Padre Laurindo: “Descubramos a missão como essência de nossa vida cristã”

Padre Laurindo: “Descubramos a missão como essência de nossa vida cristã”

Santa Missa destacada

No domingo, dia 30 de outubro, aconteceu a Santa Missa de Encerramento da Semana Missionária na Matriz Sagrada Família. Os missionários das comunidades urbanas compareceram em grande quantidade. No comentário inicial, retratou-se de forma singular o dia a dia do missionário nestes dias de missão paroquial.

Santa Missa texto

Os missionários participaram da procissão de entrada ao som de um dos cantos das Santas Missões Populares. O presidente da celebração,Pe Laurindo, msf, acolheu a todos os presentes.  Os jovens do Grupo JUP da Comunidade Santo Antônio realizaram a entrada da Bíblia de forma bem bonita. Neste domingo também celebrou-se o Dia Nacional da Juventude.

As leituras foram proclamadas por missionários das Comunidade Santo Antônio e São Pedro (cidade). Em sua homilia, Pe. Laurindo refletiu sobre a Semana Missionária e sobre as leituras do domingo. Veja alguns detalhes:

“Depois de oito dias de caminhada, de anunciarmos, de cantarmos, de proclamarmos a bondade do Senhor, pelas vilas, pelas ruas, pelas casas, aqui nós estamos. Esta Missa que é por excelência Ação de Graças. Ação de Graças a comunidade, deste povo que se reconhece como filhos, deste povo que reconhece que tudo que tem vem de Deus. Nós louvamos e bendizemos a Deus por tudo aquilo que Ele tem realizado na vida de cada irmão, missionário e missionária, e as diversas famílias pelas quais passamos visitando. O Senhor que visita cada irmão, o seu povo, levando a Palavra, levando a esperança, levando a presença que tem como objetivo, contagiar, salvar.”

“A liturgia deste final de semana nos fala da conversão. Aquele que se converte reconhece a Misericórdia de Deus.
“Qual é a palavra de Jesus para Zaquel? ‘Desce depressa que hoje eu quero ficar na sua casa’. A conversão, a mudança de vida não é algo que podemos colocar para amanhã, para o ano que vem. A conversão é uma realidade que Jesus nos convida para hoje. Hoje eu quero te fazer uma pessoa capaz de praticar o bem.”

“Este texto de Zaquel foi um dos que meditamos nas casas, durante a Semana Missionária. Peçamos a Deus a graça, para que descubramos a partir deste processo contínuo de escuta de Deus, a missão como essência de nossa vida cristã.”

Na procissão de ofertório, duas famílias levaram até o altar o pão e o vinho e alguns dos instrumentos de trabalho dos missionários.
Santa Missa texto1
Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo convidou três missionários para testemunharem algumas experiências da Semana Missionária. D. Ilza e Juliana Matos da Comunidade Santo Antônio e também Geralda, da cidade de São Francisco/MG e que esteve colaborando na Comunidade São Paulo (Boa vista), relataram os fatos que mais marcaram neste período.

A equipe de organização da Semana Missionária está levantando as informações obtidas para encaminhamento das demandas para as pastorais e movimentos.

O trabalho missionário irá continuar, principalmente nas casas que não receberam as visitas. Fique atento as notícias sobre o trabalho missionário em nosso site.

Deus abençoe a todos que se envolveram de alguma forma para que a Semana Missionária fosse realizada com êxito.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

SemanaMissionariaDestacada
Semana Missionária: tempo de evangelização forte em nossa paróquia
novembro 1, 2016
papa destacadaA
Finados: Papa, a esperança da ressurreição não decepciona
novembro 3, 2016