Pe. Laurindo: “A nossa fé se fortalece à luz da Palavra de Deus”!

papadestacada5
Papa: Piedade Popular, compromisso com o crescimento humano e o progresso social
dezembro 15, 2024
papadestacada5
Papa inicia novo ciclo de catequeses sobre a esperança
dezembro 19, 2024

Pe. Laurindo: “A nossa fé se fortalece à luz da Palavra de Deus”!

terceirodomingoadvento2024

No domingo, quinze de dezembro, a Igreja reuniu-se para celebrar o 3º Domingo do Advento, conhecido também por Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria. Na Paróquia Sagrada Família a Santa Missa das dezenove horas foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim refletiu em sua homilia.

“A Palavra de Deus hoje nos traz a mensagem da alegria. E essa mensagem vem acompanhada de uma mensagem que é: alegrai-vos, exultai-vos porque o Senhor está em vosso meio. A presença de Deus no meio da humanidade é certeza que Deus sempre manifesta a sua misericórdia o seu amor, a sua benevolência”.
“Na profecia de Sofonias, o povo é marcado pela infidelidade, pelo afastamento de Deus. O povo que escolheu adorar outros deuses. Esse povo fadado a sofrer as consequências dos inimigos. Como Sofonias já dizia: ‘Deus vem para castigá-los’, mas ao mesmo tempo que ele diz isso ele reverte esta sentença dizendo: olha, aquilo que Deus iria fazer, ele não vai mais. Ele cancelou a sua sentença. Ele revogou a sentença de vingança, de punição. Ele quer que cada um mude de vida. Talvez os mais rigorosos vão dizer que Sofonias vai apresentar a imagem de um Deus autoritário. De um Deus vingativo que não tolera pecador, no sentido que Deus não vai compactuar com a infidelidade, mas está sempre a oferecer o seu amor, o seu carinho, a sua presença para que esse povo se converta. Para que esse povo tenha motivo de se alegrar e de viver diferente agora pautado pela presença de Deus, pela sua proximidade”.

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“O Profeta João Batista nos apresenta uma mensagem de conversão, de esperança e também de alegria, porque do povo que sofria as consequências de uma sociedade tão opressora, tão desigual. De um poder político, nesse sentido que dominava, que deixava de cumprir com a sua função, com o seu papel, o povo havia perdido a esperança. Então, o Profeta da esperança vem para dizer: Olha! Esse sofrimento, essa situação de desesperança, ela cessará, porque nosso Deus enviará o Messias, o libertador. Ele deve ser motivo razão de alegria, da verdadeira mudança de vida, da verdadeira conversão. João que pregava um batismo de conversão”.

Clique aqui para rever a transmissão.

 

“O Evangelho nos ajuda a compreender a nossa fé. Como que vivemos a nossa fé? Uma fé que não exige nada de nós? Uma fé que está numa direção vertical que é só eu e Deus? Eu olho para cima, como eu amo a Deus, porque tudo eu resolvo com Deus, não preciso de ninguém. João Batista vem nos provocar, nesse sentido, que a nossa fé se fortalece à luz da Palavra de Deus, da escuta da sua palavra, isso é importante, mas o Deus que vem ao nosso encontro é para que a gente aprenda a perceber que o horizonte da nossa vida é muito mais largo do que a gente pensava. Somos convidados a olhar para a realidade aonde estamos inseridos. O nosso crer está diretamente relacionado com a vida do nosso irmão. Neste dia que recordamos a alegria por estarmos na presença do Senhor e o Senhor ser presente na nossa vida. Neste dia que celebramos a proximidade daquele que há de vir, Nosso Senhor Jesus Cristo, que possamos renovar as nossas atitudes, renovar as nossas ações, que elas revelem o nosso amor a Deus, mas também revelem o nosso amor a nossos irmãos e irmãs”.

Antes da bênção final, Padre Laurindo falou do calendário 2025 da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Este trabalho colabora na formação de novas vocações. Se você deseja contribuir pode estar adquirindo o Calendário na Secretaria Paroquial. Deus abençoe!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família