Após quinze dias de intenso trabalho missionário, a Santa Missa na Igreja São Vicente de Paulo em Cônego Marinho, realizada às 18h deste domingo, 26 de janeiro, marcou a despedida de nossa Paróquia dos missionários vicentinos. Antes do início da celebração, Pe. Laurindo animou as comunidades presentes e as que estavam chegando para a Santa Missa.

A Igreja São Vicente de Paulo ficou tomada por fiéis representando todas as regiões do setor de Cônego Marinho. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Aguinaldo, e concelebrada pelos padres Pedro, Juarez e Laurindo, msf.

Da procissão de entrada participaram missionários levando a bandeira das Santas Missões Vicentinas e a imagem de São Vicente de Paulo. Na Entrada da Bíblia, a Palavra de Deus foi conduzida em uma peneira rodeada de flores.

Em sua homilia, Pe. Aguinaldo relembrou a criação como dom de Deus. Na hora da criação do ser humano há uma solenidade. "Façamos o ser humano a nossa imagem e semelhança". Somos chamados a manifestar a dignidade de Deus que nos criou livres. Deus nos quer um povo livre, sadio, bonito e alegre. A glorificação de Deus se dá na nossa vida. Mas o inimigo de Deus, percebendo o valor da criação humana, seduz o homem. Sem que a gente perceba, o mal nos passa uma rasteira. Cristo morre na cruz para que sejamos livres do pecado, que nos escraviza. Este fato está presente na primeira leitura e no evangelho de hoje. O povo que caminhava nas trevas do pecado, da injustiça, do ódio, da inveja, viu uma grande luz. Viver no pecado é querer romper com Deus. Viver no pecado é viver nas trevas. Viver no pecado faz sofrer todos que estão ao nosso redor. Mas brilha nas trevas uma grande luz, que é o próprio Filho de Deus. É seguindo a Jesus Cristo que teremos a chance de vivermos bem. O caminho é Jesus. No evangelho, quando Jesus sabe que João Batista é preso, inicia sua missão. Deus quer salvar todo o seu povo. Deus nos ama desde a criação, e nos resgata pelo sangue do Seu Filho, para viver uma vida de solidariedade. Quando uma pessoa já percebe que percorre um caminho de santidade, deve olhar atrás, e caminhar de mãos dadas com aqueles que ainda vivem longe de Deus. Devemos ser responsáveis e solidários com os outros. Ser missionário não é tarefa de um grupo pequeno, mas sim de todo batizado. Somos chamados a testemunhar, a glorificar com nossa vida, com nosso trabalho, com nosso testemunho, o próprio evangelho.

Pe. Aguinaldo também nos disse que: "A Missão continua. Os missionários que retornam a Belo Horizonte, irão continuar em missão. Vocês que aqui ficam, continuem também esta missão importante de construir o Reino de Deus. Fazer com que os sinais de Deus apareçam cada vez mais".

Ao final da celebração, Pe. Laurindo disse que a Missão não termina hoje. Relembrou a homilia: devemos trabalhar para que a luz de Deus resplandeça sobre as trevas. Às vezes, ficamos adiando assumir um trabalho na comunidade, mas é urgente que assumamos o nosso ser batizado. Estas Santas Missões Vicentinas vieram para nos despertar desta paralisia que nos envolve. Os discípulos deixaram tudo e imediatamente seguiram Jesus. Da mesma forma devemos agir. Se não assumirmos nossa missão, as trevas irão se sobressair.

Pe. Laurindo disse que os missionários trouxeram muita luz para a futura paróquia São Vicente de Paulo. Ao ver várias pessoas de todas as comunidades, percebemos que os missionários despertaram muita gente para o compromisso de abraçar, mostrando que é bom viver com Deus, que é bom viver em família. Em nome da Paróquia Sagrada Família fica toda nossa alegria e gratidão, pois nos ajudaram a animar nossas comunidades.

Pe. Laurindo também comunicou uma grande notícia. O jovem João Paulo irá nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, para o Seminário da Congregação dos Missionários da Sagrada Família em Montes Claros, fazendo o processo de discernimento no Seminário. Ele nos ajuda muito.  Pedimos a oração da comunidade para que aquele que foi chamado, seja feliz e possa ser um missionário a continuar a missão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na foto abaixo, João Paulo ajuda a segurar a bandeira.

Em seguida, os padres abençoaram as crianças. Pe. Laurindo disse que muitas crianças foram missionárias. Uma delas foi um missionário incansável, o Wanderson. "Que bom que os pais tragam seu filhos para a Igreja iniciando desde cedo este caminho de Jesus e ensinando que maravilha é a vida de oração", afirmou Pe. Laurindo.  Em seguida, elas cantaram a canção Eu tenho um amigo que me ama.

Três missionários de Belo Horizonte testemunharam a beleza deste tempo que passaram em Cônego Marinho. João Batista, da Paróquia Sagrada Família, em Januária, também fez um belo agradecimento a todos que de alguma forma trabalham para o bom êxito das Santas Missões.

Algumas fotos que documentaram estas Missões Vicentinas foram mostradas a toda assembleia, que pôde reviver os bons momentos deste período que ficará marcado na história de nossa paróquia.

Muitas amizades entre os missionários de Belo Horizonte e os moradores de Cônego Marinho se formaram. Que apesar da distância nunca se acabem e em novas oportunidades, possamos todos nos reencontrar e trabalhar em prol da evangelização.

Após a Santa Missa serviu-se um delicioso lanche, partilhado por todos.

Mais fotos da Santa Missa de Encerramento das Santas Missões Populares Vicentinas você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.


A celebração de envio dos Missionários para as Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho aconteceu às 15h do dia 12 de janeiro na Igreja São Vicente de Paulo. Vários fiéis da cidade, das comunidades rurais e de Januária compareceram a este importante momento em nossa paróquia.

Os missionários chegaram por volta de 14h30min em Cônego Marinho. Várias pessoas da comunidade os auxiliaram a carregar as bagagens e outros materiais até as salas da Igreja. Em seguida, teve início a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano D. José Moreira, e concelebrada pelos padres Laurindo, João Paulo e Vinícius.

Da procissão de entrada participaram os missionários, os padres e o bispo. Entre os missionários estão leigos, seminaristas e religiosas. Ainda irão chegar para as missões mais padres e religiosas. Padre Laurindo cumprimentou o bispo, os padres, os missionários e assembleia.

O bispo D. José em sua homilia, ressaltou: "Que maravilha pela criatividade de vocês, missionários vicentinos, a Diocese de Januária está sempre aberta. As Santas Missões em 2013 acenderam o fogo, tirou as cinzas de muita gente, vocês colocarão mais fogo na fé de nosso povo. Todos somos chamados a participar. É um absurdo o projeto que está tramitando no congresso onde não consta no documento da criança recém-nascida o nome de seu pai e da sua mãe. Somos batizados, temos nome e não número. Qual a missão de São Vicente? Ajudar os mais pobres. No Evangelho, do céu vem a voz de Deus que diz: Este é meu filho amado. Somos filhos. Como é bom sentir-se filho, ser acolhido. A gente assume um passo a frente, nos aperfeiçoando. Sejam bem-vindos missionários. O Espírito de Deus, que desceu sobre Jesus, abençoe vocês.  Que nestas semanas aqui, vocês renovem portanto essa fé, animando este povo, evangelizando, sobretudo a família".

A assembleia renovou as promessas batismais e D. José aspergiu a todos com água benta.

Pe. Vinícius, responsável pelas Missões Vicentinas, disse: "Somos enviados revestidos pelo Espírito de Cristo para continuar sua missão de fazer o bem a todos. Viemos de longe, da família vicentina, leigos e leigas, pais e mães de famílias, irmãs, padres, vocês que fazem parte desta comunidade, todos somos ungidos pelo Espírito do Senhor para continuar a missão de Jesus, anunciando a boa notícia do Reino, promovendo a vida, expulsando o mal para que o Reino de Deus aconteça e em nossa realidade aconteça a civilização do amor e da vida". Em seguida, pe. Vinícius convidou os missionários a virem para frente e explicou como acontecerão as atividades durante estas duas semanas de Missões. "Que a nossa humilde e despretensiosa visita, manifeste a presença constante de Deus na vida deste povo tão bom", reafirmou o padre.

A assembleia, motivada por Pe. Vinícius, cantou o canto "Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da Terra"

Ao final da celebração, nosso bispo abençoou as cruzes que foram entregues a cada missionário com o auxílio dos padres. Pe. Laurindo distribuiu a cada um dos representantes das comunidades, o cronograma de horários das Santas Missas e demais orientações. Também foi apresentado aos missionários, o local destinado para que cada um pudesse passar este tempo de missões e as pessoas que os levariam até estas regiões da cidade de Cônego Marinho.

D. José concedeu a todos os presentes a bênção e encerrou-se a Santa Missa. Logo após, os missionários já foram encaminhados as suas localidades. Em Cônego Marinho, aconteceu uma reunião às 19h para planejamento das atividades.

Rezemos para que este tempo de Santas Missões Vicentinas produza abundantes frutos.

Mais fotos da Missa de Abertura você encontra no grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.


Os missionários que vieram de Belo Horizonte para as Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho chegaram em frente a Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família neste domingo, dia 12 de janeiro, por volta de 6h30min.

Ao descerem do ônibus foram recepcionados por uma equipe de missionários de nossa paróquia, juntamente com Pe. Laurindo. Este primeiro momento foi marcado por muita alegria, com muitos abraços e cantos missionários.

Os missionários adentraram a Matriz para um breve momento de oração. Pe. Vinícius, responsável pelas Missões Vicentinas, acolheu a todos, convidando para que se dirigissem ao CEDIF para tomar café.  Após o café, os missionários de Belo Horizonte fizeram um pequeno passeio por Januária, conhecendo seus principais atrativos turísticos e templos religiosos, como: Praça Tiradentes, Catedral Nossa Senhora das Dores, Praça Getúlio Vargas e Rio São Francisco.

Os Missionários retornaram a Matriz para um breve descanso. Às 10h, eles participaram de uma reunião com Pe. João Paulo. Os missionários almoçaram às 12h e, em seguida, seguirão viagem até a Cidade de Cônego Marinho. A Santa Missa de Envio acontecerá na Igreja São Vicente de Paulo, às 15h, e será presidida pelo bispo diocesano D. José Moreira.

Mais fotos das Santas Missões Vicentinas você encontrará no grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

 


 Foto de Alisson Faria.

Devido a alguns imprevistos, os Missionários de Belo Horizonte que virão participar das Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho, não mais irão chegar no sábado, como estava previsto e divulgado.

Os mesmos chegarão em Januária pelo domingo de manhã onde serão acolhidos pelos paroquianos. Em seguida, os missionários tomarão café e antes de ir para Cônego Marinho, almoçarão na Paróquia Sagrada Família.

Sendo assim, a Missa de Envio dos Missionários será às 15h do dia 12 de janeiro (domingo) na Igreja São Vicente de Paulo. Os horários das celebrações da noite do domingo estão mantidos, exceto a que ocorreria em Cônego Marinho. Todos estão convidados a participar deste importante momento em nossa paróquia.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a acolhida dos Missionários, você deve entrar em contato com a Secretaria Paroquial pelo telefone 3621 1244. O site www.sagradafamiliajanuaria.com também estará informando qualquer novidade. Fique ligado!

Segue abaixo o quadro atualizado com os horários das Santas Missas durante as Missões Vicentinas.


 
Foto de Alisson Faria.

Os missionários chegarão de Belo Horizonte no sábado dia 11 de janeiro. A paróquia Sagrada Família acolherá estes missionários em Januária na parte da manhã, e os mesmos tomarão café e almoço. À tarde, eles seguirão até Cônego Marinho. A missa de abertura acontecerá às 15h, na Igreja São Vicente de Paulo. Após a Missa, os missionários  serão encaminhados para as respectivas comunidades de missão.

Confira abaixo os dias e horários das celebrações durante as Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho.


Viagem a BH apresenta nossa paróquia aos missionários das Missões Vicentinas

Os missionários da Paróquia Sagrada Família Aloísio Saraiva e João Batista, juntamente com Pe. Laurindo, participaram no dia 16 de novembro da Santa Missa na periferia de Belo Horizonte, no alto da montanha, comunidade São Judas Tadeu, bairro Paulo VI.

Segundo Pe. Laurindo, msf : “Foi ótimo conhecer esta comunidade e também encontrar os missionários que se preparam para as Missões Vicentinas que acontecerão em nossa paróquia no mês de janeiro”.  

A viagem em Belo Horizonte teve um objetivo muito claro: apresentar a realidade de nossa paróquia para os missionários. No domingo, 17, de 08h às 12h aconteceu o encontro de formação com os missionários vicentinos.  A visita também serviu para motivá-los e animá-los para este imprescindível trabalho missionário que irão realizar aqui! Preparemos desde já os nossos corações para acolhê-los e ajudá-los na missão, que acontecerá nas comunidades da Região do Cônego Marinho!




Reunião Extraordinária do Conselho Paroquial aprova Santas Missões Populares Vicentinas
 
 
Padres João Paulo, Vinícius e Laurindo
 
Após a Santa Missa da sexta-feira, dia 11 de outubro, aconteceu uma reunião extraordinária do Conselho Paroquial da Paróquia Sagrada Família, com a presença dos representantes dos movimentos e também dos padres João Paulo, Laurindo e Vinícius. O pe. Vinícius reside na cidade de Belo Horizonte e promove as Santas Missões Populares Vicentinas a regiões do nosso estado de Minas Gerais.
 
Na reunião, Pe. Vinícius explicou o sentido das Santas Missões Populares Vicentinas (SMPV). Sessenta pessoas, entre leigos, religiosos e sacerdotes passam 15 dias no mês de janeiro promovendo atividades missionárias. O objetivo não é arrebanhar mais fiéis. Em primeiro lugar, visam manifestar a presença amorosa de Deus na vida das pessoas, transparecer a permanente visita que Deus faz a seu povo. A SMPV também anima a comunidade, os que a sustentam com oração e serviço.
 
Pe. Vinícius explicou que a SMPV se estrutura da seguinte forma: Atividades missionárias durante 15 dias em janeiro / Participação na Semana Santa / Formação para lideranças em janeiro do ano seguinte. Em nossa paróquia, é previsto a execução em 3 áreas (Cônego Marinho, Riacho da Cruz e Matriz) e em três momentos distintos. Com a SMPV pretende-se dar continuidade e aprofundar o trabalho das SMP já desenvolvidos em nossa diocese e em nossa paróquia.
 
Pe. João Paulo disse que a primeira região a receber a SMPV seria Cônego Marinho já em 2014. "Em Cônego Marinho precisa-se de um engajamento maior nesta linha, pois se prepara para tornar-se uma nova paróquia. É uma alegria para todos nós ter uma nova paróquia formada dentro da Paróquia Sagrada Família."
 
A data mais provável para a realização das Atividades Missionárias seria de 12 a 26 de janeiro de 2014. Pe. Vinícius também disse que na realização da SMPV, a Igreja vai ao encontro das pessoas para mostrar que Deus se faz presente. Há encontro direcionados para crianças, jovens, lideranças, oração, visitas. É um processo de três anos para a paróquia. É uma experiência edificante para semear a Palavra de Deus.
 
Os Missionários de Januária que desejam participar das Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho já podem entrar em contato com os representantes do Setor Pe. Berthier ou enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A próxima reunião ficou agendada para a terça-feira, dia 22 de outubro, no Centro Comunitário. Participe!
 
 
Palavra do Pároco sobre as Santas Missões Populares
 
 
Realizamos a Semana Missionária. Dificuldades foram vencidas, barreiras derrubadas. As Santas Missões Populares nos ajudaram a perceber que podemos mais do que estamos fazendo. Contribuíram para unir todas as pessoas e unir a comunidade. Mostrou-nos que juntos somos mais fortes. Agora estamos começando a perceber que um novo tempo chegou e Deus colocou sangue novo nas veias de sua Igreja. Todos podemos evangelizar, todos somos chamados a evangelizar e todos somos evangelizados. As Santas Missões Populares contribuíram para um enriquecimento conjunto, quem tem mais dá a quem nada tem, e quem nada tem se abre às graças de uma comunidade solidária. A todos os missionários nossa gratidão e nosso apreço. Que Deus abençoe e proteja a todos.
 
Pe. João Paulo,msf
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Programação da Semana Missionária na Paróquia Sagrada Família - Setor Pe. Berthier 
 
Na sexta-feira dia 17 de maio, haverá formação para Missionários no Centro Social, logo após a Santa Missa. É importante que todos compareçam para tirar suas dúvidas. 
 
Missa de Envio (19/05) Dia de Pentecostes

* Oração Inicial às 6h20min com Caminhada saindo da Matriz às 6h30min em direção a Copasinha, onde estarão presentes as comunidades São Cristóvão, São Paulo, Santa Rosa de Lima, São Vicente, São Pedro e Nª Srª dos Pobres. Saindo às 7 h em direção a Rodoviária onde será servido um rápido lanche e se encontrará com a Com. Santo Antônio. A caminhada seguirá em direção a Matriz pela rua 13 de maio.

* Missa de Envio às 9 h.

* Após a Missa: Reunião com Missionários.

* Domingo a noite haverá celebração em todas as comunidades.

Visita às comunidades São Cristóvão e São Paulo (20/05 Segunda)

* 7h: Oração / 7h30min: Café / 8h às 11h30min: Visita Com. São Cristóvão / Almoço: Com. São Paulo / Após o Almoço: Partilha / 15h às 17h30min: Visita Com. São Paulo

* 19 h: Missa Com. São Paulo/ 19h: Missa Matriz

Visita à comunidade São Vicente (21/05 Terça)

* 7h: Oração /  7h30min: Café / 8h às 11h30min: Visita Com. São Vicente / Almoço: Quadra / Após o Almoço: Partilha / 15h às 17h30min: Visita Com. São Vicente

* 19 h: Missa Com. São Vicente/ 19h: Missa Matriz

Visita às comunidades São Pedro e Nª Srª dos Pobres (22/05 Quarta)

* 7h: Oração Com. São Pedro /  7h30min: Café / 8h às 11h30min: Visita Com. São Pedro / Almoço: Cruzeiro Com. Nª Srª dos Pobres / Após o Almoço: Partilha / 15h às 17h30min: Visita Com. Nª Srª Pobres

* 19 h: Missa Com. Nª Srª dos Pobres/ 19h: Missa Matriz / 19h: Missa Com. Santo Antonio Quadra Castilho.

Visita à comunidade Sagrada Família (Matriz) (23/05 Quinta)

* 7h: Oração Com. Sagrada Família / 7h30min: Café / 8h às 11h30min: Visita Com. Sagrada Família / Almoço: Com. Sagrada Família / Após o Almoço: Partilha / 15h às 17h30min: Visita Com. Sagrada Família

* 19 h: Missa Com. Sagrada Família – Praça Santa Cruz/ 19h: Missa Matriz / 19h: Missa Com. São Cristóvão.

Visita à comunidade Sagrada Família (Matriz) e S. Rosa de Lima (24/05 Sexta)

* 7h: Oração Com. Sagrada Família / 7h30min: Café / 8h às 11h30min: Visita Com. Sagrada Família / Almoço: Com. Sagrada Família / Após o Almoço: Partilha / 15h às 17h30min: Visita Com. Santa Rosa de Lima

* 19 h: Missa Com. Santa Rosa de Lima/ 19h: Missa Matriz

Todas as comunidades deverão levantar o Cruzeiro neste dia.

Visita à comunidade Santo Antonio (25/05 Sábado)

* 7h: Oração Com. Santo Antônio/ 7h30min: Café / 8h às 11h30min: Visita Com. Santo Antônio / Almoço: Com. Santo Antônio / Após o Almoço: Partilha / 15h às 17h30min: Visita Com. Santo Antônio

* 19h: Missa Matriz / 19h: Missa Com. Santo Antonio.

Missa de Encerramento (26/05 Domingo)

* Missa às 10 h presidida pelo Bispo D. José

* Após a Missa confraternização entre as comunidades.

 


 
 
Ficha de Inscrição da Semana Missionária disponível em PDF.
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/groups/420144924689193/files/


 
 As camisas da Semana Missionária já estão disponíveis na Secretaria Paroquial pelo valor de R$ 20,00. Garanta já a sua!

 
 
 
Participando dos Festejos da Paróquia Sagrada Família 2013, você estará contribuindo para a Semana Missionária! Participe e faça já sua inscrição!!!
 
FICHA DE INSCRIÇÃO SEMANA MISSIONÁRIA

Se você é um missionário ou colabora de alguma forma com nossa Igreja, e quer participar deste importante momento em nossa paróquia, faça já sua inscrição. Imprima esta ficha, complete suas informações e entregue na secretaria paroquial ou com a coordenação das Santas Missões Populares! 
Suely - Vicentina
Alisson - PasCom

 

 


 

 Retiros Setoriais São Tiago e Apóstolo Paulo

São Tiago

Aconteceu no dia 06 de abril na comunidade de Tocantins o retiro setorial das Santas Missões Populares. Este retiro reuniu o setor São Tiago, composto das comunidades de Ovo D’ema, Pará, Tocantins, Levinópolis e Catanduva. Estiveram presentes integrantes de todas essas comunidades. Começamos às 9 horas da manhã e concluímos com a celebração eucarística às 16 horas. Os temas foram desenvolvidos pelo irmão missionário Aloisio Saraiva (Vocação e transformação) e pelo Pe. João Paulo (convicção e conversão e transformação). O ministério de música do Riacho da Cruz animou todo o encontro com as canções das Santas Missões Populares. A alimentação foi  partilhada por todos. O número de participantes foi aproximadamente 80 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. Este encontro foi em preparação para a Semana Missionária (19 – 26 de maio). Todos com bastante ânimo e motivação se comprometeram a participar da Semana Missionária. Foi um momento muito bonito e alegre ver todos bem dispostos a trabalhar na evangelização dos povos.

 Apóstolo Paulo

Aconteceu no dia 07 de abril na comunidade de Marreca o retiro setorial das Santas Missões Populares. Este retiro  reuniu todo o setor apóstolo Paulo composto pelas comunidades de Paz cavalo, Umburana I, Umburana II, Tatu, Pau D’oleo, Tanque, Nova Vista, Sítio Novo, Marreca. Começou às 9 horas e terminou às 17 horas. Os temas foram desenvolvidos pelas nossas irmãs missionárias Dalci – Riacho da Cruz (Convicção), Sueli – Januária (Vocação e transformação) e Maria Mercês – Riacho da Cruz ( conversão e transformação) e contou com a presença do Pe. João Paulo, msf, que presidiu a missa de encerramento.  Aproximadamente 90 pessoas de todas as idades participaram. A alimentação foi partilhada. Este encontro também foi em preparação para a Semana Missionária e todo o pessoal ficou animado e alegre para participar deste importante acontecimento. Esperamos e pedimos a Deus que abençoe que tudo seja conforme sua vontade santa e que todas as pessoas possam conhecer Jesus. E conhecendo-O passe a amá-Lo mais. Pe. João Paulo

Convite Retiro

As Santas Missões Populares é o modo como nossa diocese escolheu para evangelizar. Por isso, convidamos seu movimento/pastoral/comunidade, para participar do Retiro do Setor Pe. Berthier que reúne as comunidades urbanas Matriz Sagrada Família, Santo Antônio, Bom Jardim (São Cristovão), Boa vista (São Paulo), Moradeiras(Santa Rosa de Lima), São Pedro (beira do rio), Quinta das Mangueiras (N. Sra. Rainha dos Pobres), Jardim estela e Franklin ( São Vicente). O encontro acontecerá no dia 14 de abril, a partir de 07h30min no Centro Social. Para diminuir os custos, veja o que você pode partilhar conosco: ovos, bolo, café, feijão carioca ou catador, arroz, carne, repolho, cenoura, alface, limão, laranja, mamão, melancia, fécula, óleo, açúcar. Após reunir o quantitativo arrecadado, favor entregar na secretaria paroquial. É de muita importância que cada movimento/pastoral/comunidade informe a Secretaria ou a Sueli (Livraria Alimento da Fé) quantas pessoas participarão deste importante retiro em preparação para a Grande Semana Missionária.  Que todos nós sejamos missionários buscando resgatar mais almas para Cristo. 

 

Cronograma do Retiro Setor Pe. Berthier

Dia: 14/04/2013Horário: 7h30min

 

07h30min:     Acolhida – Apostolado da Oração

08h00min: Missa             * Equipe de Canto: Com. S. Antônio* Leitura: Crianças

                                   * Ofertório: São Cristóvão (Bom Jardim) e São Paulo(Boa Vista)

                                   * Procissão de Entrada: bandeiras de cada comunidade

09h15min:    Café – Ana Lúcia

09h30min:                   *Oração do Ofício: Nilda ECC     * Animação: Buck

                                 * Dramatização Mt 8, 18-22: EJC

10h00min:     Palestra Tema Convicção: Elina

11h30min:     Dramatização Mt 16, 13-28 Santo Antônio

12h00min:     Almoço

13h00min:     Palestra Tema Vocação e Transformação: Aloisio

14h15min:     Cantos/ Dramatização Lc 19,1-10 Santa Rosa de Lima

14h30min:     Palestra Tema Conversão e transformação Pe. João Paulo

15h30min:     Cantos

15h45min:     Avaliação partilha das boas notícias

16h00min:     Lanche

16h20min:      Explicação Semana Missionária Wellington

17h00min:      Encerramento

Traga Bíblia, livro de canto das Santas Missões, caneta, caderno e muita motivação.

 
 
PREPARE-SE PARA A GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA NA PARÓQUIA: 
DE 19 A 26 DE MAIO
Não deixe de rezar, estudar e meditar a Palavra de Deus, Fonte e Inspiração de toda missão 

Segue abaixo o cronograma dos Retiros SMP 2013
 
 
 
 
 
1 . SETOR – PE. BERTHIER
 
COMUNIDADES: Matriz Sagrada Família, Santo Antônio, Bom Jardim (São Cristovão), Boa vista ( São Paulo), Moradeiras (Santa Rosa de Lima), São Pedro, (beira do rio) Quinta das Mangueiras (N. Sra. Rainha dos Pobres), Jardim estela e Franklin ( São Vicente).
Data:  
2° e 3º
14/04/2013
 
 
 
2. SETOR–PE. ALFONSO MÜER
COMUNIDADES: Olhos D’água (Bom Jesus), Santana (Sant’Ana), Angical ( N Sra. Aparecida), Vargem ( São Matheus), Santa Luzia ( Santa Luzia), Gaim ( São João Evangelista), Caraíbas ( N. Sra. De Fátima)
2º e 3º
07/04/2013
 
3. SETOR – SÃO VICENTE
COMUNIDADES: Cônego Marinho, (São Vicente), Cabeceiras de Cônego Marinho ( São Pedro), Caatinga ( N. Sra. De Fátima) Poção ( Santo Antônio).
 
2º e 3º
10/03/2013
 
4. SETOR–SÃO JOSÉ OPERÁRIO
COMUNIDADES: Candeal (São José) Candealzinho ( São Francisco), Cruz dos Araújos ( Santa Cruz) Sapé ( São Sebastião) Peri Peri
2º e 3º
21/04/2013
 
5. SETOR – JOÃO PAULO II
 
COMUNIDADES: Capivara (Sant’Ana) Cabano (N. Sra. Aparecida), Pitombeira (Menino Jesus de Praga),
2º e 3º
09/03/2013
 
6. SETOR–DOM ANSELO MÜLLER
 
COMUNIDADES: Vereda Grande II (São Marcos), Vereda Grande I, Onça ( São Pedro, Areão (Imaculado Coração de Maria), etc.
2° e 3º
17/03/2013
 
 
7. SETOR- DOM JOÃO BATISTA
 
COMUNIDADES: São João (Cabeceira de Macaúbas) Queimada, Cochos I, ( Santa Rita) Cochos II, Curral Velho ( Sant’Ana) Forquilha (São Sebastião) São José de Macaúbas ( São José). etc.
2º e 3º
28/04/2013
 
 
8. SETOR – APÓSTOLO PAULO
 
COMUNIDADES: Marreca, (Imaculada Conceição) Tanque, ( Sagrado Coração de Jesus) Sítio Novo ( São Raimundo Nonato) Pau D’óleo ( São Pedro), Tatu (N. Sra. De Guadalupe) Pascaval, Umburana,
2º e 3º
09/03/2013
 
 
9 . SETOR – NOSSA SENHORA DA SALETE
 
COMUNIDADES: Riacho da Cruz (N. Sra. Rainha da Paz), Riacho Ponte (São Lucas), Riacho Novo ( Divino Espírito Santo), Alegre (São João Batista), Formosa ( São Judas), Agreste (N. Sra. Da Salete), Fabião (N. Sra. Fátima), Jatobá (Santa Cruz) Lagoinha, brejal.
17/03/2013
 
 
10. SETOR – SÃO PEDRO
 
COMUNIDADES: Araçá (N. Sra. Do Carmo) Olhos D’Água Estiva (N. Sra. Soledade)
2º e 3º
21/04/2013
 
11. SETOR – SÃO TIAGO
 
COMUNIDADES: Ovo-D’ema (Santa Terezinha) Pará (N. Sra. Da Glória) Tocantins (Sagrado Coração de Jesus) Levinópoles, Catanduva.
2º e 3º
06/04/2013
Setores
Região
Retiros
 
 
 
De 24 a 26 de Agosto 2012 
3º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares

  Nos dias 24, 25 e 26 de agosto representantes das comunidades urbanas e rurais que compõem a Paróquia Sagrada Família estiveram reunidos para participar do 3º Retiro das Santas Missões Populares. O encontro teve início com a Celebração da Santa Missa na sexta-feira, e logo após, aconteceu a inauguração da cozinha. O sábado foi marcado por atividades durante todo o dia. Momentos de reflexão e apresentações ajudaram os presentes a aprofundar o sentido missionário. Foi aberto um espaço para o esclarecimento do voto consciente. Após a Santa Missa, vivenciou-se um momento especial do retiro: o tempo foi dedicado a oração e adoração, e também foi entregue a cruz missionária, selando o compromisso de cada paroquiano neste projeto de nossa Diocese. 
 
A Santa Missa Dominical marcou o início das atividades no último dia do retiro. Em seguida, formou-se grupos para que cada missionário, embasado em leituras bíblicas, pudesse sugerir atividades para os dias da Semana Missionária. As sugestões deveriam considerar que no Domingo será o dia do Envio, na Segunda-feira, Ternura e Compaixão; na terça-feira, Bem Aventuranças; na quarta-feira, Amor gratuito; na quinta-feira, Oração e meditação pessoal; na sexta-feira, Perdão e fidelidade ao Evangelho; no sábado, Renovação das Promessas Batismais e no domingo, Louvor e Compromisso. As sugestões foram apresentadas e repassadas as lideranças das Santas Missões. 
 
Ao final do encontro, Pe. Laurindo, coordenador das Santas Missões Populares em nossa paróquia, agradeceu a todos que deram sua parcela de contribuição para que este retiro acontecesse. E também fez as seguintes considerações: “O trabalho apenas começa. O resgate histórico nos leva a assumir a missão, pois nos dará ânimo a continuar o trabalho e a pensar em um futuro bem melhor”.
Cada comunidade recebeu a oração das Santas Missões Populares para que seja divulgada entre os fiéis, rezando na intenção de que os missionários mantenham o ânimo e estejam sempre propensos a evangelizar. A juventude compareceu em grande número, revelando a alegria e a disposição do jovem em ser missionário. Nosso pároco Pe. João Paulo disse: “estou muito satisfeito com este 3º Retiro das Santas Missões Populares. Agradeço ao coordenador das Santas Missões, Pe. Laurindo; ao Pe. Heberth; a todas as equipes e a todos que marcaram presença, superando as mais variadas dificuldades”. Para um dos participantes do encontro, Luiz Paulo do Grupo de Oração Água Viva, “este retiro é um grande avanço, um sinal de que o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne. É um tempo de mudança e avivamento da paróquia Sagrada Família e toda nossa diocese”
 
 
 
 
  
SANTAS MISSÕES NO SETOR SÃO TIAGO
 
Foi realizado no dia 22 de julho de 2012 na comunidade de Pará, o II retiro Setorial das Santas Missões Populares. Este Setor é composto pelas comunidade de Catanduva, Levinópolis, Ovo D’ema, Pará, e Tocantins. Contamos com a participação e colaboração e especial ajuda das missionárias, Dalci, Vileide e Daiana, todas da Comunidade N. S. Rainha da Paz do Riacho da Cruz. Trabalhamos e refletimos e rezamos a temática da “Convicção”. O Pe. João Paulo, msf esteve presente o dia todo nesse retiro e, ao final, presidiu a celebração eucarística. Tivemos um bom número de irmãos que vieram das diversas comunidades participarem conosco. As Santas Missões tem como um dos objetivos dar uma sacudida em todos nós, nos lembrando do nosso compromisso de cristãos católicos que somos. Acreditamos que essa sacudida surtiu muito efeito junto a Igreja Particular – Diocese – de Januária. Esperamos que muitos outros se sintam tocados e convocados para o serviço à comunidade. Rezamos pedindo a Deus que inspire o nosso coração para o acolhimento desse convite suave para sermos discípulos e missionários.



Santas Missões Populares (2011-2014)
 
As Santas Missões Populares Busca resgatar a identidade primeira da Igreja que é a missão, o serviço humilde e alegre a quem necessita como bem nos ensina o Nosso Mestre, Jesus Cristo.  Não constitui em si mais uma pastoral na Igreja, mas representa uma nova aurora, um despertar das pessoas, pastorais e movimentos, ou seja, da Igreja para com sua dimensão missionária, de modo que anuncie o Evangelho e a mensagem de vida de Jesus em todos os espaços e grupos. Por ser uma missão popular, conta com a participação do leigo, peça fundamental desse projeto, pois é uma missão que nasce da pessoa Jesus e acontece no meio do povo e assumida pelo povo como nos afirma o Pe. Mosconi.
Objetivos
 
1. Para o ser humano: Dar sentido à vida
Conhecer cada vez mais de perto a Jesus, Senhor e Mestre, através do estudo continuado do Evangelho, para amá-lo, segui-lo, e testemunhá-lo a todos, com humildade e fidelidade, em comunhão com a nossa Igreja, dando assim sentido verdadeiro à vida.
 
2. Para a nossa Igreja particular: Rede de comunidades
Transformar nossas paróquias em redes de comunidades eclesiais. Que elas sejam unidas na diversidade, ministeriais, proféticas, solidárias, vivenciando a piedade. Que elas sejam também acolhedoras, indo ao encontro de todos, especialmente dos afastados, dos pobres, dos necessitados, das crianças e dos jovens.
 
3. Para a sociedade: Vida e cidadania para todos
Trabalhar em mutirão pela vida e dignidade de todos, promover os valores culturais, cuidar da natureza, que é a mãe e a casa de todos. Combater males, vícios, corrupções, desigualdades, violências e desperdícios, construindo assim em nossa Diocese uma sociedade justa, fraterna, com muita paz.
 

Cronograma dos Retiros das SMP Paroquial (Paróquia Sagrada Família)

Paróquia Sagrada Família
 
Local
 
Data
I
 
Centro Social
 
27, 28 e 29 de Maio de 2011
II
 
Servir
 
14, 15 e 16 de Outubro de 2011
III Centro social 24, 25 e 26 de Agosto de 2012
Cronograma dos Retiros das SMP Setorial (Paróquia Sagrada Família) 

Setores
 
Local
 
Data 
Pe. Berthier
 
Matriz
 
02/07/2011
Pe. Alfonso
 
Olhos D’ Água
 
31/07/2011
São Vicente
 
Cônego Marinho
 
14/08/2011
São José Operário
 
Candeal
 
09/10/2011
João Paulo II
 
Capivara
 
18/02/2012
Dom Anselmo
 
Vereda Grande II
 
13/11/2011
Dom João Batista
 
São João de Macaúbas
 
06/11/2011
Apostolo Paulo
 
Marreca
 
19/02/2012
N. Sra. Salette
 
Riacho da Cruz
 
09/10/2011
São Pedro
   
São Tiago
 
Ovo-D' Ema
 
26/02/2012
 
 
Equipe de formadores das SMP (Paróquia da Sagrada Família)
·         Pe. João Paulo
·         Pe. Laurindo
·         Ir. Neusa
·         Ir. Thaísa
·         Aloísio
·         Buck
·         Rosângela
·         Elina
·         Joáo Batista
·         Joãozinho
·         Marta
·         Wellington
·         Zilda
·         Nogueira
 
ORAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES
 
 
Pai Santo,
Abençoe as Santas Missões Populares que estão
Acontecendo em nossa Diocese, que elas sejam um tempo forte de conversão e transformação para todos.
 
Jesus, nosso Mestre e Senhor,
Queremos conhecer-te mais de perto, para amar-te, seguir-te e testemunhar-te a todos com humildade e fidelidade, em comunhão com nossa Igreja, e assim, estaremos dando sentido verdadeiro à vida.
 
Divino Espírito Santo,
Dá-nos sabedoria para transformar nossas paróquias em redes de comunidades eclesiais e proféticas, unidas na diversidade. Que elas sejam também missionárias e acolhedoras, indo ao encontro de todos, especialmente das pessoas afastadas, dos pobres, dos necessitados das crianças e dos jovens.
Ajuda-nos a trabalhar em mutirão em favor da vida e da dignidade de todos.
 A crescer na verdadeira piedade popular valorizando nossas riquezas culturais. Queremos cuidar da natureza, que é a mãe e a casa de todos, eliminando desperdícios e consumismos. Dá-nos força e coragem para vencer os males e vícios, desonestidades e violências, injustiças e divisões, e assim, a paz e a justiça se abraçarão em nossas famílias e em nossa Diocese.
 
Senhora das Dores,
Padroeira desta Diocese, protege a nossa Igreja em Missão. Ajuda-nos a carregar as nossas dores e a partilhar nossas alegrias.
 
Sagrada Família,
Padroeira de nossa Paróquia, ajuda-nos a realizar com amor e ardor missionário as Santas Missões Populares.
Amém!

Histórico Santas Missões Populares

I Retiro – Setor: São José Operário
                                                                                                                                                   Por Elina Miranda
 
No dia 09 de outubro, aconteceu no Setor São  José  Operário na Comunidade de Candeal o I Retiro Setorial das SMP, estavam presentes as seguintes Comunidades: Candeal, Cruz dos Araújos, Sapé, Candealzinho. Muitas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos participaram, dando um total de  mais ou menos 120 pessoas.
O animador João Batista deu as boas vidas a todos e em seguida foi servido o café da manhã. Dando prosseguimento a palestrante Elina falou sobre o que é as SMP, os seus objetivos explicando cada um deles e a metodologia da mesma.
Pe. Laurindo falou sobre a Estrutura da Bíblia e a Missão de Jesus, durante todo o retiro teve vários momentos de oração, louvor e animação com cantos da SMP.
À tarde a palestra foi ministrada por Suely que falou um pouco sobre a Espiritualidade do Missionário, visando alimentar o espírito dos missionários daquelas comunidades ali presentes.
Finalizou-se o retiro com a celebração da Santa Missa presidida por Pe. Laurindo e celebrada por todos o missionários e demais pessoas das comunidades vizinhas.
 
SMP - Setor Dom João Batista: A Igreja em Movimento
 
 
 
 
 
O setor Dom João Batista, composto pelas comunidades: São João de Macaúbas, São José de Macaúbas, Cochos I e II, Forquilha, Curral Velho, Queimada grande, realizou neste final de semana, 06 de novembro de 2011, o seu primeiro retiro das Santas Missões Populares. Para os encaminhamentos das palestras foi uma equipe de formadores da paróquia sagrada sob liderança do Pe. Laurindo, coordenador das SMP paroquial. O retiro marcou o início de uma nova era para essas comunidades desejosas em aprofundar a fé para melhor seguir Jesus como discípulos missionários. A mudança pode ser percebida pela enorme participação dos jovens, cerca de 60% e a animação e o comprometimento de todos os presentes para realização das atividades encaminhadas.  
Retiro - Setor Pe. Berthier
No dia 2 de Julho de 2011, no Centro Social da Matriz Sagrada Família, em Januária, foi realizado no setor - Pe. Berthier o 1º retiro das SMP. Todas as comunidades estiveram presentes para a realização deste encontro de espiritualidade, o qual foi conduzido pelo Padre Laurindo e pelo Diácono Claudeslei.
 
Retiro - Setor Pe. Alfonso Müer
As comunidades do referente setor reuniram-se no dia 31 de Julho de 2011, na escola estadual de Olhos D' Água para a realização do 1º Retiro das SMP. O encontro foi conduzido pelo Padre Laurindo e pelo casal Buck Jones e Marta Sales. Este despertou aquelas comunidades para a dimensão missionária da igreja que por sua vez compete a cada um dos batizados em Cristo.
 
Retiro - Setor São Vicente
O 1º retiro foi realizado em Cônego Marinho no dia 14 de Agosto com a presença de todas as comunidades, sendo orientado pela equipe de formadores da Paróquia Sagrada Família.
 
Retiro - Setor João Paulo II
Uma multidão de pessoas reuniu-se no dia 18 de Fevereiro de 2012, na comunidade de Capivara para a realização do primeiro retiro. Este encontro de espiritualidade contou com a presença do Padre Laurindo e os missionários Sueli e João Batista, os quais coordenaram as atividades das palestras.
 
Retiro - Setor Dom Anselmo Müller
No dia 13 de Novembro de 2011, o Padre João Paulo juntamente com dois membros da equipe formadora das SMP, foram a Vereda Grande II para a realização do 1º retiro. Neste encontro participaram mais ou menos 150 pessoas das diversas comunidades pertencentes ao setor.
 
Retiro - Setor Apóstolo Paulo
O Padre Laurindo e os missionários Aloísio e Rosângela conduziram, no dia 19 de Fevereiro de 2012, em Marreca, o 1º retiro das SMP. Houve uma boa participação das comunidades. Padre João Paulo marcou presença no fechamento do retiro com a Santa Missa.