No primeiro dia do ano de 2020, aconteceu na Matriz Sagrada Família, um momento de oração organizado pela Legião de Maria. Orações marianas, apresentação de Folia de Reis e adoração ao Santíssimo Sacramento ajudaram os fiéis a começar 2020 mais próximos de Deus.
Em seguida, o ponto culminante: a Santa Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo Pe. Francisco. Pe. Laurindo acolheu toda a assembleia e ao Pe. Francisco, manifestando a alegria de nossa paróquia em tê-lo presente neste dia solene.
Pe. Francisco proclamou o Santo Evangelho. Pe. Laurindo fez uma bela reflexão sobre esta solenidade. Veja alguns pontos:
“Hoje temos a grata alegria de celebrar Santa Maria, Mãe de Deus. Deus a quis escolher para ser a mãe de seu Filho. A Igreja reconhece que a maternidade de Maria é maternidade divina.”
“O aspecto de Maria no início deste ano é a fé, acreditar em Deus. O fato de ter a fé nos leva a superar todas as dificuldades, sem murmurar. Ela guardava tudo em seu coração. Aquele que ela trouxe em seu ventre não é qualquer pessoa. É o nosso salvador.”
“O que você espera do novo ano? Esperamos coisas boas. Mas Maria não esperava do mundo. Ela procurava ver o que podia fazer para Deus. Ela se abre a vontade de Deus, dizendo: ‘Eu acredito’. Eu aceito a vontade de Deus para mim.”
“Na bênção da Primeira Leitura transparece o rosto de Deus. Olhar para Deus é para nós um sinal de bênção. Esta bênção se estenderá para nossos irmãos. Precisamos pedir a Deus a bênção para que possamos dar testemunho. Fazer como Maria Santíssima: perseverar na fé.”
“Neste Dia Mundial da Paz, Maria nos apresenta o Príncipe da Paz. Que nós neste ano possamos glorificar a Deus, doando nossos talentos, nos colocando a serviço, para que o mundo tenha mais vida, para que o mundo conheça a verdade.”
Ao final da Santa Missa, Padre Laurindo manifestou os votos de um feliz ano novo a todos os presentes. Pe. Francisco também se manifestou, dizendo que está cursando seu doutorado na Espanha. O presbítero ainda afirmou de sua alegria em estar na Matriz Sagrada Família, onde por várias vezes, serviu como coroinha. Pe. Francisco também desejou a todos um feliz 2020, pedindo orações pelo seu ministério e pelas vocações sacerdotais diocesanas e religiosas.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família