O dia 30 de dezembro de 2022 ficou marcado na história da Paróquia Sagrada Família. Neste dia, em que a Igreja celebrou a Festa da Sagrada Família, nossa padroeira, o administrador diocesano D. José Moreira presidiu a Santa Missa pela última vez na Paróquia, antes da posse na Diocese de Porto Nacional/TO.
O Ministério de Música Sagrada Família animou a celebração eucarística. Na procissão de entrada, representantes dos movimentos, pastorais e comunidades levaram suas bandeiras ou banners. Um casal da Pastoral Familiar levou a imagem da Sagrada Família. D. José incensou o altar, o presépio e a imagem da Sagrada Família. Os três padres de nossa paróquia concelebram: Pe. Herbert, msf; Pe. Marconi, msf e Pe. Laurindo, msf. Pe. Laurindo acolheu o bispo D. José em sua última celebração no território paroquial, que foi acompanhada por uma calorosa salva de palmas da assembleia. D. José agradeceu ao padre pela oportunidade de presidir a missa na Matriz.
Pe. Laurindo proclamou o santo evangelho. Em sua homilia, D. José assim refletiu:
“Que bom, neste dia todo especial, que aqui a Congregação da Sagrada Família que cuida desta paróquia. Celebrar neste dia, praticamente a ser enviado para outro lugar. Pe. Herbert veio lá da Alemanha, enviado para aqui. Estes dias eu estive lá na Itália, e fui na Alemanha. Batizei gente lá na Alemanha, no mês passado. Falei com ele agora, que estive na Alemanha, sua terra. Tem um padre missionário lá, aqui do Brasil, e não tem bispo na diocese. Eu tava em Roma e ele disse: ‘Vem aqui, Moreira, batizar, crismar umas moças.’ Eu fui batizar e crismar lá na Alemanha. Olha como é a missão. E hoje eu vim celebrar aqui neste dia da Sagrada Família, em que a Sagrada Família é a patrona desta congregação. E tem quanto tempo da congregação nesta diocese? 60 anos. Já passou de 60 anos os missionários. Eu vim para cá. Quatorze anos missionário nesta Diocese de Januária. Depois de quatorze anos sou enviado para outra diocese.”
.
“E hoje é dia da família. Providência divina. Olha o que diz São Paulo na Primeira Leitura que foi lida: ‘Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro.’ Quem tiver queixa contra mim, me perdoe. Diz a Palavra de Deus ainda: ‘Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também.’ Você me perdoa também as minhas incompreensões. ‘Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição.’ Eu amo, sou feliz. Nestes quatorze anos eu amo Januária. Amo essa terra. Amo esse Norte de Minas. Nunca me cansei. Andando. Nestes dias mesmo, atolando para Várzea Bonita. Atolando nestas estradas. Mas nunca me cansei. Amo de fato este povo do Norte de Minas, que me acolheu, me entendeu.”
https://www.youtube.com/watch?v=PJjQt8rLwYs
“Eu entrei para o seminário em 1967. O Concílio Vaticano II já tinha terminado, mas ainda falava em latim. A missa era em latim ainda. E era às 5h da manhã. E ia ajudar o bispo D. Alan., que era missionário, que veio da França, para ser bispo lá, onde ainda não era o estado de Tocantins, era estado de Goiás. Hoje tem quatro dioceses. E ele andava pelo Rio Araguaia, Rio Tocantins, andava a cavalo, andava tudo. E aí eu ajudava este bispo às 5h da manhã. Agora volto para ser bispo lá, meu Deus do céu. Que coisa, neste lugar. Fui padre nesta catedral durante sete anos. Agora volto como bispo. Olha, a missão é forte. Lá são 65 padres na diocese. É sério. São quase 40 paróquias. Eu vou para lá. Rezem por mim também. O papa pediu. Agradeço pela oração. Vocês me ensinaram a ser bispo aqui em Januária. Eu aprendi. Continuei firme, alegre e feliz. Por isso eu peço perdão para vocês, se não correspondi, eu peço perdão. Me perdoe Padre Herbert, me perdoe Padre Marconi, me perdoe Padre Laurindo. E vamos continuar firme na fé.”
A Pastoral Familiar preparou preces voltadas para as famílias e para o bispo D. José. As crianças da IAM (Infância e Adolescência Missionária) participaram do momento do ofertório.
A comunidade paroquial preparou uma bela homenagem ao bispo D. José. Elizabete Ponciano, representando o ECC – Encontro de Casais com Cristo, em nome de toda a paróquia, leu uma mensagem destacando o importante trabalho de D. José nos quatorze anos bem vividos na Diocese de Januária. D. José recebeu uma lembrança da paróquia.
Em seguida, Pe. Laurindo conduziu a consagração de todas as famílias, dos padres e do bispo D. José à Sagrada Família. Foi um momento lindo.
Após a bênção solene, D. José explicou como a Diocese de Januária se organizará até a escolha de um novo bispo pelo Papa Francisco.
Terminada a Santa Missa, vários fiéis quiseram registrar este último momento junto a D. José Moreira.
A coordenadora da Catequese, Maria Zilda, assim se pronunciou:
“
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família