No sábado, dia 23 de novembro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, às 19h, a Santa Missa onde vários jovens receberam o sacramento da Confirmação, da Crisma. Os jovens pertencem às comunidades urbanas (Setor Pe. Berthier). Nem mesmo a forte chuva que caiu horas antes da celebração, e também a falta de luz parcialmente na Matriz durante toda a missa, impediram este momento tão importante para a Paróquia Sagrada Família. O bispo D. Geraldo presidiu a Missa, que foi concelebrada pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. Pe. Laurindo apresentou ao bispo todos jovens que se preparam para nesta noite receber o sacramento da Crisma. Aproveitando da falta parcial de luz, D. Geraldo conduziu sua belíssima reflexão. Veja alguns pontos:
“Este pedido que o senhor acaba de dirigir à Igreja de Deus, em nome de cada um dos crismandos e crismandas que aqui se encontram. E o que foi muito bonito é que acompanhando este pedido que o senhor faz, o senhor acaba de relatar para todos nós, especialmente para a comunidade, o caminho percorrido por esses crismandos. Na função de pároco, este carinho em acompanhar, muitas vezes os próprios crismandos diretamente. Outras vezes, na conversa, na partilha, junto aos seus catequistas. Por isso, então, o senhor não só apresenta estes crismandos, mas, ao mesmo tempo, afirma para todos nós, neste momento, que eles estão preparados de fato para este sacramento.
Vamos todos nós, então, saudar os nossos crismandos, preparados para a Crisma, com uma salva de palmas.”
Todos na Matriz atenderam o pedido de D. Geraldo, que assim continuou a refletir:
“Nós, como acaba o padre Laurindo de dizer, estamos aqui reunidos com muita alegria. E esta alegria é proporcionada por este setor desta Paróquia da Sagrada Família, que preparou com tanto carinho estes jovens, e os apresenta hoje para serem crismados. Olha como Deus faz as coisas. Certamente, todos fomos pegos de surpresa para esta celebração. Ninguém esperava de estar faltando luz, estar com a carga incompleta para nós neste momento. E nós nos podemos valer disso. Para que vocês nunca esqueçam o dia que vocês foram crismados. Talvez nós, que já fomos crismados, não tivemos esse elemento singular no dia da nossa Crisma e pode ser que a gente até já esqueceu este dia. Mas, vocês terão a oportunidade de guardar este dia na memória e no coração de vocês. Para estar sempre lembrados no dia da nossa crisma, no dia que eu fui crismado, faltou luz e aí vieram várias improvisações, que demonstraram também esta habilidade, esta criatividade para que tudo pudesse acontecer sem grandes transtornos. Olha como está sendo bela essa oportunidade da gente celebrar com limite da iluminação física. Ser crismado neste dia é oportunidade também para a gente lembrar da importância da luz.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Portanto, celebrar a Crisma de vocês neste dia, em que a energia está comprometida, é um compromisso que você deve fazer com você mesmo, para não deixar faltar à sua vida a luz que é Deus. Que será de nós se não tivermos esta luz que é Deus? A luz elétrica vai fazer falta para nós, pelo menos para a gente saber onde pisar, e o que pegar, só à noite. Se faltar a luz que é Deus para nós, nós vamos ficar completamente desorientados, tanto de dia quanto de noite. Não deixe de faltar na vida de vocês a luz que é Deus. Esse dia em que a luz está comprometida e que vocês vão ser crismados, sirva também para lembrar a vocês e para vocês não se esquecerem nunca: ser luz para o mundo. Se nós não formos luzes para o mundo, a luz do mundo vai ficar comprometida. A sociedade vai ficar dentro da escuridão, porque eu não estou cumprindo a minha missão de ser luz para este mundo e para esta sociedade. O crismado nada mais é do que aquela pessoa que toma consciência de que ele deve buscar sempre em Deus a luz da sua vida e oferecer sempre para o mundo a luz que vocês recebem de Deus. Essa é a missão de crismado. Essa é a missão de vocês a partir de hoje, dupla. Deixarem-se iluminar por Deus e tornarem-se luz para a sociedade humana. Para que vocês consigam ser esta luz para o mundo, hoje que vai acontecer na vida de vocês, se vocês derem abertura para isso, é que Deus vai dar a cada um de vocês, crismandos, o seu Espírito Santo, com os seus dons, para que assim cada dom do Espírito Santo na sua vida, seja como que uma lâmpada, seja como que um raio para iluminar ao seu redor. Para isso, daqui a pouco nós vamos rezar e pedir a Deus uma luz especial para você.”
Dom Geraldo, a seguir, explicou a importância dos setes dons do Espírito Santo, sempre os relacionando com a luz.
Concluída a homilia, o momento mais esperado. D. Geraldo confirmou cada jovem com o óleo do Crisma. Neste momento, receberam o Espírito Santo, que ajudará os crismados a percorrer o caminho de santidade, caminhando junto com as propostas da Igreja.
Ao fim da Santa Missa, a comunidade agradeceu ao bispo D. Geraldo pelo importante trabalho em nossa diocese. Pela primeira vez, D. Geraldo presidiu a Missa de Crisma na Matriz. Pe. Laurindo também agradeceu a todos os catequistas que fizeram a preparação destes jovens, a fim de que, agora crismados, possam contribuir na ação evangelizadora da Igreja Católica, começando já pela participação na Novena de Natal.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família