Pe. Laurindo: “A fé é para nós a experiência do Cristo ressuscitado”!

sextafeirasanta2025
Pe. Laurindo: “A cruz é um sinal verdadeiro da manifestação de Deus por amor a todos nós”.
abril 19, 2025

Pe. Laurindo: “A fé é para nós a experiência do Cristo ressuscitado”!

vigiliapascal2025

No Sábado Santo, 19 de abril, celebramos o último dia do Tríduo Pascal, com a Vigília Pascal. A Missa das 19 horas na Matriz iniciou-se na parte externa da igreja, com a Bênção do Fogo Novo e a preparação do Círio Pascal. Após aceso o Círio, todos os fiéis acenderam suas velas e círios e seguiram em procissão para o interior da Matriz. A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Laurindo Aguiar, msf, e concelebrada pelo Pe. Herbert Rohleder, msf. Já no interior da Matriz, Pe. Laurindo proclamou a Páscoa.
É comum nesse dia meditarmos acerca de várias leituras. Após a proclamação do evangelho, Pe. Laurindo refletiu sobre essas leituras. Reflitamos sobre parte da homilia dessa noite:

“Toda a experiência que buscamos fazer no tempo quaresmal culmina nessa celebração da Vigília Pascal. A Igreja vai dizer que essa celebração é a mais importante, a mãe de todas as outras. É uma celebração que nos preparamos como povo de Deus, como Igreja, para escutar as maravilhas que Deus tem feito ao longo da história. Escutamos a história da salvação aqui contada nessas leituras, da criação, o êxodo da libertação do povo do Egito, o anúncio dos profetas. Desse anúncio dos profetas celebramos a concretização daquilo que eles anunciavam”.

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“A ressurreição de Jesus vem nos presentear, nos oferecer um caminho de perfeição. Tudo aquilo que temos escutado em cada celebração o Senhor vem nos oferecer a sua paz. A paz, não como uma não ausência de violência, mas a paz como uma concretização do amor. Como a realidade do amor presente na vida de cada um. Jesus amou-nos e amou-nos até o fim. Logo, acolher a paz é acolher o próprio Jesus. A Palavra de Deus diz que Jesus veio para nos ensinar a fazer o bem. Veio para nos ensinar a amar. Refletimos durante o tempo quaresmal, Semana Santa o mandamento do amor: ‘Amai-vos como eu vos amei’. Escutávamos na Quinta-feira Santa: ‘Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo’. Jesus vem levar a perfeição também. Veio para trazer mais vida, mais justiça. Tudo isso é a concretização do reino de Deus. Um reino que não se faz sem justiça, sem amor, sem paz, sem verdade, sem solidariedade e sem doação. Então celebrar tudo isso é celebrar a chegada do reino de Deus na pessoa de Cristo”.

 

Clique aqui para rever a transmissão. 

 

“A Vigília Pascal é o momento de fazermos memória do Antigo Testamento e do Novo Testamento. A nova e eterna aliança que Jesus veio selar conosco pelo derramamento do seu sangue e da esperança de vida nova. Celebrar esta luz é celebrar o triunfo de Deus sobre as trevas. As trevas onde não se vê sinais de vida. É celebrar a luz da vida, a luz do Cristo que ressuscita. É celebrar a nossa salvação. Ser portador da luz de Cristo é tirar a pedra do túmulo, é sair da realidade do cemitério no sentido de fazer com que a luz brilhe. Cristo não está dentre os mortos, mas está entre os vivos. Onde devemos buscar a Cristo Jesus? Cristo está no meio de nós. Em cada celebração nós proclamamos: ‘Cristo está no meio de nós.’ Vocês que estão aqui tenham a certeza que o Cristo ressuscitado não está lá no túmulo, não está morto, mas está iluminando, alimentando esta comunidade, a cada um de nós. A fé é que dará sentido à ressurreição de Jesus. Sem fé continuaremos a acreditar em um Cristo morto, continuaremos nas trevas sem perceber a luz. A fé é para nós a experiência do Cristo ressuscitado.”

 

Padre Laurindo abençoou a água e renovou as promessas batismais dos fiéis. Em seguida, aspergiu a água benta em toda a assembleia e também os vidros de águas que os fiéis trouxeram para serem abençoados. Antes da bênção solene, ele agradeceu “a todos que participam dessa missão paroquial o nosso desejo de feliz Páscoa. Que seja para você que de fato celebra nesse dia uma vitória, um agradecimento, uma graça, um fortalecimento na fé. Em nome dos nossos Padres desejo a cada um uma Feliz Páscoa de muita luz e de muita missão”!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família