No domingo, dia 12 de janeiro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, às 19h, a Santa Missa celebrando o Batismo do Senhor. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração eucarística. Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes. O ECC (Encontro de Casais com Cristo) foi o responsável pela celebração. Vários casais participaram.
Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:
“Celebramos tantas festas da nossa identidade, da nossa fé. Celebramos o Natal do Senhor, celebramos a Festa da Sagrada Família, celebramos recentemente a Epifania, a manifestação de Jesus como luz dos povos, luz das nações. E a Palavra de Deus que trazia para nós esta preparação, tantas figuras importantes: Jesus, Maria, José, os magos. Nessa preparação, João Batista, como aquele que veio, foi escolhido para preparar os caminhos do Senhor, e João, de acordo com o evangelho, principalmente de Lucas, é aquele que vai estar fazendo essa transição da Antiga Aliança para a Nova Aliança, do Antigo Testamento para o Novo Testamento. E com essa celebração, dizer que João cumpriu com a sua missão. A missão de João completou. E agora começa a missão de Jesus. E hoje para falar da missão de Jesus, da sua vida pública, das suas andanças, dos seus ensinamentos, nós celebramos o seu batizado.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“O Batismo que João pregava era o batismo de conversão, para o perdão dos pecados. O Evangelho de hoje nos diz que Jesus foi batizado também. Não fala que foi João. Mas João batizava e Jesus também foi batizado junto daqueles que pediam o batismo de João. E aqui para nós, se era para o perdão dos pecados, por que Jesus foi batizado? Se ele não tinha pecado. Exatamente para demarcar agora uma diferença, um novo tempo. Não mais este tempo antigo, talvez o Antigo Testamento representado por João. Mas agora, um novo tempo, em que Jesus vai ser ungido. Não vai ser lavado pela água, mas Jesus é a unção no Espírito Santo. No Espírito Santo e no fogo. E quando falamos de alguém que é ungido, em vista de um chamado, de uma missão é ungido para ser enviado para proclamar as realidades do céu. Jesus é ungido, é batizado para poder proclamar as realidades do céu.”
Santa Missa /Batismo do Senhor /Domingo/ 12/01/2025 / 19h.
“O Evangelho nos diz que o próprio João reconhece sua inferioridade em relação a Jesus. ‘Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias.’ Ele é muito mais forte. Então o Batismo de Jesus representa para nós o céu se abriu, representa para nós que agora o céu está aberto para todos que aceitarem aderir à pessoa de Jesus, ao caminho mostrado, revelado por Jesus. O céu está aberto. A salvação está muito próxima. A graça de Deus é manifestada a todos nós através de Cristo Jesus. O céu que estava fechado, o homem que estava fadado à morte, à solidão, este homem agora pode sorrir, pode viver com alegria, com viva esperança, porque Deus vem para oferecer a sua graça, a sua misericórdia, a sua justiça. O céu está aberto, está caindo chuva de bênçãos, chuva de graças, sobre todos nós. E nós visualizamos tudo isso, de modo especial, na pessoa de Jesus.”
Terminada a homilia, Padre Laurindo conduziu a renovação das promessas batismais de todos os fiéis.
Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo explicou sobre a logo e o slogan dos 60 anos da Paróquia Sagrada Família. Também apresentou e agradeceu pela nova equipe de dirigente ECC. Toda a comunidade acolheu a nova equipe com uma salva de palmas.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Vitória Silva / PasCom Sagrada Família