A romaria à Aparecida/SP aconteceu de 07 a 11 de setembro de 2022. Foi uma experiência muito bacana, na qual todos os 67 romeiros da Paróquia Sagrada Família de Januária e também das cidades vizinhas, como: Montes Claros, Cônego Marinho, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz e Itacarambi, compartilharam da mesma experiência e todos ficaram maravilhados com tamanha beleza e espiritualidade.
Uma viagem muito tranquila, onde todos tiveram a oportunidade durante todo o trajeto de rezar, cantar e brincar. Padre Laurindo, msf; com seu jeito extrovertido, buscou envolver a todos para que pudessem ter uma viagem agradável. Carol e Welington ajudaram na organização da viagem e cuidaram muito bem de todos os detalhes da romaria, inclusive na partilha.
Chegando em Aparecida, na quinta-feira, dia 08 de setembro, todos foram muito bem recepcionados pelo hotel onde ficaram hospedados. Depois de descansar um pouco e tomar o café, padre Laurindo orientou a todos a saírem sempre de grupos, de modo especial aqueles que estavam indo pela primeira vez, para a segurança de todos. Cada romeiro era livre para conhecer os diversos lugares que tinha por lá, respeitando é claro, as orientações.
Ainda na quinta-feira, todos se dividiram em grupos e saíram para visitar a basílica, assistir as santas missas que eram celebradas em diversos horários e também visitar a antiga igreja, museu e diversos lugares encantadores existentes no local.
Na sexta-feira todos participaram da Santa Missa às 9 h, que foi concelebrada no Santuário Nacional pelo padre Laurindo. Os fiéis que ficaram em Januária acompanharam pela TV ou pela internet. As Ministras Extraordinárias da Eucaristia: Hermínia, Maria D’ajuda e Ana Maria foram convidadas a servir, neste dia. Terminando a Santa Missa, muitos se dirigiram a sala de confissões para se confessarem e outros saíram para prestigiar as belezas locais.
Na parte da tarde, todos foram de ônibus conhecer o seminário Frei Galvão, onde foram muito bem acolhidos por um religioso. No final da tarde , ao retornar, alguns romeiros se dirigiram aos comércios locais para conhecer e adquirir lembrancinhas para os familiares e amigos.
No sábado às 7h30, a romaria foi ao caminho do Rosário, momento marcante. Cada mistério do Rosário era ilustrado com imagens próprias. Pelo caminho, os romeiros junto com o Padre Laurindo, rezaram o terço e cantaram diversos cantos marianos. Foi muito emocionante percorrer este caminho e era possível ver a emoção no rosto de cada um presente ali.
Terminado este momento, todos voltaram para o hotel para almoçar e despedir desta maravilhosa romaria. Hora de voltar pra casa.
Às 13h30, os romeiros já estavam no ônibus rumo a Januária. Ainda deu tempo para passar em Cachoeira Paulista, para visitar a sede da Comunidade Canção Nova. Uma viagem tranquila e emocionante. Padre Laurindo realizou durante a viagem o sorteio de alguns brindes entre os romeiros e muitos foram premiados. Os romeiros também presentearam o padre Laurindo com uma singela lembrancinha. Alguns deram testemunho do quão maravilhoso foi esta romaria, e todos, sem exceção, se emocionaram e agradeceram primeiramente a Deus por conceder esta graça e ao padre Laurindo, Carol e Welington que com tanto carinho conduziram essa viagem.
Todos ali já estavam na expectativa no retorno no próximo ano com as bênçãos de Deus e a intercessão de Nossa Senhora. Todos voltaram para casa com o coração cheio de gratidão por tamanha alegria de ter participado desta Romaria 2022. Vale lembrar que por causa da pandemia, a Paróquia não realizou a romaria em 2020 e 2021.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e Colaboração: Nájila Aparecida / Legião de Maria
Fotos: Paroquianos e romeiros