Pe. Laurindo: “Com a sua vida, Jesus nos oferece a vida eterna”!

5domingoquaresma
Pe. Laurindo: “A nossa oração é que cada um tenha feito esse processo de conversão no tempo quaresmal”!
abril 9, 2025
segundafeirasanta2025
Pe. Marconi: “Nosso compromisso com o Reino de Deus é colocar em prática o mandamento do amor”.
abril 16, 2025

Pe. Laurindo: “Com a sua vida, Jesus nos oferece a vida eterna”!

ramos2025

Eis que depois de uma caminhada de oração celebramos no domingo, treze de abril, o início da Semana Santa. No sábado e no domingo em várias comunidades, que pertencem à paróquia, foram realizadas celebrações da Bênção dos Ramos.

Na Matriz, a missa da manhã foi presidida pelo Pe. Herbert Rohleder, msf. À noite, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Laurindo Aguiar, msf; que deu início à celebração na Praça Jove da Mata com a Bênção dos Ramos. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão até a Matriz.

Em sua homilia assim nos falou Pe. Laurindo:

“A Igreja coloca esta semana como a Semana Maior. Semana em que experimentaremos todas as etapas da vida de Jesus, os momentos cruciais da sua vida. E dentro desta semana nós celebraremos aquilo que a Igreja chama de Tríduo Pascal – passagem da morte para a vida. Temos acompanhado ao longo desse tempo quaresmal escutando Jesus que, da Galileia, onde inicia a sua missão, se põe a pregar, a ensinar, a sinalizar a ação poderosa de Deus na vida das pessoas. Jesus que vai transformando, dando significado na vida das pessoas, vai ensinado o seu povo a conviver. Ensinando que o mistério maior que envolve a nossa existência está para além daquilo que podemos tocar. Há uma vida que ultrapassa esse nosso olhar histórico terreno. Com a sua vida, Jesus nos oferece a vida eterna. Todos aqueles que nele crê tem a vida eterna”.

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Neste caminhar de Jesus muitos embates, muitas perseguições e rejeições Ele sofreu. Ao mesmo tempo que Ele teve acolhida, Ele teve também rejeição. Nós meditávamos na liturgia passada falando dessa incompreensão dos discípulos quando Jesus dizia: ‘Eis que eu vou sofrer, mas ressuscitarei ao terceiro dia’. Jesus está caminhando para Jerusalém, porque Jerusalém traz a imagem da cidade celeste, do lugar da vida que renasce. Lugar de um povo que ama Deus e que é fiel ao seu Deus. É uma imagem bonita que Jesus traz. E Jesus coloca Jerusalém como o lugar da vitória e não necessariamente como da morte, do sofrimento. Ele reconhece que para chegar à glória da vitória muitas vezes passaremos, e Ele assim passa, pela realidade da paixão e do sofrimento”.

“A liturgia nos mostra dois momentos importantes para de fato nos ensinar que a vida de Jesus é uma unidade e não uma separação. A liturgia que não iniciamos aqui na igreja, mas fora da igreja. A nossa missa que iniciou com a procissão de ramos que é a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. É dizer que aquele que entrou triunfantemente em Jerusalém é o mesmo que passou pela paixão e que morreu. O Jesus triunfante é o mesmo Jesus da cruz. E o que fez com que Jesus fosse fiel a tudo o que passou e a meta que ele colocou? A sua fidelidade a Deus, ‘porque foi para isso que eu vim para dar testemunho da verdade’, Ele mesmo disse. Outro ponto importante nesta celebração nos diz que Jesus é aclamado como rei, mas que tipo de rei? Que modelo de rei Jesus vem nos apresentar? Jesus vem nos mostrar através do jumentinho escolhido que o reino de Deus passa pela simplicidade, pelo caminho humilde. Esse Deus não vem para se servir do povo, mas é um Deus que vem para servir o povo”.

 

Clique aqui para rever a transmissão. 

 

“Hoje Jesus quer entrar, não é na Jerusalém fazendo memória. Ele quer entrar é na nossa vida, no nosso coração. Que bom que nesse tempo da Quaresma Jesus foi nos ensinando, através das práticas da penitência, da caridade, da solidariedade. Que bom que Ele agora está chegando e que estamos começando a Semana Santa e que Ele nos encontre nesse terreno, que é o nosso coração a nossa vida, cheio de paz, de alegria, de misericórdia e de verdade. Que Ele encontre mais compreensão e flexibilidade para pensar e viver diferente. Que esta Jerusalém santa, celeste seja nossa vida”.

 

Antes da bênção final Pe. Laurindo agradeceu: “a nossa gratidão a todos que vieram celebrar conosco. Que seja o início da nossa caminhada. Que possamos colocar como meta participar de toda Semana Santa até o Domingo de Páscoa. Agradecemos e acolhemos a todos que vieram à nossa paróquia pela primeira vez. Sejam sempre bem-vindos”!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família