“Nesta noite celebramos a campanha missionária recordando toda a missão e todos os projetos que a nossa Igreja aqui no Brasil sustenta.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a Santa Missa, deste domingo, vinte e dois de outubro, na Matriz Sagrada Família.
Em sua homilia assim nos falou Pe. Laurindo:
“Estamos em uma semana especial, de um mês especial para a nossa Igreja. Estamos na semana missionária. Aquilo que o Papa, a Igreja sempre nos convida para sermos discípulos missionários. Porque ser discípulo sem missão é uma contradição daquilo que dizemos ser. Anunciar a Palavra de Deus é ser capaz de enfrentar os desafios e oposições do nosso dia a dia e que o mundo nos apresenta. Hoje, na nossa missão, cantávamos uma música muito tradicional da nossa Igreja, que traduz isso: ‘Me chamastes para caminhar na vida contigo. Decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás.’ Muitas vezes pensamos em calar e não dar resposta ao amor, ao chamado de Deus. Esta semana que foi preparada e pensada é uma experiência que nós fazemos todos os anos além da missão ordinária que já fazemos. Essa é uma missão extraordinária no sentido de que eu não estou indo sozinho, no sentido da unidade da Igreja.”
.
“A pergunta que os fariseus fizeram a Jesus e a resposta de Jesus nos ajudam a compreendermos um pouco do discernimento do nosso discipulado. Alguém que manda emissários para apanhar Jesus, colocá-lo em uma armadilha. Primeiro que nem todo elogio transmite verdade. E aqui Jesus é aquele que conhecendo a mentalidade e o coração humano consegue identificar. Jesus viu as maldades das afirmações porque aquilo que apresentavam não correspondia com a comunhão verdadeira da Palavra de Jesus, com o projeto que Jesus anunciava. E a pergunta que comina com todos os elogios: ‘É lícito ou não pagar impostos a César?’ Qual a resposta de Jesus? A resposta de Jesus, na sua sabedoria é: ‘Traga-me a moeda. O rosto de quem é? É de César.’ A resposta de Jesus para essas pessoas, que carregava tanta maldade no coração, é: ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.’ Essa afirmação corrobora para pensarmos na nossa vida missionária, no nosso ser batizado, no nosso ser cristão. Estamos hoje na Igreja dando a César o que é de Cesar? Mas a segunda afirmativa de Jesus foi: ‘Dai a Deus o que é de Deus.’ E percebemos que muitas vezes nós não participamos da missão de Jesus porque estamos tão marcados pela vida, pelas experiências desse mundo que elas de fato nos impedem de dar a Deus o que é de Deus.”https://www.youtube.com/watch?v=rIZSGdHwcUE
“Quais são as realidades que hoje representam César? César é aquele que nós servimos. Muitas vezes, nós servimos a César sem nada oferecer a Deus. É um risco que hoje nós enquanto cristãos corremos. Dê a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus não significa que não podemos fazer o que fazemos, mas significa que nós enquanto Igreja e enquanto cristãos temos que nos cuidar para não nos desligarmos de Jesus, da sua Palavra, do seu projeto, do serviço da caridade, da justiça do anúncio da Palavra que nos caracteriza. Nessa experiência de semana missionária somos instrumentos do Senhor, da presença de Deus indo ao encontro. Nós participamos da missão da Igreja de diversas formas. A missão da Igreja acontece com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que ajudam no sustento da missão.”
Pe. Laurindo convidou a missionária Gisneia Laís para compartilhar um pouco da sua experiência no primeiro dia Semana Missionária, onde todos se reuniram no Assentamento União. No momento do ofertório, os fiéis doaram para a Coleta Missionária, a fim de ajudar a missão da Igreja Católica em vários lugares do mundo.
Após a comunhão, o convite para toda a comunidade participar da programação da Semana Missionária que já começou. O encerramento será no dia 29 de outubro com o Grande Encontro das Famílias. Faça a sua inscrição aqui no site da Paróquia ou na Secretaria Paroquial e participe com sua família!
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família