O papel de Maria na Sagrada Família

logopasgra
Programação
julho 14, 2016
age3
Agenda da Paróquia
julho 18, 2016

O papel de Maria na Sagrada Família

artigosagadra

No evangelho de São Lucas 1,26s vemos a visita do Anjo Gabriel a uma Virgem desposada com um homem que se chamava José. O nome desta Virgem era Maria. Sendo ela a escolhida, como diz o Anjo Gabriel, para ser Mãe do filho do Altíssimo; percebe-se que o papel de Maria é importante e fundamental para aperfeiçoar o plano salvífico de Deus. Sabemos que esta mulher é prometida desde o Gênesis, mas em Isaías 7, 14 nos diz: “Eis que a Virgem concebera e dará luz um filho, que chamará Emanuel ( Deus conosco).” Esta é a vocação de Maria, criada a ser Mãe do salvador. Foi e é dotada plenamente de dons de virtudes. Ave cheia de graça, como diz São Gabriel em Lucas 1,28-29. Sendo Imaculada, sem mancha, sem pecado original, humildemente dá seu sim a Deus e recebe em seu ventre o Verbo encarnado. Maria com firmeza assumiu sua missão de Mãe de ternura. Acolheu Jesus numa manjedoura pobre e humilde, mas rica de um calor amoroso, de carinho, de alegria, de pureza, de paz e de ternura maternal.

Maria, Mãe protetora. Em Mateus 2,13-23 vemos a aflita fuga para o Egito onde a Sagrada Família foge de Herodes. Este impiedoso rei queria matar o seu querido filhinho, tão pequenino e indefeso, e já perseguido de tal maneira. Maria, acompanhada de São José, enfrentou no deserto uma longa viagem de desconforto. Enfrentou frio, fome, cansaço, sono; tudo para proteger o amado Jesus.

Maria, Mãe aflita. Em Lucas 2,41-52 vemos o coração angustiado de Maria, que perdeu o menino Jesus com apenas 12 anos. Foram três dias de procura e de preocupação. Como teria suportado esta dor? Onde estaria Jesus? Como estava Ele? Com fome, frio? Jesus é encontrado no templo, pregando para os doutores da lei que estavam admirados com a inteligência deste menino que crescia em estatura, graça e sabedoria.

Maria, Mãe dolorosa e fiel aos pés da cruz. Fielmente, Maria acompanhou cada momento da Paixão de Jesus. Seu coração é transpassado por uma espada de dor ao ver seu amado filho; que, silencioso, suspirava e gemia sua amarga dor. Maria nada pôde fazer, mas sua presença cheia de amor o consolava. Maria o recebe em seus afáveis braços. Jesus ferido no corpo e ela na alma. Uma dor sem nome.

Sabe de uma coisa, meus irmãos, Maria é um verdadeiro presente de Deus para cada um de nós. Sua presença em nossa vida é fundamental, pois ela é Mãe do Salvador Jesus. Quando nos entregamos a Maria, nossa família é apresentada por ela imediatamente a Jesus, assim como aconteceu nas bodas de Caná, em João 2, 1s. Vale a pena ler e refletir esta passagem bíblica. Eis a escolhida de Deus. Seu segredo é ser toda de Deus. Viveu humildemente na oração, no silêncio de uma obediência incomparável e fiel, de um sincero louvor no lindo Magnificat Lucas 1, 46.

Obedeça a Santíssima Virgem Maria: REZE O TERÇO TODOS OS DIAS E CONSAGRE-SE A ELA.

Santíssima Virgem Maria, peço humildemente, que cuide de nossas famílias brasileiras. Proteja, ilumine e conduza cada família a Jesus teu amado filho. Que em nossos lares haja paz, amor e fé. Mesmo nas provações, possamos estar firmes em Deus. Como zelastes pela família de Nazaré, zele pela nossa. Amém.

Mensagem dirigida após o terço no dia 23 de julho de 1987

A Santíssima Virgem nos diz: “Quero entrar nas famílias pra vos tornar santos, para levar a perfeição do amor, ficar convosco para vos tornar mais fecunda e forte a vossa unidade familiar. Eu sou Mãe e rainha das famílias. Eu olho com amor as famílias que se consagraram a mim.” (Livro aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora – Movimento Sacerdotal Mariano Pe Stefano Gobbi: 24ª edição pagina 631).

Nestes tempos difíceis, a família está sendo alvo do inimigo, porque é um verdadeiro santuário de vida. Eis nosso pronto refúgio: a Sagrada Família. Temos São José, casto servo de Deus, esposo fiel de Maria. Também foi exemplo de pai, verdadeiro protetor da família. Eis assunto para outro artigo. No centro, Jesus: caminho, verdade e vida.

Neste Jubileu de Ouro da nossa Paróquia Sagrada Família, vamos comemorar convictos da importante e divina presença da Família de Nazaré em nossas vidas de cristãos católicos.

Totus Tuus Marie

A paz de Cristo e o amor de Maria

Até o próximo artigo.

Andréia Ribeiro

Autora