Na terça-feira Santa, dia 15 de abril, a Santa Missa na Matriz Sagrada Família foi presidida por Pe. Herbert Rohleder, msf. Reflitamos sobre trechos de sua homilia:
“Jesus acolhe tanto a Judas quanto a Pedro com amor, mesmo tendo sido traído. Da mesma forma Jesus acolhe também o sofrimento e o transforma em glória de Deus, mostra quem Deus é. Deus é quem? Alguém que jamais para de amar. Seja a Pedro, seja a Judas, seja talvez também a você. Talvez nós perguntamos agora: É interessante, mas certamente não tem nada a ver comigo. Nós também nos envolvemos em situações nas quais traímos as pessoas, ou talvez situações nas quais estamos envolvidos, onde sentimos que acabamos com alguma coisa. Talvez com um relacionamento, talvez conversando com alguém da família, o próprio esposo, a esposa, ou quem sabe até com o filho. Então encontramos sempre diante das duas possibilidades que Pedro escolheu ou que Judas optou. Judas desespera diante a sua culpa, e suicidou. Pedro chora amargamente e muda de vida”.
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Na regra de São Bento, que ele deixou para seus discípulos, encontramos uma frase importante que resume o que o evangelho de hoje diz. São Bento aconselha a Jamais duvidar da misericórdia de Deus, pois a misericórdia é um exemplo de amor e de perdão das nossas pequenas e grandes faltas e também de traições. Se nos envolvemos em situações nas quais nos tornamos culpados, então é importante ter coragem de orientar-se pelo exemplo de Pedro e não pelo exemplo de Judas. Quem sabe precisamos também chorar amargamente, mas jamais precisamos duvidar da misericórdia de Deus, que nos ama, também nos ama quando cometemos faltas. Nunca devemos, irmãos e irmãs, duvidar da misericórdia de Deus”.
Ao final da Santa Missa a comunidade continuou na igreja, em oração, conduzida pelo Pe. Laurindo Aguiar, msf aguardando a chegada da imagem de Nosso Senhor dos Passos, que seguia em Via-sacra da Catedral Nossa Senhora das Dores até a Matriz Sagrada Família, conduzida por Pe. Álvaro.
Quando a procissão chegou na Matriz Sagrada Família e juntou-se com os fiéis que já aguardavam a chegada, todos juntos recepcionaram a linda imagem de Nosso Senhor dos Passos que fica na igreja até a procissão do encontro, na Quarta-feira Santa.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Fotos: Any Gabriela / PasCom Sagrada Família