escravizada, atrelada aos seus bens materiais, que ela voltou cheia de tristeza. Reconhecendo sua fraqueza. Reconhecendo suas limitações. Não consigo. Os bens materiais ainda falam mais alto que as coisas de Deus, do que o caminho que o Senhor me mostra. Jesus está dizendo: ‘Depois que você se desprender disso, vem e segue-me’. Porque o seguimento a Cristo Jesus requer de nós atitudes. Muitas vezes atitudes difíceis, ou decisões difíceis. Despojamento.”
Antes do ofertório, Pe. Laurindo renovou as promessas de Matrimônio do casal Júlia e Givaldo, que celebrou 40 anos de casamento, junto com os filhos e netos. Foi um momento bem bonito, que mostrou a importância da família.
Ao fim da Santa Missa, avisou-se, junto com os casais do ECC sobre a Semana Missionária e o Grande Encontro de Famílias, que acontecerá no domingo dia 27, na Matriz. Em seguida, cantou-se os parabéns para o casal Júlia e Givaldo e também para os outros aniversariantes do dia.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família