A Santa Missa do Domingo de Ramos teve início às 18h30min na Praça dos Pescadores, em frente ao Batalhão da Polícia Militar, no sentido de vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade. A celebração foi presidida pelo Pároco Padre Laurindo, msf. Após a bênção dos ramos, a comunidade saiu em procissão até a Matriz.
Padre Laurindo, em sua homilia, explica a importância da Semana Santa
.
“Hoje inicia-se a Semana Santa, uma semana que para nós católicos não pode ser comparada como uma semana qualquer. É uma dimensão maior. Essa semana nos leva a contemplar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. É momento de viver com mais intensidade, santificar essa semana com minhas orações.”
“Não há seguimento a Jesus sem caminhada”, afirma o Padre.
“O momento da caminhada nos leva a refletir o mistério da Paixão e humildade de Cristo. Falar da Paixão de Cristo é narrar o sofrimento, pensar em alguém que perdeu sua dignidade. Jesus enfrentou tudo isso com serenidade, por mais que a dor tomou o seu corpo, a ponto de exclamar: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”
“Jesus sofria desde a infância, a Sagrada Família enfrentou grandes tribulações. E Jesus jamais disse que não queria. Olhar para Paixão nos leva a contemplar todo esse mistério e como Jesus vivenciou a ressurreição, que é também momento de reflexão sobre os sofrimentos que cada um carrega dentro de si, como superá-los e renascer pela fé, na confiança da ressurreição.”
“A liturgia do Evangelho no início da missa nos mostra que Jesus é recebido pelas pessoas, abanando seus ramos nas mãos. Jesus entra em Jerusalém montado em um jumento simbolizando a humildade.” explica o Padre Laurindo, destacando a passagem bíblica do início da celebração.
Durante a manhã, às 7h30min, aconteceu a procissão ao redor da Matriz sendo a missa presidida por Pe. Herbert, msf que é nosso Vigário.
Nas comunidades São Paulo (Boa Vista) e Nossa Senhora Rainha da Paz (Riacho da Cruz) aconteceu a Missa do Domingo de Ramos, e em algumas das comunidades de nossa paróquia, por ocasião da Semana Santa, foram enviados Missionários.
CATEQUESE /SIGNIFICADO DO DOMINGO DE RAMOS
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho, que é aclamado pelo povo. As pessoas O aplaudiam como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Nesse sentido, o Domingo de Ramos é o início da Semana que mistura gritos de “Hosana” com clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. (Evangelho do Domingo de Ramos) Hosana quer dizer “salva-nos!” Os ramos nos recorda que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, que professamos uma fé.Os ramos abençoados que levamos para nossas casas, após a Missa [do Domingo de Ramos], lembram-nos da unidade a Cristo na luta pela salvação do mundo, a luta á contra o pecado, um caminho até o Calvário, mas que chegará à Ressurreição. O significado da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada um realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que estamos aqui só de passagem, somos apenas peregrinos neste mundo.
Texto: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria/PasCom Sagrada Família