Pe. Laurindo: “Jesus amou-nos e amou-nos até o fim”!

encontro2025
Fiéis presentes na Celebração Penitencial e Procissão do Encontro
abril 17, 2025
sextafeirasanta2025
Pe. Laurindo: “A cruz é um sinal verdadeiro da manifestação de Deus por amor a todos nós”.
abril 19, 2025

Pe. Laurindo: “Jesus amou-nos e amou-nos até o fim”!

quintafeirasanta2025

A Igreja iniciou nesta quinta-feira, 17 de abril, o Tríduo Pascal com a celebração da Ceia do Senhor. Na ocasião, a Igreja celebra também a instituição do Sacerdócio Ministerial e da Eucaristia. A Santa Missa foi presidida por nosso Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, e concelebrada pelo Pe. Herbert Rohleder, msf. Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

“Hoje iniciamos com toda a Igreja o Tríduo Pascal. Quando nós falamos que estamos iniciando o Tríduo Pascal é porque estamos celebrando o momento mais forte, o ponto mais alto da vida litúrgica da nossa Igreja. Teremos razões para celebrar durante todo o ano porque destas celebrações, desses dias, nós celebraremos verdadeiramente a Páscoa do Senhor. Esta missa que estamos a celebrar ela não termina hoje, ela continua amanhã e termina no sábado, como uma única liturgia que nós vamos percebendo gradativamente a nossa participação na vida de Jesus, da sua Paixão, Morte e Ressurreição. E esta memória, deste acontecimento que vai ser o fermento nos corações de todos nós e de toda a Igreja. Dessa Igreja que vai durante todo o ano fazer memória da vida de Jesus.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Na memória desta Quinta-feira Santa Jesus institui a eucaristia. Jesus faz também a instituição do sacerdócio ministerial. Dessas duas experiências, desses dois pontos fundamentais da liturgia desse dia, Ele nos coloca ainda o mandato do amor, o mandato da caridade, o mandamento do serviço, através do Lava-pés. Falar do dia do Lava-pés é o dia que Jesus nos ensinou a servir. Que Jesus nos ensinou como devemos ser, de que maneira devemos viver. A constatação do evangelho desse dia é que Jesus amou-nos e amou-nos até o fim. Jesus nos ama por inteiro. Desse Jesus que nos ama até o fim, que nós celebraremos a sua páscoa, a sua ressurreição, passagem da morte para a vida. Que da alegria de celebrar esse dia nos faça sempre mais fervorosos, motivados e motivadores da fé, servidores da palavra, servidores na caridade e servidores do amor. Que assim seja para todo o sempre. Amém!”

 

Reveja aqui a transmissão da Santa Missa.

 

Em seguida, Pe. Laurindo procedeu, a exemplo de Jesus, com o gesto do Lava-pés, como o gesto do serviço. Convidou à frente os representantes dos discípulos, este ano fazendo referência à Campanha da Fraternidade, à casa comum e ao cuidado com a natureza e pôs-se a lavar os pés, um a um.

Após a comunhão seguimos para o momento de Adoração ao Santíssimo. Não tivemos a bênção por se tratar da celebração que continua na Sexta-feira Santa e Sábado Santo. Toda a comunidade foi convidada a participar desse momento de adoração que seguiu até às 23 horas, organizado por todos os movimentos e pastorais da paróquia.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família