Alguns dias após celebrar os dez anos de Episcopado, D. José Moreira presidiu no dia 17 de janeiro de 2019, na Catedral de Januária, a Ordenação Diaconal de Welkler e João Rafael.
Vários sacerdotes da diocese de Januária e de outras dioceses estiveram presentes, além dos familiares e amigos.
Welkler e João Rafael foram chamados ao altar para início do rito de Ordenação. Pe. Carlos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Francisco, manifestou o consentimento da ordenação. D. José, em seguida, perguntou a familiares e padres formadores se também aprovavam a ordenação. Todos responderam positivamente. D. José pronunciou sua homilia, expressando sua felicidade em ordenar mais dois diáconos para o serviço na Diocese.
“Hoje, nesta Missa, lembro da minha ordenação de padre em 1982, de minha ordenação de bispo em 2009. Dez anos nesta Igreja. Hoje dia de Santo Antão, o eremita.” D. José explicou que o diácono, o padre, o bispo apesar de viver na solidão, não é solitário.
A seguir, teve o início do Diálogo entre o pastor e os candidatos, onde puderam ver suas responsabilidades desta missão que livremente assumem. Durante a ladainha, Welkler e João Rafael se prostraram diante do altar, enquanto toda assembleia ficou de joelhos.
O gesto da imposição das mãos é próprio da ordem. A imposição das mãos junto a oração consecratória confere aos eleitos o caráter sacramental.
Já ordenados, Welkler e João Rafael foram revestidos com os paramentos com o auxílio de padres da Diocese de Januária e da Arquidiocese de Montes Claros.
Revestidos com as vestes diaconais, os Diáconos recebem da mão do Bispo o Santo Evangelho, com a missão de viver e anunciar a boa nova de Jesus Cristo. D. José e os Diáconos da Diocese de Januária acolheram com um abraço os recém-ordenados.
A partir deste momento, os novos diáconos passaram a servir no altar.
Ao fim da Santa Missa, Pe. Natelson Coutinho, Cura da Catedral e Chanceler da Cúria Diocesana leu a ata da ordenação diaconal. Uma bela homenagem foi preparada para os diáconos onde após a leitura da mensagem, familiares e amigos levaram uma rosa para Welkler e João Rafael.
Pe. André agradeceu a D. José pela bondade e atenção no cuidado com o rebanho, manifestado novamente com esta ordenação diaconal, e acolheu os novos diáconos no clero diocesano. D. José avisou que o diácono João Rafael irá exercer seu ministério em São Romão e o diácono Welkler em Pedras de Maria da Cruz e Januária, na paróquia Nossa Senhora das Dores.
Um dos momentos mais marcantes, quando os diáconos cantaram juntos a música Juras de Amor, sendo que o Diácono João Rafael tocou uma viola neste instante. A música emocionou a todos.
Welkler fez o agradecimento em nome dos diáconos. Após a conclusão da Santa Missa, os novos diáconos receberam os cumprimentos de todo povo de Deus.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.
Clique aqui para ver a transmissão pelo Facebook
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Fernanda PasCom Catedral de Januária