A Legião de Maria foi fundada no dia 07 de setembro do ano de 1921 em Dublin, na Irlanda, por Frank Dulff juntamente com um grupo cujos componentes dificilmente imaginavam que estavam sendo instrumento da divina e amorosa providência, este exército hoje tão numeroso, teve a mais humilde das origens. Que maravilha!
Quem considerando a humildade de tais pessoas e a simplicidade do seu procedimento, poderia prever o destino que em breve o esperava ?
Quem dentre essas pessoas poderia imaginar que estava sendo inaugurado um sistema que sendo dirigido com fidelidade e vigor, possuiria o poder de comunicar, através de Maria, a doçura e a esperança as nações?
Mais assim aconteceu, a legião de Maria se expandiu pelo mundo inteiro, e teve como base a nossa excelsa Rainha, Maria Santíssima e os três pilares da legião: Frank Dulff, Edel Quinn e Alfie Lambe. Eles foram essenciais para que a Legião de Maria chegasse aos quatro cantos do mundo.
Aqui em Januária, na Paróquia Sagrada Família, a Legião de Maria foi fundada no dia 19 de setembro do ano de 1968, pelo saudoso Padre Alfonso Müer, msf com aprovação do saudoso senhor bispo Dom João Batista, msf e com a assistência e apoio do padre Herbert, msf; hoje o nosso Diretor Espiritual.
A espiritualidade da Legião é ter Maria como modelo de humildade, obediência e oração.
É nesta obediência, humildade e oração que tudo começou aqui na Paróquia Sagrada Família. O nosso saudoso padre Alfonso reuniu um pequeno grupo de pessoas e formou o primeiro praesidium que recebeu o Título de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que é ativo até os dias atuais.
Este pequeno grupo, atendendo as necessidades da paróquia sob as bênçãos de Maria, iniciou-se o seu trabalho, indo ao encontro das famílias, doentes, idosos, etc ……
Com essas visitas, logo começaram os recrutamentos, e vendo o entusiasmo dos membros e a motivação do padre Alfonso, não tinha como não aderir logo a esse movimento, motivando assim o desmembramento, e formando novos praesidia, não só na Paróquia Sagrada Família, como também na Paróquia Nossa Senhora das Dores ( Catedral ), criando a primeira Cúria que recebeu o nome de Cúria Nossa Senhora das Dores. O primeiro conselho imediato para as duas paróquias, sendo nomeado como Diretor Espiritual o padre Herbert Rohleder.
Quando o número de praesidia aumentaram, tanto nas duas paróquias como nas cidades vizinhas: São Francisco, Itacarambi e Manga, houve então a necessidade de criar mais uma Cúria que recebeu o nome de “Cúria Mãe de Jesus Cristo” com sede definitiva na Paróquia Sagrada Família, tendo como Diretor Espiritual o padre Herbert Rohleder, sempre presente ao lado do padre Alfonso, a encorajar e orientar este movimento com suas alocuções.
Foi nomeado então o padre Pedro Maurer como Diretor Espiritual da Cúria Nossa Senhora das Dores, com sede na Catedral Nossa Senhora das Dores. Este desmembramento das Cúrias se deu no dia 21 de abril de 1985. E a Legião de Maria continua crescendo….
Sempre com um trabalho silencioso, sério e regado com muita oração e as bênçãos de Nossa Senhora e por consequência bons recrutamentos, atingindo assim diversas comunidades na paróquia, como Santo Antônio, São Cristóvão (Bom Jardim), Riacho da Cruz, São Paulo(Boa Vista), Quinta, Cônego Marinho, Olhos D’água, Candeal, Cruz dos Araújos e Alegre.
E caminhando sempre com Maria, surge então a necessidade de mais Cúrias. Foi fundada então a Cúria Nossa Senhora Rainha, tendo como Diretor Espiritual o padre Alfonso. Depois o padre Pedro Leonides, msf; padre João Paulo Ponciano e atualmente o padre Laurindo Aguiar, msf.
E assim com o aumento das Cúrias, o Senatus de Belo Horizonte orienta para que a Cúria Mãe de Jesus Cristo seja elevada a Comitium Mãe de Jesus Cristo, continuando com o padre Herbert como Diretor Espiritual. Este evento se deu no dia primeiro de outubro de 1995.
Este exército de Maria não para, continua sua caminhada pelas comunidades de Pau D’Oleo, Riacho Novo, Tocantins, Levianópolis, Ovo Dema, Santana e Cabeceira de Cônego Marinho. O Comitium Mãe de Jesus Cristo hoje tem seis Cúrias filiadas: Cúria Nossa Senhora das Dores (Catedral), Cúria Nossa Senhora Rainha (Santo Antônio), Cúria Nossa Senhora Salette (Itacarambi), Cúria N. Senhora Rosa Mística (Manga), Cúria Nossa Senhora Aparecida (Cônego Marinho), Cúria Nossa Senhora da Glória ( Riacho da Cruz) e 16 praesidia filiados, totalizando 975 legionários que trabalham ativamente.
Este é o resultado das sementes plantadas com fé naquele dia 19 de setembro do ano de 1968.
Este é o movimento mariano, este grande exército de Maria, cujo centro é Jesus! A Legião é de Maria, mas o centro é Jesus!
Continuemos com fé como soldados de Maria, sejamos perseverantes na oração e no amor a Deus, seguindo os exemplos de Maria.
Procuremos ser sempre luz para que os outros vejam o caminho que é Jesus.
Esses são os frutos colhidos nesses 53 anos de fundação da Legião de Maria na Paróquia Sagrada Família, frutos esses que são parte fundamental para a construção do centenário da Legião de Maria no mundo.
Texto: Najila / Legião de Maria Paróquia Sagrada Família
Foto: Irmão Guilherme, msf