No domingo, dia 08 de janeiro, a Igreja Católica no Brasil celebrou a Solenidade da Epifania do Senhor. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu as celebrações das 9h e das 19h na Matriz. Na missa das 9h, crianças representaram os reis magos que levaram presentes ao Menino Jesus.
Pe. Laurindo incensou o altar e o presépio. Após acolhida, Pe. Laurindo disse que nessa Solenidade da Epifania do Senhor, Jesus se manifesta como luz do mundo, luz das nações.
Em sua homilia, assim refletiu:
“Hoje temos a alegria de celebrar a Solenidade da Epifania do Senhor. Epifania que quer dizer manifestação de Jesus como luz das nações. Esta festa que está estritamente ligada a festa que celebrávamos há pouco dias, a festa do Natal. Jesus que vem. Jesus que se encarna, como aquele que nós estávamos esperando. Deus que vem ao nosso encontro. Jesus que hoje se manifesta como luz das nações.”
.
“Jesus é a luz que reúne todas as nações, todos os povos, de todas as épocas, de todas as idades. Vem reunir não só os seus, mas o povo que se encontrava nas trevas, o povo que se encontrava perdido, os gentios, aqui hoje expresso pela imagem dos magos. Os magos se deixam tocar, sensibilizar pelo anúncio da chegada do Menino Jesus. Jesus é o ponto da pergunta, é o ponto que leva os magos ao movimento, é o ponto que leva os magos também à oração. Essa estreita ligação assim que todos nós fazemos. Falar que nós estamos aqui, na igreja, neste templo consagrado a Deus, lugar de encontro, porque viemos encontrar com quem? Com Jesus. A igreja é o ponto de partida e o ponto de chegada. Porque Cristo nos fez sair do nosso sofá, sair da nossa cadeira, da nossa cama, sair do nosso celular, da nossa televisão, sair daquele papo que a gente tava lá em casa. Cristo foi a razão que nos motivou tomar aquele banho e colocar a roupa para estarmos aqui. Poder encontrar com Cristo. Estar com Cristo. Isso para cada um é motivo de alegria.”
https://www.youtube.com/watch?v=V-2md5FSOok
“Conhecendo as intenções de Herodes, eles (magos) voltam por outro caminho. Então para nós isso é interessante na vida. Se nós queremos resultados diferentes, se nós temos uma meta, se nós queremos algo, nós também devemos saber interpretar os fatos da vida, e não fazer aquilo que o inimigo está nos pedindo para fazer. Nós temos que ter convicção daquilo que nós acreditamos, do caminho que Deus está nos mostrando. Para dizer que Deus está mostrando para eles um novo caminho, nos fala da atitude do anjo. O anjo que revelou para eles em sonho.”
.
“E aqueles que foram guiados pela estrela, agora eles não precisam mais desta estrela. Porque eles não carregam Jesus mais fora de si, mas eles carregam Jesus dentro do coração, em suas vidas. Vocês vieram aqui, muitos acompanhados, as crianças, as famílias. E nós sabemos que estamos aqui, muitos de nós, porque alguém insistiu: ‘Vamos à missa!’, ‘Vamos à igreja, vamos rezar!’. Ou então aqui dentro da Igreja tem um amigo que eu gosto bastante. Então vou lá encontrar aquele amigo. Eu fui lá por causa da voz daquela menina que canta lá no ministério. Tem um rapaz lá que toca. Eu fui lá por causa disso. Então é a referência. Como se fosse um guia. Essa referência das pessoas que cantam mostrou Jesus para aquele que veio. Aquele que toca mostrou Jesus para aquela pessoa. Aquele que serve como Ministro da Eucaristia mostrou Jesus para aquela pessoa. Aí vamos perceber que estamos aqui já não mais por conta daquela pessoa, daquele irmão, daquele amigo. Mas nós estamos aqui por causa de Jesus. Mesmo que a pessoa não esteja aqui na igreja, eu sei porque estou aqui: por causa de Jesus. Porque ele é a luz da minha vida. Ele é a luz que o mundo precisa. Ele é o antídoto para todos os males que afligem a realidade do mundo a nossa volta.”
Neste fim de semana, também celebrou-se a devolução do Dízimo, gesto de gratidão a Deus por tudo que ele nos concede. Pe. Laurindo rezou junto com a assembleia a Oração do Dizimista.
Pe. Laurindo reforçou o aviso do calendário para ajudar os projetos de evangelização da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, não só na América Latina, como também na África. O presbítero agradeceu a presença de todos e concedeu a bênção final.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Foto: Demétrius Durães / Pascom Sagrada Família
Texto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família