Pe. Laurindo: “Nós percebemos que o povo sertanejo é um povo resistente.”

IMG_2845
Fiéis mostram sua devoção a São Paulo
julho 2, 2019
IMG-20190702-WA0010[1]
Escola de Formação em férias
julho 4, 2019

Pe. Laurindo: “Nós percebemos que o povo sertanejo é um povo resistente.”

Missacomosertanejo

O dia 30 de junho, domingo, foi um dia todo especial para a Paróquia Sagrada Família, pois a Equipe de Festeiros 2019 organizou a Missa com o Sertanejo.

Às 8h os cavaleiros e amazonas se reuniram na Praça Tiradentes onde nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf fez um breve momento de oração e deu início a cavalgada.

A Cavalgada passou pelo bairro Moradeiras e seguiu em direção a Fazenda São José da Cruz, em Barreiro do Alegre, onde aconteceu a Missa com o Sertanejo.

Ao chegar na Fazenda, os cavaleiros e amazonas receberam a bênção de Padre Laurindo. Outros cavaleiros das comunidades vizinhas também marcaram presença.

A fazenda foi ornamentada com muito capricho, tornando o ambiente ainda mais acolhedor.

Por volta de 12h, teve início a Missa com o Sertanejo, que foi animada pelo Ministério de Música dos Festeiros.

Pe. Laurindo presidiu a Celebração Eucarística, e em sua homilia, comentou sobre a Solenidade de São Pedro e São Paulo e, também, sobre a vida do homem do Campo. Veja alguns detalhes a seguir.

“Para nossa paróquia, este momento é de muita alegria, por congregar tantas realidades que envolvem nossa vida. Esta celebração com o Sertanejo já vai para sua quinta edição. Nem sempre nós nos encontramos. Encontrar às vezes não é fácil. O Senhor nos reuniu no amor de Cristo. Não estamos reunidos por qualquer coisa, estamos reunidos pelo amor de Cristo. O amor com que Cristo nos amou é um amor definitivo.”

“Neste dia celebramos dois alicerces da nossa Igreja: São Pedro e São Paulo. Quando descobrimos quem é Jesus estamos mais abertos a experimentá-lo. Queremos viver como homens e mulheres neste sertão norte mineiro. Somos convidados por Jesus a não buscar o externo. Nós confundimos Jesus com um bocado de outras coisas. Como captamos os sinais de Deus em nossa vida? Professar a fé em Jesus nos faz dignos de assumir sua missão, de sermos seus colaboradores.”

“A Igreja nasce na profissão de fé dos apóstolos. Pedro foi escolhido pelo próprio Jesus para conduzir sua Igreja, a conservar a essência da fé. Hoje temos como continuidade o Papa Francisco.”

“São Pedro, um homem simples, pescador. Mas com grande desejo de crescer, de caminhar, por isso se abre. Em cada queda não é motivo para parar. Cada queda é motivo para continuar levantando. A queda é uma oportunidade para se fortalecer ainda mais em sua vida de fé.”

“São Paulo, representa a força de uma dominação, a força de um povo que se considera eleito, mas que exclui. São Paulo é derrubado do cavalo. Ninguém caiu de lá para cá? O padre não caiu, ninguém caiu, graças a Deus. São Paulo caiu do cavalo, e este cair do cavalo, foi importantíssimo para sua vida. Quando passamos por uma situação muito exigente, nos fazemos humanos, nos tornamos humanos. Às vezes queremos ocupar o lugar de Deus. Quando queremos ocupar o lugar de Deus, é necessário cair do cavalo.”

“Considerar a nossa natureza é fundamental para nossa identidade. Nós percebemos que o povo sertanejo é um povo resistente. Cada ano é uma oportunidade de renovar a esperança. A vida neste espaço nos levou a comunicar de uma maneira distinta. Celebrar este dia é celebrar nossa resistência, nossa vontade de vencer em Deus. Aquele que vence para si mesmo, não é vitória. Toda vitória é em relação ao outro. Eu venci para dar uma vida digna a minha família, eu venci porque Deus não me permitiu desanimar.”

“O homem sertanejo é alguém que na aparente não vida, ele comunica vida, ele renasce. É esta vida que está dentro de nós, como em uma árvore, que não podemos perder. A presença de Deus dentro de nós é um tesouro a ser dado ao mundo.”

Nos momentos finais da Santa Missa, os Festeiros fizeram uma bela homenagem ao homem do campo, na pessoa do Sr. Dito Costa. Sua filha, Lis Lorena, disse que seu pai agradece imensamente a homenagem e que ele ficou muito satisfeito em poder participar e estar presente na missa!

A seguir, também foi homenageado o proprietário da Fazenda Sr. José Leite, que também mostrou-se agradecido pela recordação. Ele recebeu uma imagem de São José que foi abençoada pelo Pe. Laurindo.

Os cavaleiros conduziram a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o altar para render graças a nossa querida mãezinha pela sua grande intercessão em favor do sertanejo.

Terminada a Santa Missa, os presentes degustaram deliciosas comidas típicas preparadas pelos movimentos e pastorais.

O leilão de animais contribuiu para alegrar o ambiente. O valor arrecadado ajudará nos trabalhos de evangelização da paróquia.

O dia ainda contou com shows ao vivo e apresentação da quadrilha do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo).

Nas redes sociais, foram várias manifestações a respeito da Missa com o Sertanejo.

A fiel Zonilda Alves Lima assim se manifestou: “Parabéns! Tudo muito organizado e bonito! Viva a Sagrada Família! Viva!”

Para Jhosi Jaques: “Foi um dia de muita organização. A bênção, a missa, as barraquinhas, a decoração, a quadrilha. Todos de parabéns.”

Clique nos links abaixo para ver a cobertura fotográfica.
Cavalgada
Bênção dos Cavaleiros
Santa Missa

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família