Pe. Jeidson: “Uma das principais missões da Sagrada Família, enquanto família humana, foi o cuidado”.

8dia59anos
Pe. Laurindo: “O ser cristão tem uma estreita ligação com ser comunidade, com ser Paróquia”.
julho 22, 2024
missasolene59anos
D. Geraldo: “59 anos. Uma bela história”.
julho 25, 2024

Pe. Jeidson: “Uma das principais missões da Sagrada Família, enquanto família humana, foi o cuidado”.

9dia59anos

A noite de 20 de julho de 2024 marcou a celebração do último dia da Novena em Ação de Graças pelos 59 anos da Paróquia Sagrada Família. O Frater Gerdson, msf conduziu este momento especial, junto com os membro da Legião de Maria.  Em seguida, teve início a Santa Missa, presidida pelo pároco da Paróquia Imaculada Conceição, em Pedras de Maria da Cruz, o Padre Jeidson. Concelebraram Pe. Laurindo, msf e Pe. Herbert, msf. Após Padre Laurindo proclamar o Evangelho segundo São Mateus, Pe. Jeidson assim refletiu em sua homilia:

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Estamos reunidos para celebrar o último dia deste tempo de preparação para celebrar a festa de instalação desta paróquia. Certamente estes dias todos que vocês puderam vivenciar aqui foram dias de aprendizado, dias de partilha, dias de troca de experiência, dias de louvar a Deus, de agradecer a Deus por tantos benefícios que Ele concedeu ao longo destes 59 anos a esta comunidade paroquial. Enquanto preparava a reflexão para esta celebração de hoje, partindo do tema que foi proposto: ‘A missão da Sagrada Família na comunidade”, e partindo também do texto do evangelho que foi proposto para o dia de hoje, para o sábado, eu pensava muito nesta dimensão  do cuidado. Quantas almas não foram cuidadas ao longo destes 59 anos aqui nesta paróquia? Quantas vidas não foram cuidadas aqui durante todo este tempo? Uma das principais missões da Sagrada Família, enquanto família humana, foi o cuidado. José cuidando de Maria. Maria cuidando de Jesus e Jesus cuidando de ambos. Esta dimensão do cuidado, precisa ser uma dimensão que nós, nesta caminhada, que queremos também nos espelhar na Sagrada Família,  essa dimensão deve acompanhar nossa vida comunitária, para que nós cuidemos uns dos outros.”

 

 

“O cuidado que nós devemos exercer, confiando que é possível mudar,  e deixando Deus realizar a transformação que só Ele pode fazer. É justamente essa dimensão, eu volto a chamar a atenção, essa dimensão do cuidado,  que nós, olhando para a Sagrada Família de Nazaré, somos convidados a exercer na vida comunitária. Na Igreja, no ambiente de trabalho, lá na família. Nas nossas famílias tem muito caniço quebrado. Talvez até nós somos o caniço quebrado. Nas nossas família tem muita chama que fumega no finalzinho. Talvez até nós somos assim. E que bom que o Senhor nos ensina a dar uma chance. Porque Ele mesmo nos dá uma chance. Somos nós os instrumentos que o Senhor quer contar para que esta missão seja exercida na comunidade. Pensemos nisso, meus irmãos, minhas irmãs. A missão que somos convidados a viver dentro da comunidade, que é a mesma missão da Sagrada Família, é a missão do cuidado. Cuidar uns dos outros. Se importar com a dor uns dos outros. Permitir que aquele irmão que falhou, ou talvez até eu que falhei, possa experimentar desta graça que transforma. Ao longo da história da Igreja são inúmeros os exemplos que, poderíamos repetir para elas, aquele ditado que a gente costuma dizer quando as pessoas que não tem mais jeito: ‘pau que nasce torto, até a cinza é torta.’ Inúmeros santos na Igreja  viveram essa experiência de terem sido caniços quebrados, chamas que fumegam, e mesmo assim, encontrando uma comunidade que os acolheu, e a graça de Deus que foi realizada ali na vida daquela pessoa, se tornou um grande santo. Temos muitos exemplos. É preciso que nós continuemos acreditando no poder de Deus, na graça de Deus, mas também acreditando no nosso papel, na nossa missão. Nós podemos ainda continuar transformando as realidades. É preciso que sejamos cuidadosos e cuidadores uns dos outros, a exemplo de Jesus, Maria e José.”

 

Após a comunhão, a festeira Maria das Graças fez uma bonita homenagem ao Pe. Jeidson. Logo após, quatro casais renovaram seu votos de matrimônio.  Em seguida, aconteceu à consagração das famílias à Sagrada Família. Pe. Jeidson desejou a todos alegres momentos nas celebrações dos 59 anos da Paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Leonardo Pedreira / PasCom Sagrada Família