Na noite de 20 de novembro de 2020, Quarto Domingo do Advento, aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família de Januária, com início às 19h.
Nosso vigário Padre Genivaldo, msf presidiu a celebração. O Frater Guilherme, msf também esteve presente.
Acendeu-se a quarta vela do Advento, após um momento de oração.
Em sua homilia Padre Genivaldo ressalta:
“Este lindo evangelho que acabamos de ouvir nos ensina que a realização das promessas em Jesus é obra exclusiva de Deus e não do homem, embora não se desse sem a cooperação humana. A salvação é obra de Deus, mas se concretiza na Terra com a cooperação do homem e da mulher, neste caso especificamente, Maria e José, que disseram sim à mensagem e à Palavra de Deus, para que seu plano de salvação acontecesse na Terra.”
“ Nós podemos olhar para Maria e perceber nela a vocação. Quando Deus faz o convite, ela escuta, fica preocupada; mas aceita e diz Sim. José é também um grande colaborador na obra da salvação. José é um discípulo fiel que se deixou guiar por Deus. Colabora na obra da salvação. Recebeu Jesus como seu filho, dando-lhe nome e todos os direitos de sua descendência, a descendência de Davi. José então colabora, diz sim e aceita ser o pai de Deus, o pai adotivo.”
“Olhando para Maria que aceita, escuta o chamado de Deus e cumpre bem a vocação que Deus lhe confiou; é a vocação de Maria. E como acolher esta mensagem? É dar esse Sim ao plano de Deus em nossa vida, assim como Maria e José; para que a salvação aconteça em nossa casa, em nossa família, em nosso trabalho e em nosso município. Assim como José e Maria, qual a sua colaboração para que esse seu sonho, essa sua vocação se realize? É a união da família? O que você faz de concreto para que realmente a sua família seja unida? É o plano de Deus a união, o amor, a paz, mas o plano só vai realizar com a sua colaboração, a harmonia, a paz no trabalho.”
“Digo a vocês que Maria nos mostra como é possível Jesus fazer nascer no mundo um reino de paz, justiça e amor. É dizendo Sim ao plano de Deus. Mas aceitamos esse convite de Deus a cada dia para que façamos algo de melhor, não só para o mundo, mas para nós mesmos? E qual é a nossa ação, qual é a nossa atitude diante do plano de Deus? A mudança vai depender de nós. Se queremos a paz, a harmonia, o amor depende de nós, depende de nossa ação no mundo. Na Igreja nos reunimos no templo. Enquanto irmãos para rezar, precisamos desse templo. Mas a nossa ação, o que aprendemos dentro do templo deve ser realizado fora dele. É fora do templo que se realiza a salvação”; finaliza o Padre Genivaldo em sua homilia.
Ao término da celebração eucarística, Pe. Genivaldo comunicou a assembleia que no dia 20 de Janeiro irá continuar sua missão no Chile, deixando a Paróquia Sagrada Família. Rezou-se uma Ave-Maria nesta intenção. O presbítero concedeu a bênção final.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Tatiane Araújo / PasCom Sagrada Família
Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família