“A crisma é a maturidade da fé.”, nos falou D. José Moreira

“A crisma é a maturidade da fé.”, nos falou D. José Moreira

crismaD

A noite do sábado 17 de novembro foi muito especial para nossos adolescentes que se prepararam para receber o sacramento da Crisma na Matriz Sagrada Família. Na Santa Missa presidida pelo nosso bispo D. José Moreira, 70 adolescentes e jovens foram ungidos com o óleo, confirmando sua fé. Nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf também participou.

Pe. Laurindo agradeceu a todos pela presença e acolheu nosso bispo. D. José iniciou falando sobre a importância da continuidade da missão cristã após o Sacramento da Crisma.

Os crismandos participaram ativamente da celebração eucarística: através das leituras, preces, ofertório. Foi tudo bem preparado.

Iniciando sua homilia, D. José perguntou a padre Laurindo se havia lugar para os crismandos engajarem no serviço da Igreja. Pe. Laurindo respondeu que sim, que a paróquia conta com muitas pastorais e movimentos onde estes jovens podem atuar e assim colaborar com a evangelização.

Continuando sua reflexão, assim refletiu D. José:

crisma1
“É culpa do pai e da mãe que o filho não saiba a data do batizado. A crisma é a maturidade da fé. Foi batizado quando criança, e agora confirma esta fé.”

“O Espírito Santo pede para falar as coisas de Deus. Fomos batizados em nome de Deus que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a Santíssima Trindade. O meu Deus me acolhe. Ele não me rejeita. O Papa Francisco lançou recentemente uma exortação de como viver a santidade hoje. Como precisamos de santos hoje: na escola, na família, na Igreja, no trabalho. Santos!”

“O caminho do céu é Jesus. Como vou seguir Jesus? Quem quer seguir Jesus passa pela cruz.”

D. José nos lembra que estamos celebrando a semana dos pobres, cujo término é no domingo, 18 de novembro. O bispo sugeriu diversos métodos para tentar diminuir a pobreza e garantir as pessoas nesta situação uma alimentação mais digna.
crisma2
Após renovarem as promessas do Batismo, deu início ao rito da Crisma, onde o Bispo ungiu com o óleo santo a cabeça de cada crismando, confirmando a cada um na fé católica.

Ao fim da Santa Missa, abriu-se um espaço para as Irmãs da Divina Providência apresentar o belo trabalho executado há 50 anos no SERVIR, entidade assistencial a crianças e adolescentes de Januária, e que chegava ao fim a partir deste comunicado. As irmãs continuarão sua missão em Januária, mas sem estar a frente do Servir. Elas agradeceram a todos os sacerdotes da Paróquia Sagrada Família que ao longo dos anos prestaram seu apoio a entidade. Elas também agradeceram aos paroquianos que vão continuar a missão do Servir.

As catequistas leram um belo agradecimento a D. José, por ter comparecido a nossa paróquia para crismar nossos catequizandos.

Pe. Laurindo agradeceu ao importante trabalho dos catequistas em nossa paróquia, sem o qual não seria possível este momento. O sacerdote também listou as pastorais e movimentos da paróquia onde os crismandos podem estar colaborando na missão da Igreja.

Após a bênção final, os crismados tiraram fotos com familiares, catequistas e com D. José.

Que o Espírito Santo sempre ilumine os crismados na trajetória de vida que agora se inicia.

Confira aqui a cobertura fotográfica completa.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

papa destacada
Papa: ao encontro definitivo com o Senhor levaremos o que doamos
novembro 18, 2018
ano do laicato
Santa Missa de Encerramento do Ano Nacional do Laicato acontecerá no próximo domingo
novembro 19, 2018