“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” ( São João Paulo II)
O Encontro Paroquial da Juventude 2017 foi iniciado com a celebração eucarística, presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf, nosso Pároco.
Logo após, houve um café, muito bem preparado pela Pastoral Familiar e ECC (Encontro de Casais com Cristo). Em seguida, a abertura do Encontro teve uma dinâmica de apresentação dos jovens, onde os mesmos puderam refletir sobre sua identidade.
A animação do encontro ficou por conta dos jovens Vanessa Guedes, Valéria Guedes , Marcos Vinicius e o nosso Pároco Padre Laurindo. Sem contar com a empolgação dos participantes que foi surpreendente. Foi o mesmo sentimento que embalou toda juventude, que revelou o motivo que a inspira a partilhar o dom do canto para a evangelização.
Algumas participações enriqueceram o encontro. Uma delas foi a presença do Seminarista Eustáquio. Ele fez uma palestra, com base no documento 85: A evangelização da Juventude, a importância do jovem na Igreja.
Juventude implica poder de descoberta, de perspectiva, de escolha, de programação, de assunção pessoal, de decisões fecundas, que ocorre em diversos caminhos. A busca de sua identidade dentro da Igreja.
Para isso, nossa Igreja tem suas diversidades, seus carismas, a liberdade da escolha. Nossa missão como jovem é ajudar com a evangelização. Jovens que evangelizam jovens. Jovens Sarados, que caminham ao lado de Jesus. Jesus derrama o seu Espírito sobre nós para que possamos ser fortes. Jovens de calça jeans e tênis. Estar no mundo e evangelizar o mundo, ter misericórdia do próximo.
Refletindo a carta do Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II: “a Igreja olha para os jovens. Antes, a Igreja de modo especial, olha para Si mesma nos jovens.”
A juventude que se preocupa com as coisas sociais se preocupa com a sociedade. Olha o exemplo do evangelho do jovem rico. Jesus fala o que devemos fazer para segui-lo. Temos que ser jovens na fé, não sermos escravos dos bens materiais.
Em um segundo momento de partilha, o seminarista refletiu sobre a Adolescência e a busca da identidade social e espiritual.
Períodos de mudanças, saber o que quer da vida, as fases de descoberta. Estando em um grupo “bacana” de jovens sarados no corpo e na alma, você vai discernir também sua identidade social.
A Igreja Católica tem uma diversidade de jeito de ser uma igreja católica. Ela é bem ampla. Estando na Igreja Católica, você vai discernir qual tipo de espiritualidade que você quer servir a Jesus Cristo, citando pastorais, movimentos e seus carismas.
Logo após, Padre Laurindo fez um momento de animação e em seguida foram para o almoço, muito bem preparado pela Pastoral Familiar.
No período da tarde, os jovens interagiram com apresentações e dinâmicas feitas pelos mesmos. Nestes momentos, eles se abriram, motivando a buscar suas raízes para evangelizar, mostrando o que realmente eles desejam, o que precisa melhorar na nossa Igreja particular de Januária, na Paróquia Sagrada Família. Esse momento de partilha gerou frutos e o mesmo serviu de incentivo para a Formação de um Conselho de Assessoria Jovem.
Este conselho será composto por um representante de cada Grupos de Jovens, de todas as comunidades de nossa paróquia.
A proposta é reunir representantes de todas as expressões juvenis para refletir sobre como seu trabalho gera resultado.
O intuito é promover uma integração entre iniciativas diferentes de evangelização da juventude, mais que se unem pela alegria da partilha, de ser um jovem rosto de Deus.
A paróquia abraça a juventude, quer acolher o desejo da juventude e para isso nossos assessores estarão responsáveis por essa comunicação: os novos porta-vozes da nossa Igreja.
Os membros do Conselho dos Jovens Assessores são os seguintes:
Daiana – Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Riacho da Cruz
Tamires – Sapé
Melania Maria e Carol – Agreste
Danielle – Nª Srª de Fátima – Novo Milênio
Francielle – Nova Odessa
Luana – Comunidade São Paulo – Boa Vista
Cláudio – São Vicente
Luciana – Riacho Novo
Stephanie – Matriz
Nossa paróquia Sagrada Família se alegra com os nossos jovens assessores. Desejamos caminhar ao lado de cada Jovem e que nós possamos, juntos, dar continuidade àquilo que já é ótimo; melhorar, aquilo que está bom e corrigir aquilo que ainda é desafio.
Peçamos a Deus que sempre os ilumine em sua missão de cada grupo de jovens. Que o Espírito Santo lhes dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que a Sagrada Família esteja com vocês para lhes cobrir de bênçãos vindas dos céus, e sendo modelo de caminhada cristã.
Sejam bem vindos e acolhidos em nossa Paróquia, recebendo de todos nosso abraço fraterno e nossas orações.
Fotos: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família, Pe. Laurindo, msf e Welington / Pastoral Familiar
Texto: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família